FOLHA DE SP - 28/02
Setor de seguro de pessoas tem alta de 14% em 2012
Em um ano de crescimento pífio da economia brasileira, o mercado de seguros de pessoas pode considerar que teve ótimos resultados.
O setor fechou 2012 com R$ 21,8 bilhões em prêmios (valores pagos pelos assegurados) emitidos -crescimento de 14,45% na comparação com 2011-, segundo dados da FenaPrevi (Federação Nacional de Previdência Privada e Vida).
"O mercado de seguros está muito ligado à dinâmica econômica. Apesar do PIB, temos quase pleno emprego e juros baixos. A alta do nosso setor está relacionada a isso", diz o presidente da entidade, Osvaldo Nascimento.
A maior expansão, por exemplo, foi registrada na área dos seguros de viagem (59,3%). "O brasileiro está viajando mais, ancorado pelo aumento da renda e do emprego, o que impactou positivamente a emissão de seguros", afirma Nascimento.
O seguro desemprego e de perda de renda também teve um crescimento significativo (32,7%), com a emissão de R$ 108,7 milhões em prêmios.
"Com mais pessoas empregadas, o sistema de crédito é mais utilizado e há maior procura por proteção para uma eventual perda de renda."
Segundo Nascimento, o segmento de seguro de vida, mesmo sendo o com maior volume em prêmios, é o que mais precisa crescer. "O Brasil ainda não tem costume nessa área. As seguradoras precisam investir em educação do consumidor."
A entidade prevê alta acima de 15% para o setor neste ano.
TERCEIRO SETOR PROFISSIONAL
Quase um anos após profissionalizar sua gestão -com a contratação de um CEO, que substituiu um presidente e 25 diretores voluntários-, a AACD (Associação de Assistência à Criança Deficiente) está gerando receita para bancar cerca de 83% de seu orçamento.
Antes, o percentual ficava entre 75% e 78%. A meta é atingir 85%. O orçamento anual da entidade é um pouco superior a R$ 300 milhões.
"Agora temos um modelo de organização para garantir o cumprimento de metas, mas não perdemos o caráter filantrópico", diz o CEO da entidade, João Octaviano Machado Neto.
"Estamos nos modernizando tecnologicamente, o que custa dinheiro. Parcerias e doações intelectuais continuam sendo as melhores opções para isso", afirma a presidente do conselho de administração da AACD, a voluntária Regina Helena Scripilliti Velloso.
"[A gestão profissional] tem garantido a infraestrutura e o suporte para os pesquisadores voluntários", diz Machado Neto.
R$ 243 milhões foi a receita da associação em 2011
40% da receita provem de atendimentos do SUS
6 são as fábricas de próteses e órteses e 14 são as unidades de reabilitação da entidade
Dentro D'água
O número de visitantes em parques aquáticos cresceu no país no ano passado.
O Wet'n Wild, localizado na rodovia Bandeirantes entre São Paulo e Campinas, registrou 413 mil visitas em 2012, aumento de 13% em comparação a 2011. O faturamento do parque teve alta de 16% no mesmo período.
O crescimento foi provocado, entre outros fatores, pela instalação de aquecimento em todas as atrações do parque no ano passado, segundo Alain Baldacci, presidente-executivo do empreendimento. Isso permitiu portas abertas durante todo o ano, o que não ocorria até 2011.
"Conseguimos um bom resultado, apesar das últimas temporadas de verão, que foram bastante chuvosas", avalia Baldacci.
O parque aquático do complexo Beach Park, em Aquiraz (CE), teve 850 mil usuários no ano passado, alta de 8,5% em relação a 2011.
O Hot Park, localizado em Rio Quente (GO), contabilizou 370 mil visitantes em 2012, índice 5% maior do que o do ano anterior.
Combustível... O fornecimento de querosene de aviação (QAV) do terminal de Guarulhos da Transpetro para o Aeroporto Internacional de Cumbica registrou recorde no ano passado com cerca de 2,7 bilhões de litros de combustível movimentados.
...de avião Em 2011, foram aproximadamente 2,6 bilhões de litros fornecidos pelo terminal da distribuidora, que abastece também a Base Aérea de Cumbica e os aeroportos de Congonhas, em São Paulo, Viracopos, em Campinas, e São José dos Campos (SP).
Imagem brasileira
A cobertura sobre o Brasil em meios de comunicação estrangeiros teve crescimento em 2012, segundo a agência Imagem Corporativa.
Foram 5.109 matérias, alta de 3,65% em relação a 2011, nos 15 veículos pesquisados. Segundo o boletim, a ampliação foi impulsionada pela cobertura da Rio+20, conferência da ONU sobre crescimento sustentável e realizada em junho de 2012, com 1.450 menções ao Brasil.
Reportagens negativas tiveram uma redução de 7,32%, passando de 1.311 em 2011 para 1.215 em 2012. Estas representaram 23,78% do total.
De mudança A Montreal, empresa de TI, abre sua nova sede em São Paulo em março. Com faturamento anual de R$ 350 milhões, a companhia investirá R$ 15 milhões para alavancar sua operação na cidade.
No Nordeste A AeC, companhia de call center, inaugura amanhã sua segunda unidade no Nordeste. Localizada em João Pessoa (PB), a operação deve empregar inicialmente 800 pessoas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário