FOLHA DE SP - 12/09
Indústria de sorvete lança produtos para elevar venda
As altas temperaturas do inverno deste ano animaram fabricantes de sorvete, que tentam elevar a penetração em um mercado considerado ainda longe de seu potencial.
"O mercado local ainda tem muito espaço para crescer", diz Fernando Fernandez, presidente da Unilever no Brasil. Quando compara com o consumo das Filipinas, onde o executivo já atuou, a penetração do produto no Brasil é mais baixa, apesar de ter renda per capita maior.
Brasileiros associam sorvete a verão, diferentemente de europeus ou americanos, segundo Thaine Cal, da Jundiá.
"Normalmente percebemos queda maior de março a setembro. Mas, neste ano, não teve sazonalidade", diz.
As empresas não divulgam números. Informam apenas que estão em crescimento.
Para elevar o consumo, farão mais lançamentos. A Nestlé teve seis em 2011 e cinco neste ano, até agora. A Unilever fez 12 desde dezembro.
Para a Nielsen, porém, o segmento se desacelera ante o ano passado.
Um levantamento realizado de janeiro a abril mostra diminuição tanto no volume comercializado quanto no faturamento do setor.
"O verão de 2011 teve temperaturas mais altas. Alia-se a isso uma prática de preços agressiva por parte da indústria no ano passado", diz Ramon Cassel, da Nielsen.
ALAVANCADO PELA ENERGIA
O mercado em geral não reagiu bem à redução da tarifa de energia elétrica. O presidente do Goldman Sachs Asset Management, Jim O'Neil, no entanto, destoou.
Criador do termo Bric, O'Neil afirmou em sua análise semanal que a queda no preço da energia, ao lado de outras medidas do governo, "justifica que os investidores ignorem a recente desaceleração" do Brasil.
O país "ainda pode crescer entre 4% e 5%, e suspeito que, em poucos meses, essa disposição irá retornar".
Ainda em sua análise, O'Neil afirma que o mercado precisa esquecer os crescimentos anuais de 10% que a China costumava ter e parar de pensar que haverá um novo programa de investimento em infraestrutura no país.
"Estamos começando um novo tempo da China, que terá mais qualidade e menos quantidade." Sob essa perspectiva, o resultado do PIB não é tão desapontador, diz.
FRONTEIRA RASTREADA
A Iaati (Associação Internacional de Investigadores de Roubo de Automóveis), entidade que reúne órgãos públicos e empresas do setor de recuperação de veículos, criou um departamento específico para América Latina e Caribe. A associação já tinha presença em áreas como América do Norte e Europa.
A primeira iniciativa, neste ano, será montar uma operação de combate a roubo nas fronteiras com troca de informação entre polícias e empresas, segundo o novo diretor, Carlos Betancur.
"Os órgãos de segurança fazem apreensão e nós, tecnologia de rastreamento", diz o executivo, que é também diretor do grupo Tracker, que atua no setor.
IMPACTO NO CONSUMIDOR
O Brasil está em 12º lugar entre os países cuja população é menos afetada pela crise, segundo índice da GfK.
O indicador da empresa mensura as pressões econômicas sobre os consumidores de 25 países.
A Indonésia ficou no topo. Na pior colocação apareceu a Itália, que substituiu o lanterna de 2011 -a Espanha.
Na árvore A Desenvolve SP emprestou, de janeiro a agosto, quase 90% dos R$ 25 milhões disponibilizados por sua linha para financiar projetos de sustentabilidade, como troca de combustível fóssil por renovável e reflorestamento.
Em obras A Doutor Resolve, rede de franquias especializada em reformas e reparos em imóveis, planeja entrar nos Estados Unidos até o final do ano com uma unidade em Miami. No Brasil, a empresa tem 550 franquias.
BEM NA FOTO
Das onze modelos das fotos do Calendário Pirelli 2013, quatro são brasileiras. Todas desenvolvem trabalhos sociais, segundo a empresa.
Sônia Braga, Marisa Monte, Isabeli Fontana e Adriana Lima -a primeira grávida a figurar- além das estrangeiras, posaram, vestidas, para o fotógrafo americano Steve McCurry no Rio.
"O calendário celebra o Brasil e as mudanças socioeconômicas do país", diz o presidente Paolo Dal Pina. A América do Sul representa 34% dos resultados, e o Brasil, a maior parte deles.
O lançamento mundial será, no dia 27 de novembro, no Pier Mauá (Rio), com mais de 700 pessoas do mundo todo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário