quarta-feira, outubro 19, 2011

MARIA CRISTINA FRIAS - MERCADO ABERTO


Shoppings esperam menor alta nas vendas
MARIA CRISTINA FRIAS
FOLHA DE SP - 19/10/11

O habitual aquecimento nas vendas que os shoppings registram todos os finais de ano deve ser menos expressivo neste Natal. O crescimento estimado, inferior ao de 2010, já vinha sendo observado ao longo deste ano na média dos 418 shoppings em operação no país, segundo registros da Abrasce (Associação Brasileira de Shopping Centers). A queda, que por enquanto é leve, pode ser atribuída a contenção de crédito e elevação de juros, segundo Gabriela Klüppel, da Abrasce.
"No ano passado, a expectativa era de 15%, mas o setor continua aquecido", diz. A elevação estimada já prevê o movimento de 11 novos empreendimentos que devem ser abertos até o fim do ano. "Neste ano, tivemos até agora dez shoppings abertos", afirma Klüppel. Uma leve desaceleração do crescimento começou a ser percebida no primeiro semestre pela entidade, mas o Natal, que é a data mais importante para o varejo, deve servir como termômetro.
Para o período, o setor estima a abertura de 224 mil vagas temporárias nos shoppings, ante 175 mil em 2010. Cerca de 10% do total das novas vagas devem resultar em contratação efetiva após a experiência. Após o Natal, o setor prevê fechar o ano com crescimento de 12% no faturamento, que no ano passado foi de R$ 87 bilhões.

NA TRÍPLICE FRONTEIRA
O grupo Monalisa construirá um complexo de entretenimento no distrito paraguaio de Hernandarias, na região da tríplice fronteira com Brasil e Argentina.
O projeto, estimado em US$ 200 milhões (cerca de R$ 353 milhões), inclui shopping, hotel, cassino, teatro e centro de convenções. "Já obtivemos as licenças ambientais e pretendemos começar as obras até o primeiro semestre de 2012", diz Faisal Hammoud, presidente do grupo, que investirá 50% do montante. A companhias prevê que a primeira parte do empreendimento seja inaugurada antes de 2014, para aproveitar o fluxo de turistas durante a Copa do Mundo.
O hotel terá a bandeira Pullmann, do grupo Accor, e o cassino deverá ser administrado por uma companhia argentina desse setor. O projeto será apresentado na próxima terça-feira a 150 empresas brasileiras. "Caso surjam mais interessados em investir, podemos aumentar o empreendimento", diz Hammoud.

Inglês no Nordeste A rede de escolas de idiomas CNA abrirá 500 franquias até 2015. O principal foco da rede de ensino de línguas será a região Nordeste, que receberá 158 novas unidades. Cada uma delas terá em média 550 alunos.

Mineração Pierre Gratton, presidente da Mining Association of Canada, veio discutir no Brasil projetos sociais com o setor. Associadas à MAC se comprometem com ações como construir escolas e hospitais.

AROMA EM EXPANSÃO
O Brasil será o principal mercado dos perfumes Azzaro e Thierry Mugler em cinco anos, segundo Joël Palix, presidente da divisão de fragrâncias do grupo Clarins, do qual as marcas fazem parte. Hoje, o país fica atrás apenas da França e dos EUA.
"O Brasil é um mercado muito importante, com uma das maiores taxas de expansão", diz Palix, que está no país para o lançamento do novo perfume da Azzaro, chamado Decibel. A principal ferramenta para atingir a meta será o investimento em publicidade. Com dificuldades de distribuição no Brasil, o grupo aumenta a venda de fragrâncias pela internet. Enquanto na França e nos EUA elas correspondem a menos de 3% do total, no Brasil chegam a 20%.

DESÂNIMO
A confiança do consumidor paulistano diminuiu 1,4% em outubro, ante setembro, segundo estudo da Fecomercio que será divulgado hoje. O indicador atingiu 151,9 pontos, em escala que vai até 200 e na qual valores maiores que cem indicam otimismo.

com JOANA CUNHA, VITOR SION e LUCIANA DYNIEWICZ

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