Os números reais
ILIMAR FRANCO
O GLOBO - 12/11/11
Compensação
Apesar de não estar nos planos da presidente Dilma uma compensação para a senadora Marta Suplicy (SP), o PT vai apresentá-la como cota do partido na reforma ministerial prevista para o fim de janeiro. A ex-prefeita é muito ligada ao presidente do partido, Rui Falcão. Seus aliados dizem que agradaria a Marta ir para os ministérios da Educação, no lugar do candidato à prefeitura de São Paulo, Fernando Haddad, ou da Cultura. Com isso, calculam os petistas, ficariam garantidos o envolvimento e o empenho de Marta na campanha. Na reforma, o PT pode perder uma pasta, caso a presidente Dilma convide o PSD a integrar o governo.
"Estes são os números que devenm orientar o debate sobre os royalties. Eles são realistas. Não podemos trabalhar com números e cifras hipotéticas demais"
- Edison Lobão, ministro de Minas e Energia
DE PIJAMA. O general Augusto Heleno, ex-comandante da missão no Haiti, agora na reserva, está a todo vapor no Twitter. "Presidente Dilma declara: "O passado passou". E a Comissão da Verdade? Pra revirar o passado, só de um lado. Ou seja, revanchismo e incoerência", escreveu ele. Também sobrou para o ex-presidente Fernando Henrique: "Pode debitar na conta de FHC parte do acontecido na USP. Pregar a descriminalização da maconha incentiva o consumo e a impunidade, desde já".
Celebridades
Ambientalistas tentam levar para o Senado, no dia da votação do Código Florestal no plenário, artistas e personalidades contrários às mudanças, como Rodrigo Santoro e Gisele Bündchen. A ideia é dar um abraço no Congresso.
O piloto sumiu
O projeto de revisão do Código de Processo Civil corre o risco de ficar sem relator. Suplente, o deputado Sérgio Carneiro (PT-BA) perderá o mandato se os ministros Mário Negromonte e Afonso Florence caírem na reforma ministerial.
Código Florestal: perdas e ganhos
Apesar do recuo do governo na recuperação de áreas de proteção permanente em margens de rio, ambientalistas consideram que o texto do projeto do Código Florestal melhorou no Senado, ao demarcar as competências de cada ente da federação na área ambiental e recolocar no texto a proteção aos manguezais. Mas eles não pretendem reconhecer isso publicamente. Argumentam que seu papel no processo é tensionar, para tentar avançar ainda mais.
Surpresa
O senador Aécio Neves (PSDB-MG), o convidado mais esperado para o aniversário do presidente do PSDB, Sérgio Guerra, não apareceu na quinta-feira em Recife. Mas eis que, no meio da noite, chegou o ex-governador José Serra.
Esforço
A presidente Dilma não se conforma com o eventual esvaziamento da Rio+20. Ela trabalha para que os chefes de governo venham até o Rio, depois de participarem da reunião do G-20, no México, em 18 de junho de 2012.
O GESTO. O governador Sérgio Cabral, na quinta-feira, no ato Em Defesa do Rio, mandou chamar a prefeita de Campos, Rosinha Garotinho, para ficar no primeiro pelotão de políticos no palanque da manifestação.
MINISTROS do governo Dilma estão defendendo que o Brasil adote o contrato temporário de trabalho durante a Copa do Mundo de 2014.
SURURU. O ex-deputado Raul Jungmann está batendo no PPS de Brasília. O partido participa do governo de Agnelo Queiroz (PT) e antes integrava a gestão de José Arruda, destituído por corrupção.
Nenhum comentário:
Postar um comentário