terça-feira, abril 16, 2013

MARIA CRISTINA FRIAS - MERCADO ABERTO

FOLHA DE SP - 16/04

Lançamentos sobem, mas vendas de imóveis em SP caem no primeiro bimestre
A venda de imóveis novos no primeiro bimestre deste ano somou 2.775 unidades, uma queda de 12,7% ante as 3.177 unidades comercializadas no mesmo período de 2012, segundo o Secovi-SP.

O total de lançamentos nos dois primeiros meses de 2013 (2.476 unidades) superou em 16,8% o mesmo bimestre do ano anterior (2.119 imóveis).

"As vendas, porém, cresceram em fevereiro ante janeiro deste ano. Em março devemos ter tido um aumento", diz Cláudio Bernardes, presidente do sindicato da habitação de São Paulo.

Em 2012, a valorização dos imóveis caiu para 3,6%, "um patamar de normalidade", considera Bernardes.

"Essa estabilidade de 2012, que representa um maior equilíbrio entre oferta e demanda, deve se manter neste ano", afirma. "É uma média, uns imóveis subirão mais, outros menos."

Cerca de 15% do total comercializado neste ano deve ser vendido no primeiro trimestre, como costuma ocorrer, conforme o Secovi.

O setor se ressente da escassez de outorga onerosa [possibilidade de pagamento de taxa à prefeitura pelo direito de construir acima do limite básico de cada região].

"As pessoas vão morar em outros municípios e vêm trabalhar na cidade. A população sofre com isso e com preços altos por falta de oferta."

"Cerca de um terço dos bairros não tem nem um metro de outorga onerosa", acrescenta o economista da entidade, Celso Petrucci.

CARTÃO DE LOJA
A VestCasa, rede de lojas de cama, mesa e banho, cujo público alvo é a classe C, vai lançar um cartão de crédito com seu próprio logotipo.

"O objetivo da empresa é elevar o tíquete médio por comprador dos atuais R$ 80 para R$ 150", diz o dono da empresa, Ahmad Yassin.

A rede tem 120 lojas espalhadas por São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.

O maior concorrente da empresa, a Pernambucanas, também tem seu próprio plástico. Outras marcas voltadas para os públicos A e B como Camicado e Zelo, não.

A Camicado aceita cartões com a bandeira Renner, que é da mesma companhia.

CAMINHOS ODONTOLÓGICOS
Duas grandes franquias de consultórios odontológicos, Sorridents e Odontoclinic, têm estratégias diferentes para crescer.

Com 183 unidades, além de 60 previstas até o final de 2013, a Sorridents se apoia na construção de novas clínicas e mira o mercado da capital fluminense.

"A entrada no mercado do Rio será de fora para dentro. Primeiro nos bairros periféricos e depois nos bairros mais ricos", afirma Carla Sarni, presidente da empresa. Serão 20 franquias no Rio até o final deste ano.

A Odontoclinic tem 160 unidades e prevê chegar a 210 até dezembro de 2013. Para se expandir, a companhia faz a conversão de clínicas já existentes para a bandeira da empresa, sobretudo na capital paulista.

"Hoje, metade das novas franquias já é de conversão. Até final deste ano, ela será a maior responsável pelo nosso crescimento", diz Álvaro Schocair, presidente do conselho da Odontoclinic.

CASA DE AÇO
O grupo Saint-Gobain obteve autorização do Ministério das Cidades para que o "drywall" (chapas de gesso) seja usado no programa Minha Casa Minha Vida.

"Esse sistema utiliza o concreto apenas em sua fundação. No restante da construção, são usadas estruturas de aço galvanizado", diz Paulo Perez, da Saint-Gobain.

"Uma casa de 40 metros quadrados leva cerca de 40 dias para ficar pronta com a construção em alvenaria. Com "drywall", a mesma casa fica pronta em oito ou nove dias e com uma economia de cerca de 10%."

A companhia fechou contratos para a construção de dois empreendimentos, com cerca de 330 casas.

Processos... De 1988 para cá, o número de ações no Brasil subiu 7.000%. No mesmo período, a população cresceu 30%. Foram ajuizados, nesses 25 anos, 350 mil processos em toda a Justiça.

...acumulados Os dados são do Anuário da Justiça Brasil, do site Consultor Financeiro, e será lançado amanhã no TSE, em Brasília. Existe uma ação na Justiça brasileira para cada dois habitantes do país.

Pneu... O Grupo Pirelli desembolsou cerca de € 4,4 bilhões em produtos e serviços em 2012. Com 12 mil fornecedores, a empresa tem 135 especialistas que controlam a segurança, a eficiência logística e o risco.

...eletrônico A Bridgestone, do mesmo segmento, vai iniciar sua operação de e-commerce no mercado brasileiro. A loja virtual da companhia irá atender, a princípio, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul e região Sudeste.

Bolsa... Hoje, a BM&FBovespa passa a fazer parte de um plano internacional para integrar informações financeiras e de governança das empresas listadas.

...internacional O projeto é do International Integrated Reporting Council, entidade que promove debates globais sobre a transparência das empresas no mercado acionário.

Sanduíche... As vendas de lanches, sorvetes e outros produtos do McDonald's cresceram 47% entre os dias 4 e 10 deste mês frente ao mesmo período de 2012.

...da promoção Foram os primeiros dias da campanha da rede chamada Monopoly. A promoção distribui desde sorvetes e sanduíches da marca até carros.

BCG O Boston Consulting Group soma 78 escritórios com as novas filiais em Montreal, Seattle e Bogotá.

Móveis Depois de Miami, a brasileira Ornare abre uma loja em Dallas (EUA). Investiu US$ 650 mil em 1.200 m².

NEGÓCIOS POR ATACADO
Os setores atacadista e de distribuição preveem bons resultados nos negócios deste ano, segundo estudo da Abad (associação que representa o segmento).

Para 79,5% dos empresários entrevistados a atividade deve ficar mais rentável. Cerca de 18,3% acreditam que haverá estabilidade e 2,4% esperam um cenário negativo com queda na rentabilidade.

Os executivos também estão otimistas em relação ao aumento do faturamento das companhias. Para 95,2%, as metas serão ultrapassadas. "Desde 2008 não tínhamos o setor tão animado e disposto a investir", afirma José do Egito Freitas Lopes, presidente da entidade.

Armazenagem de produtos e sistema de informação são os itens que devem receber os maiores investimentos, de acordo com a pesquisa.

A preocupação dos empresários com a infraestrutura do transporte também é apontada pelo estudo.

Nenhum comentário: