Overbooking
RENATA LO PRETE
FOLHA DE SÃO PAULO - 02/02/11
Depois de derrotar Sandro Mabel (PR-GO) sem maior dificuldade e se eleger presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS) terá de lidar com o acúmulo de expectativas em sua base -a começar pela própria bancada petista, mergulhada em divisões internas.
Vitoriosos e derrotados disputam postos como a relatoria do Orçamento e a presidência de comissões estratégicas na Casa, em particular a CCJ e a de Saúde. Existem outros exemplos: a procuradoria foi oferecida a pelo menos dois deputados -Décio Lima (PT-SC) e Nelson Marquezelli (PTB-SP). E há partidos, como o PC do B, que ainda aguardam um aceno da Mesa.
Enroladas
Marcela Temer fez escola: entre as convidadas que foram à posse na Câmara, não faltaram adeptas da trança lateral usada pela mulher do vice na cerimônia de 1º de janeiro.
Eu sei...
Em carta enviada a Edison Lobão (Minas e Energia) para rebater acusações de fraude na compra de ações da hidrelétrica da Serra do Facão (GO), o presidente de Furnas, Carlos Nadalutti Filho, cita todos os diretores da estatal e membros do Conselho de Administração que endossaram a operação.
...o que você fez...
Entre os mencionados estão Márcio Zimmermann, secretário-executivo do Ministério de Minas e Energia, Valter Cardeal, diretor da Eletrobras, e Fábio Rezende, a quem é atribuído dossiê sobre o caso Serra do Facão.
...no verão...
Próximo a Dilma, Cardeal é cotado para posto-chave no setor elétrico. Nadalutti, que deverá perder o cargo para Flávio Decat, é ligado ao deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ).
...passado
Em prejuízo dos interesses de outros peemedebistas, Edison Lobão estimulou a escolha de Decat para Furnas como forma de evitar sua ida para a presidência da Eletrobras, onde o ministro quer manter José Antonio Muniz Lopes.
Até aqui 1
Insatisfeito com a perda serial de postos na administração federal, o PC do B, agora circunscrito ao Ministério do Esporte, considera que a eventual escolha de Henrique Meirelles para ocupar o cargo de Autoridade Pública Olímpica "pode ser a gota d'água".
Até aqui 2
Os comunistas foram retirados da presidência da Finep, da secretaria do MinC responsável pelos "pontos de cultura" e de cargos nas secretarias de Igualdade Racial e das Mulheres. Lamentam ainda o desinteresse do governo por Flávio Dino. Quanto à ida de Meirelles para a APO, jamais foi discutida com o partido.
Até aqui 3
Há no PC do B quem defenda "maior liberdade no apoio ao governo", a ser experimentada já na votação do salário mínimo.
A ver
Em virtude da crise no Egito, poderá ser adiada a cúpula América do Sul-países árabes, prevista para 16 de fevereiro. Dilma iria.
Lá e cá
Enquanto Geraldo Alckmin defende investigação sobre as denúncias que envolvem seu cunhado, Paulo Ribeiro, Myriam Alckmin (PPS), sobrinha do governador e vice-prefeita de Pindamonhangaba, paralisou, com recurso judicial, os trabalhos da comissão que investiga o desvio do dinheiro da merenda na cidade.
Espinhos
Gleisi Hoffmann (PT-PR) apresenta hoje seu primeiro projeto no Senado, para regularizar artigo da Constituição sobre o teto do funcionalismo. Em pauta, questões como aposentadorias especiais, participação em conselhos de administração e cargos comissionados.
com LETÍCIA SANDER e FABIO ZAMBELI
Tiroteio
"O marketing do governo federal em cima dos resultados do Rio, bem mais modestos, não consegue apagar o sucesso da política de segurança conduzida pelo PSDB em SP."
DO TUCANO MAURO BRAGATO, deputado da Assembleia Legislativa paulista, sobre a redução nos índices de violência no Estado.
Contraponto
Parece, mas não é
Com Dilma Rousseff fora do país por algumas horas anteontem, o líder da bancada do PMDB na Câmara, Henrique Eduardo Alves (RN), telefonou para o correligionário Michel Temer e brincou:
-Eu queria uma audiência com o presidente.
Temer prontamente respondeu:
-Pode vir, mas estou no gabinete de vice.
Decepcionado, Alves emendou:
-Puxa, eu já estava a caminho do Planalto.... Mas, enfim, quebra o galho. Estou passando aí!
Nenhum comentário:
Postar um comentário