LANCES DE EMPRESÁRIO
MARIA CRISTINA FRIAS
FOLHA DE SÃO PAULO - 03/07/11
Ao trocar gramados pelo escritório da agência de marketing 9ine, Ronaldo substituiu o grito de gol pela racionalidade dos negócios. É sob essa lógica que ele defende ser a hora para mudanças na carreira de seu cliente mais famoso: Ney mar.
Para Ronaldo, é o momento de o atacante conquistar o mundo. Ney mar se divide entre os Santos e o assédio dos principais clubes europeus. Real Madrid, Chelsea e Barcelona já oficializaram interesse em pagar os R$ 102 milhões da multa contratual.
"O caso do Neymar não é financeiro. Tem de ter ambição de crescer profissionalmente. Se ele ficar, a ambição dele é menor."
Ronaldo fecha contratos de marketing para Neymar e fica com até 20% dos valores. Divide essa função de agente com o Santos.
Caso o jogador vá para a Europa, Ronaldo poderá ter maior liberdade nas negociações. Ele, porém, não é responsável pelas transferências de time de Neymar.
Além do atacante do Santos, a 9ine fecha contratos publicitários para outros quatro atletas. Recusa clientes diariamente. "A gente não quer muitos. Queremos os com potencial de venda de imagem."
O foco da 9ine agora, porém, são as empresas.
"As marcas fazem maiores investimentos e têm dinheiro para comprar propriedade olímpica", diz o diretor da 9ine, Evandro Guimarães. Ao lado dos atletas, três empresas compõem a carteira de clientes (Duracell, Extra e a farmacêutica GSK).
A agência intermedeia o patrocínio da rede de supermercados à seleção. "Somos a interface com a CBF."
Outras empresas interessadas em reforçar sua imagem na Copa estão de olho no bom relacionamento que Ronaldo diz ter com a CBF. O ex-jogador confirma que a Nestlé é uma da cinco multinacionais com que está em negociação hoje.
O trabalho da 9ine é dar visibilidade à associação das marcas ao esporte. "Podemos alugar camarotes em estádios ou realizar eventos promocionais", diz Guimarães.
Até estabelecimentos em volta dos futuros campos de futebol e estações de metrô são estudados pela 9ine como espaço para publicidade.
PRAZER NOS NEGÓCIOS
Ronaldo sente a adrenalina de marcar um gol quando um cliente vibra com o resultado do trabalho. "A última vez foi na campanha publicitária para uma empresa na despedida no Pacaembu. Ficaram megasatisfeitos."
A ambição de Ronaldo é o grande motor da 9ine. "Quero continuar no esporte e aprender. Mas também é uma questão financeira. Quero ganhar dinheiro e ser tão bom quanto fui no futebol."
Para atingir suas metas, ele planeja se mudar para Londres em 2012 e ficar um ano e meio para estudar publicidade, inglês e fazer estágio na WPP. A multinacional de comunicação é sócia da 9ine, com 45%, mesmo percentual de Ronaldo na companhia. Marcus Buaiz, marido da cantora Wanessa, tem 10%.
Como empresário, Ronaldo age em muito como o Ronaldo investidor.
Há 17 anos, três advogados da empresa espanhola Garrigues administram o patrimônio do craque.
"Nós quatro fazemos tudo. Eles apresentam as propostas dos bancos e eu decido. Na empresa, a equipe dá ideias e decidimos juntos."
Ronaldo fala espanhol, italiano e inglês "mais ou menos". Esqueceu o holandês. Tem usado, porém, pouco esses idiomas. "Focamos o Brasil e, por enquanto, não queremos expandir para fora."
Outras propostas de negócios "da China" não param de aparecer. "Mas, sou muito conservador", diz, rindo.
Quanto ao faturamento previsto, o ex-atacante Ronaldo joga na retranca. Conta apenas que já ultrapassou as expectativas iniciais.
O QUE ESTOU LENDO
Superação
"Eu já tinha ouvido falar muito sobre o livro 'Agassi - Autobiografia' (ed. Record). Estou impressionado com a história de superação do [ex-tenista Andre] Agassi."
com JOANA CUNHA, ALESSANDRA KIANEK, VITOR SION , LUCIANA DYNIEWICZ e RODRIGO MATTOS
Nenhum comentário:
Postar um comentário