FOLHA DE SP - 02/07
Rede de supermercados entra no setor de shopping
Principal grupo de supermercados de Santa Catarina e nono maior em faturamento no Brasil, o Angeloni entrará no setor de shopping centers com um empreendimento em Criciúma (202 km de Florianópolis).
O projeto está sendo desenvolvido em parceria com a Partage, empresa de investimento imobiliário do grupo farmacêutico Aché, e com a Paulo Carneiro & Associados, de planejamento e administração de shoppings.
"Os shoppings não são nosso principal foco, mas vamos entrar no segmento", diz o presidente do Angeloni, José Augusto Fretta.
Serão investidos R$ 150 milhões no empreendimento, cuja inauguração está prevista para o fim de 2014. As obras começam em março, segundo o presidente da administradora, Paulo Carneiro.
A empresa quer instalar um supermercado no local. O valor do aporte a esse projeto não foi divulgado. O grupo também expande sua atuação no Paraná. Com investimento de R$ 80 milhões, instalará um supermercado em Londrina e outro em Curitiba.
No mesmo Estado, tem outras duas unidades em construção e uma terceira em fase de negociações.
"Nossa intenção é ampliar a participação no Paraná não só na capital, mas principalmente nas principais cidades do interior", diz Fretta.
Para atender as novas lojas, a empresa planeja um centro de distribuição na região de Curitiba. O imóvel deverá ter cerca de 10 mil metros quadrados.
EMPREGO LONGE DE CASA
Os novos empregos na Baixada Santista têm levado as construtoras a investir em imóveis de um dormitório.
Entre março deste ano e o mesmo mês de 2011, 27,4% dos lançamentos foram desse tipo de empreendimento.
O número é o maior entre as regiões analisadas pelo Secovi-SP (sindicato da habitação) no Estado.
"É um fenômeno que ocorre em locais que ficam a até uma hora da capital. Os pais trabalham em Santos, mas mantêm os filhos em escolas de mais qualidade em São Paulo", diz Hubert Gebara, vice-presidente da entidade.
Em Santos, se considerados também os apartamentos de dois quartos, o índice supera 70%, segundo o Secovi.
ASSALTANTE CARIMBADO
O grupo Tracker, especializado em rastreamento de veículos, investiu US$ 20 milhões para ser representante na América Latina de um líquido usado para identificar objetos roubados.
O produto, de uma empresa britânica, ao ser ser passado em carros ou cargas, imprime uma "identidade" que pode ser posteriormente verificada pela polícia.
"Também pode ser usado em joalherias, por exemplo. Quando houver arrombamento, o spray cai sobre sobre a pele do invasor, que pode ser identificado se for parado depois pela polícia", diz Álvaro Velasco, presidente do grupo no Brasil. O líquido dura na pele por até 20 dias.
É necessária a participação da polícia, para quem o equipamento de verificação será doado em cada país.
"As máquinas vão ficar com a polícia científica em São Paulo. Uma delas já foi importada", diz.
A estratégia de preços ainda não é divulgada.
CRISTAIS E OVOS EM CESTAS SEPARADAS
A marca de cristais Swarovski vai abrir duas novas frentes de distribuição no varejo no Brasil.
A empresa, que tem 15 lojas no país, passará a franquear unidades para expandir a rede e a abrir pontos em lojas multimarcas, como já faz na Europa e nos Estados Unidos.
"Há uma estagnação dos mercados maduros, com crescimento mais lento, mas eu não creditaria à crise na Europa. O Brasil tem perfil consumidor com receptividade. Estamos buscando espalhar os ovos em novas cestas", afirma Carla Assumpção, diretora-geral da marca no país.
Até 2015, estão previstas 35 lojas, entre franquias e próprias, e cem multimarcas.
"A operação na América Latina equivale a cerca de 60 milhões de euros de faturamento. O Brasil corresponde a 27%", diz.
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