quinta-feira, abril 18, 2013

MARIA CRISTINA FRIAS - MERCADO ABERTO

FOLHA DE SP - 18/04

Investimento oscila conforme preço do gás, diz entidade
O volume de investimentos e a balança de pagamentos no setor de vidro no Brasil estão alinhadas a um preço competitivo no mercado internacional, de acordo com um estudo feito pela UFRJ.

Os valores praticados em outros países não incluem o gás de xisto.

"Vários países têm preços mais competitivos que os do Brasil, como Turquia e México, onde o preço é de US$ 7 por milhão de BTUs. Aqui é de cerca de US$ 14", diz Lucien Belmonte, superintendente da Abividro. Cerca de 100% da indústria hoje usa gás natural.

Apesar da expectativa de empresas em relação à comercialização de gás no mercado livre, para a Abividro, essa possibilidade só será viável com a oferta de outras fontes além da Petrobras.

"Os benefícios da desoneração da energia estão sendo engolidos pelo aumento do custo da energia para o mercado livre", diz.

"Como as fontes de energia do sistema Eletrobrás foram direcionadas unicamente para os consumidores cativos, os grandes consumidores e o mercado livre como um todo estão sofrendo", acrescenta Belmonte.

REMÉDIOS BINACIONAIS
Um laboratório privado brasileiro e uma empresa argentina apresentaram ontem, para Alexandre Padilha, ministro da Saúde, um acordo para a construção de uma fábrica no Brasil.

O empreendimento para a produção nacional de sete medicamentos biológicos envolverá cerca de R$ 200 milhões, segundo o ministério.

A parceria prevê uma futura transferência de tecnologia para a produção dos remédios para um laboratório público nacional.

As empresas vão pleitear um financiamento do BNDES/Finep, programa lançado na semana passada.

Os biológicos são os medicamentos de tecnologia mais avançada no mercado.

CORRIDA LUCRATIVA
A Asics, marca esportiva japonesa, terá quatro novas lojas outlets (ponta de estoque) no país ainda neste ano. As unidades serão em São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador e em Novo Hamburgo (RS), todas próprias.

"O primeiro ponto será aberto em São Paulo, no mês que vem. No Rio e em Salvador, abriremos até o fim do ano. O de Novo Hamburgo, será inaugurado em agosto", diz Giovani Decker, presidente da Asics no Brasil.

Em 2012, a companhia cresceu 40% no mercado esportivo brasileiro ante 2011.

"O outlet possibilita minimizarmos as perdas na produção, além de comercializarmos saldos dos estoques", afirma Decker.

A venda de tênis para corrida representa 70% do faturamento da companhia, seguida dos acessórios para práticas esportivas (10%).

"A cada dia, mais pessoas aderem a corrida como um estilo de vida no Brasil. É um segmento que cresce cada vez mais e que deve dobrar nosso potencial nos próximos anos", diz o executivo.

Atualmente, as vendas em dois outlets da Asics, inaugurados no ano passado (Brasília e Contagem), representam 5% das vendas totais da marca. A expectativa é chegar a 10% com as quatro novas unidades.

4
outlets serão abertos pela Asics no Brasil ainda neste ano

10%
é quanto as vendas nas unidades deverão representar no faturamento da marca

40%
foi quanto a empresa cresceu no mercado brasileiro em 2012 ante o ano anterior

ESPORTE E ARTE
Incentivos esportivos e culturais são os benefícios menos oferecidos pelas empresas a seus funcionários, segundo um levantamento encomendado pelo Benefits Club, que presta serviços aos empregados e a companhias.

O estudo foi feito pela Hibou, especialista em pesquisas de consumo, com 384 pessoas no bairro Vila Olímpia, zona sul da capital paulista.

Apenas 8% e 6% dos funcionários, respectivamente, recebem esses incentivos. O vale-refeição fica no topo da pesquisa, 86%. Plano de saúde (73%) e vale-transporte (72%) vêm em seguida.

Ginástica laboral (6%), milhagem (6%), fretado (6%), cooperativa de crédito (1%) e plano odontológico (0) são outros benefícios pouco oferecidos pelas empresas.

DIREITO MINEIRO
Uma equipe de cinco estudantes da Faculdade de Direito da UFMG ficou em 13º lugar na Jessup, disputa internacional de Direito. A competição foi em Washington.

Alice Lopes, Bernardo Mageste, Bruno Biazatti, Fabiana Sales e Mariana Ferolla formaram o time.

No evento, os grupos representaram os lados opostos de contenciosos entre nações. O tema, neste ano, era uma situação fictícia, na qual um país é submerso pelo oceano.

Questões como o direito de asilo político dos habitantes e os débitos a serem pagos para outros governos foram discutidas pelos alunos.

Abastecimento... Em março, o litro do etanol subiu 2,18%, em média, e foi vendido por cerca de R$ 2,41, segundo a Ticket Car. A gasolina teve reajuste de 0,06%.

...de veículos São Paulo tem o litro de gasolina mais barato (R$ 2,81). No Acre, o consumidor paga R$ 3,34. O etanol só é mais vantajoso em São Paulo, Mato Grosso e Goiás.

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