Concorrência em remédio aumenta com novo genérico
MARIA CRISTINA FRIAS
FOLHA DE SÃO PAULO - 04/03/11
O embate na indústria de medicamentos que opõe as farmacêuticas donas de patentes às fabricantes de genéricos tem novo desdobramento nesta semana com a chegada às farmácias de um remédio contra o colesterol.
A rosuvastatina cálcica começa a ser vendida ao consumidor na versão genérica pela Germed Pharma. A molécula, do grupo das estatinas, é usada em tratamentos para o colesterol alto.
A AstraZeneca, que produz o remédio da marca Crestor, em que está presente a rosuvastatina, deve entrar na Justiça para impedir a chegada da concorrente.
A empresa informa que "tem como prerrogativa adotar medidas para fazer valer o seu legítimo direito de exclusividade, amplamente garantido pelo sistema jurídico brasileiro, razão pela qual qualquer afronta a esse direito envolvendo a rosuvastatina será combatida".
"Temos o produto registrado na Anvisa e aprovado. Será pelo menos 35% mais barato no genérico", diz José Cosme Santos, presidente da Germed.
Cerca de 100 mil embalagens da rosuvastatina foram distribuídas a farmácias de todo o país pela empresa.
"É uma estratégia para ganhar tempo. Enquanto há disputa na Justiça, atrasa a entrada da concorrência", diz Odnir Finotti, da Pró-Genéricos (associação do setor).
Além da Germed, até agora, outra companhia, a Torrent, já recebeu da Anvisa a liberação para comercializar o produto, nas formas similar e genérica, mas ainda não iniciou as vendas.
A Pró-Genéricos estima que mais quatro empresas estejam com pedido na Anvisa. É regra da agência não divulgar a informação.
Essa não será a primeira vez que a AstraZeneca tenta impedir a chegada de concorrentes ao mercado da rosuvastatina. Em outubro, a empresa obteve liminar que impedia a Torrent de fabricar e comercializar a droga.
A liminar foi derrubada, mas o caso permanece na Justiça.
HOSPEDAGEMO continente americano apresentou o valor mais alto no total de transações do setor hoteleiro em 2010, de acordo com a consultoria Jones Lang LaSalle.
A compra de hotéis na região chegou a US$ 11,1 bilhões, número cinco vezes maior que o registrado no ano anterior.
O Brasil é o país mais atraente para investimentos. São Paulo e Rio de Janeiro estão entre as 11 cidades com mais oportunidades no continente, segundo a pesquisa.
Apenas 15% dos hotéis no país são de marcas estrangeiras, o que potencializa as chances de negócios para empresas multinacionais.
O complexo sistema tarifário brasileiro é o principal entrave para a realização de negócios, afirma a consultoria.
Além do Brasil, os outros países que se destacaram no continente são Argentina, Chile, Colômbia e Peru.
REAÇÃO QUÍMICA
A empresa de especialidades químicas Lanxess comprou a divisão Material Protection da suíça Syngenta. Em 2010, esse setor da Syngenta teve faturamento de 19 milhões.
Com o negócio, a companhia terá acesso a fungicidas e inseticidas, além de tecnologias para proteger materiais de construção.
"Temos parceria com a Syngenta, que investiu 50 milhões em nossas fábricas em 2010", diz o presidente da Lanxess Brasil, Marcelo Lacerda.
A aquisição é a terceira da empresa desde dezembro. As outras foram DSM Elastômeros e Darmex.
A Lanxess também investiu R$ 14,5 milhões na expansão da fábrica em Cabo do Santo Agostinho (PE). O objetivo é exportar borracha sintética para Europa e EUA em 2013. "Com esse produto, serão fabricados pneus que consomem menos combustível."
MAIS SEGURO
O lucro líquido da Brasilveículos chegou a R$ 87,7 milhões em 2010, o que significou crescimento anual de 64% da empresa no país.
A maior evolução da companhia, do grupo Banco Brasil & Mapfre, foi na região Sul, de 28,9%, em prêmios.
No Estado de São Paulo, o crescimento foi de 21,0%.
Neste ano, a Brasilveículos investirá no desenvolvimento de inovações tecnológicas e na busca por novos canais de comercialização.
As informações serão apresentadas hoje, assim como o balanço da empresa.
A Brasilveículos fechou 2010 como a sexta maior seguradora do país, segundo a Susep (Superintendência de Seguros Privados).
OMBROS LARGOS
A empresa de transporte e logística Atlas, que teve faturamento de R$ 480 milhões no ano passado, vai abrir novas filiais em 2011.
As cidades escolhidas são Resende (RJ) e Ji-Paraná (RO), que tiveram aumento na demanda de transporte no último ano, segundo a empresa.
"Com as novas unidades, podemos reduzir o prazo de entrega nessas regiões, o que melhora o serviço", diz Francisco Megale, presidente da Atlas.
Com essas filiais, a transportadora chegará a 56 em todo o país.
Durante este ano, a empresa também vai comprar 130 veículos de carga e ampliar suas unidades em Campinas (SP), João Pessoa (PB), Teresina (PI) e São Luís (MA).
O investimento previsto é de R$ 17 milhões. A Atlas espera aumento de 20% no faturamento neste ano em relação a 2010.
Camisas...
Nas últimas duas semanas, a Centauro, rede de lojas de produtos esportivos, registrou alta de 70% nas vendas da camisa 9 do Corinthians, do ex-jogador Ronaldo, segundo a empresa.
...de artilheiros
No mesmo período, a Centauro comercializou mais camisas do goleiro Rogério Ceni, do São Paulo. O aumento de 27% nas vendas, diz a companhia, reflete a expectativa pelo centésimo gol do jogador.
Frente... A Abit (associação da indústria têxtil) quer retomar, até 5 de abril, a frente parlamentar do setor. O deputado federal Henrique Fontana (PT/RS) vai liderar o grupo na Câmara.
...da moda
Entre os pleitos estão o crédito PIS/Cofins sobre a folha de pagamento, combate à importação ilegal, desoneração de investimento produtivo e Super Simples para qualquer porte de empresa.
com JOANA CUNHA, ALESSANDRA KIANEK, VITOR SION e ANDRÉA MACIEL
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