FOLHA DE SP - 21/11
Litoral paulista atrai mais turistas de navios
Mais de 80% do total de viajantes a bordo de cruzeiros marítimos nesta temporada farão escala em cidades do litoral paulista, como Santos, Ilhabela e Ubatuba.
A conclusão é de um levantamento da Abremar (Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos) e da FGV (Fundação Getúlio Vargas).
A expectativa é de mais de 622 mil visitantes de um total de 762 mil turistas de cruzeiros durante a temporada 2012/2013, que acaba de começar neste mês e terminará em abril do próximo ano.
O litoral de São Paulo está entre os locais mais procurados, segundo Ricardo Amaral, presidente da entidade.
"As praias de Ubatuba e Ilhabela são um grande atrativo para os turistas de navios", afirma Amaral.
Na temporada 2010/2011, Santos e Ilhabela ficaram entre as escalas com maior impacto econômico.
Juntas, somaram R$ 128,9 milhões, enquanto outras 19 cidades visitadas, como Salvador (BA), Búzios (RJ), Ilhéus (BA) e Recife (PE) tiveram R$ 393,6 milhões.
HORA CERTA
Um comitê da BMF&Bo-vespa vai se reunir amanhã para discutir se mantém ou não o horário de funcionamento da Bolsa brasileira.
Para alguns analistas e operadores, o descolamento de horário de operações da Bovespa e das bolsas americanas tem prejudicado o desempenho do mercado brasileiro.
Para outros, os resultados piores refletem apenas a crise e acompanhar Wall Street não faria diferença.
O mercado local fecha às 17 horas (de Brasília), enquanto as Bolsas americanas operam até as 18 horas do horário brasileiro. No horário de verão do Brasil, o pregão americano é encerrado às 19 horas.
COBRE COBIÇADO
O prejuízo registrado pela indústria do cobre devido ao roubo e ao furto do metal no país alcançou R$ 8,9 milhões, no acumulado de janeiro a outubro deste ano.
As perdas ultrapassaram o valor somado em todo o ano passado, que fechou em R$ 8,2 milhões, segundo levantamento do Sindicel (Sindicato dos Condutores Elétricos, Trefilação e Laminação de Metais Não Ferrosos do Estado de São Paulo).
O volume de material desviado foi de 477,6 toneladas. Foram registradas 58 ocorrências no período, ainda de acordo com a entidade.
Nova...
O Badesc (agência de fomento de Santa Catarina) tem em desenvolvimento uma nova linha de financiamento em que o cliente poderá fazer solicitação e cadastro de acesso a crédito por internet.
...linha
Os contadores que efetivarem empréstimos para seus clientes serão beneficiados com comissionamento pago pelo Badesc. A seleção deles será por edital de credenciamento, segundo a entidade.
Parceria...
A Beraca, companhia que comercializa ativos orgânicos para a indústria de cosméticos, firmou parceria com a Biopalma, empresa do grupo Vale, para capacitar comunidades que fazem o cultivo da palma no Pará.
...verde
O treinamento envolve abordagem de melhores práticas de cultivo, capacitação organizacional e incentivo ao empreendedorismo em locais em que a Biopalma já atua com um programa de agricultura familiar.
Executivo na estrada Será na Rússia, no início do mês que vem, a próxima rodada de aulas e visitas de um programa desenvolvido pela Fundação Dom Cabral ao lado de escolas de negócios de Índia, China e Rússia para levar altos executivos dos Brics para conhecerem o cenário de negócios dos outros países do grupo.
Novas portas
A Amcham-Brasil (Câmara Americana de Comércio) vai abrir mais uma unidade regional, em Joinville (SC). A entidade está presente em outras cidades do país como São Paulo, Campinas, Porto Alegre, Curitiba, Belo Horizonte, Uberlândia, Brasília, Goiânia, Recife e Salvador.
Faturamento...
O Projeto Fórmula Indy da Apex-Brasil deve gerar mais de US$ 1,1 bilhão (cerca de R$ 2,3 bilhões) para as 26 entidades setoriais e 263 empresas brasileiras que participaram das ações no Brasil, nos EUA e no Canadá, de acordo com a entidade.
...acelerado
As ações de promoção comercial neste ano incluíram promoção de produtos brasileiros em cadeias varejistas, ações de imagem e mídia, rodadas de negócios com comerciais exportadoras e investidores estrangeiros.
CONSUMO POR IDADE
A geração do milênio, também conhecida como geração Y, está mais disposta a gastar com produtos e serviços do que a geração anterior, segundo uma pesquisa do BCG (Boston Consulting Group).
Os americanos na faixa de 16 a 34 anos comem fora com mais frequência (na média, 3,4 vezes por semana) do que aqueles na faixa de 35 a 74 anos, segundo a consultoria.
Eles também fazem mais compras e em lugares da moda, com vendedores que vestem as últimas tendências.
A pesquisa foi realizada com cerca de 5.000 pessoas nos Estados Unidos.
Polo moveleiro de Bento Gonçalves eleva exportações
Chile, Colômbia, Uruguai, Peru e Angola estão entre os principais compradores da indústria moveleira de Bento Gonçalves neste ano, com mais de 50% do valor total das exportações do polo, segundo sindicato do setor.
As vendas ao exterior cresceram 6,1% de janeiro a outubro de 2012 ante o mesmo período do ano passado.
A Colômbia tem se consolidado como principal mercado, destino de 15,4% das vendas, alta de 12,8% ante 2011.
O maior aumento foi no mercado uruguaio, com 42% ante 2011. A Argentina foi o sexto principal mercado, apesar das barreiras comerciais.
NÚMEROS
6,1% foi a alta das exportações da indústria moveleira de Bento Gonçalves de janeiro a outubro ante igual período do ano passado
15,4% das vendas tiveram a Colômbia como destino
12,8% foi a alta dos negócios com a Colômbia ante 2011
54,5% foi a parte do total que teve como compradores Chile, Uruguai, Peru e Angola
42% foi o crescimento no mercado uruguaio ante 2011
Nenhum comentário:
Postar um comentário