Empresa de monitoramento investe R$ 150 mi
MARIA CRISTINA FRIAS
FOLHA DE SP - 30/10/11
A maior parte desse capital (cerca de 80%) será investida na compra de equipamentos, que serão alugados para os clientes. Neste ano, outros R$ 50 milhões estão sendo aplicados. Um dos investimentos da empresa foi a compra de um sistema de biometria facial. A tecnologia só permite a partida do motor de um caminhão depois de o rosto do condutor ser reconhecido.
Uma câmera, instalada no quebra-sol do veículo, cria um algoritmo para descrever o rosto do motorista. A partir disso, só a pessoa cadastrada pode dirigir o caminhão. "É uma ferramenta que pode ser usada para diminuir o número de roubos de cargas e controlar as jornadas prolongadas de trabalho dos motoristas", afirma o presidente da empresa, Marcio Tabatchnik Trigueiro. O produto, que será lançado no ano que vem, levou oito anos para ser desenvolvido por uma empresa israelense e demandou investimentos da ordem de R$ 20 milhões. A Sascar, porém, não revela quanto gastou para adquirir a tecnologia.
Até 2014, além do aporte em equipamentos, a empresa também destinará uma parcela do capital à ampliação do seu call center e à modernização do parque de servidores. Hoje, os servidores recebem informação, por SMS, de 220 mil veículos. "Há alguns carros que mandam informação a cada dois minutos. Mas, pelo menos a cada cinco minutos, recebemos dados de 95% dos veículos", diz Trigueiro.
No ano passado, a empresa faturou R$ 180 milhões.
O QUE ESTOU LENDO
Fábio Venturelli, presidente da São Martinho
Dois livros estão na cabeceira da cama de Fábio Venturelli, presidente de um dos maiores produtores de açúcar e etanol do Brasil, o Grupo São Martinho.
"O primeiro foi um presente do amigo Steve Westly [fundador de fundo de venture capital americano] após uma conversa sobre nossas experiências liderando equipes."
O livro é "The Essential Wooden", de John Wooden e Steve Jamison, "uma excelente leitura para inspirar líderes". "Wooden é um bem-sucedido treinador de basquete universitário nos Estados Unidos, que ajudou a desenvolver jogadores fantásticos da NBA. A formação de times vitoriosos começa com jogadores que respeitam o essencial de sua prática e se dedicam ao time." A segunda obra é "72 Horas para Morrer", do cunhado Ricardo Ragazzo, "thriller de tirar o fôlego, sobre um 'serial killer'".
Humor... A confiança do consumidor inglês atingiu -32 pontos, em uma escala que vai de -100 a +100, de acordo com estudo da empresa de pesquisa GfK Nop. Foi a terceira vez na história que o indicador marcou esse número. As outras duas foram em junho de 2008 e em março de 1990.
...inglês Nessas duas épocas, a economia da Inglaterra estava entrando em recessão. No mês passado, o indicador da empresa marcou -30 pontos. Há um ano, porém, o índice estava 13 pontos acima do atual. Para realizar a pesquisa, a companhia ouviu 2.000 pessoas.
ACESSÓRIO MASCULINO?
Com a desculpa de carregar tablets, os homens estão adotando, a sua moda, um acessório muito feminino. Mais que capas para envolver os aparelhos, as bolsas masculinas têm espaço para carregar outros apetrechos. Enquanto as marcas nacionais oferecem pastas e mochilas convencionais, as grifes estrangeiras ousam nas cores, nos formatos e nos materiais empregados.
A bolsa-carteiro de Ermenegildo Zegna, com alça a tiracolo, atrai homens que carregam muitos objetos. Os modelos masculinos da grife possuem proporções menores que as versões femininas. Os modelos à esquerda têm 24 cm por 25 cm e são feitos com couro de antílope. "As versões masculinas vão bem com 'looks' casuais. Feitas de couro ou náilon, são clássicas e neutras", diz a direção da marca italiana.
Na Burberry, há grande variedade de modelos feitos em crocodilo, linho e couro. As bolsas masculinas da Salvatore Ferragamo são inclusive em cores diferentes para acessórios, como verde. Ainda não há previsão de venda no Brasil.
com JOANA CUNHA, VITOR SION e LUCIANA DYNIEWICZ
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