Sebrae dá inicio a expansão em São Paulo
FOLHA DE SÃO PAULO - 05/04/10
O Sebrae-SP dará início, nesta semana, ao seu maior programa de expansão na cidade de São Paulo, com a inauguração de 17 novos pontos de atendimento na capital e dois novos escritórios regionais em 2010.
Com investimentos de R$ 16 milhões, a ampliação foi planejada para atender o aumento da demanda de micro e pequenas empresas na cidade, especialmente em bairros de baixa renda, onde a entidade não tem alcance, segundo Abram Szajman, presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae-SP.
A quantidade de negócios de micro e pequeno porte abertos por ano cresceu de 36,8 mil para 77,9 mil de 2000 a 2009.
As mais de 560 mil micro e pequenas empresas paulistanas representam hoje 33% dos negócios deste porte no Estado.
Há 250 mil estabelecimentos de comércio, quase 240 mil de serviços e 72 mil de pequenas e micro indústrias na capital paulista, segundo a entidade.
O Sebrae-SP realiza hoje cerca de 200 mil atendimentos por ano. A meta é aumentar este número em 60% até 2011.
"Chegaremos perto dos nossos consumidores. Muitas pessoas são potenciais clientes do Sebrae mas não nos procuram, por causa da distância ou falta de informação. Além disso, os donos de pequenos negócios geralmente não dispõem de gerente, por isso não podem se ausentar. Então nós vamos até eles agora", diz Szajman.
O primeiro novo ponto de atendimento começa a funcionar nesta semana na Cidade Ademar, na Zona Sul.
Os demais pontos serão inaugurados até o final do ano em bairros como Jardim Ângela, Cidade Dutra, Cidade Tiradentes, Grajau, Jaraguá, Parelheiros, Perus, Rio Pequeno, Sapopemba, Tremembé e outros.
Lei antitelemarketing faz um ano com baixa adesão
Com investimentos de R$ 16 milhões, a ampliação foi planejada para atender o aumento da demanda de micro e pequenas empresas na cidade, especialmente em bairros de baixa renda, onde a entidade não tem alcance, segundo Abram Szajman, presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae-SP.
A quantidade de negócios de micro e pequeno porte abertos por ano cresceu de 36,8 mil para 77,9 mil de 2000 a 2009.
As mais de 560 mil micro e pequenas empresas paulistanas representam hoje 33% dos negócios deste porte no Estado.
Há 250 mil estabelecimentos de comércio, quase 240 mil de serviços e 72 mil de pequenas e micro indústrias na capital paulista, segundo a entidade.
O Sebrae-SP realiza hoje cerca de 200 mil atendimentos por ano. A meta é aumentar este número em 60% até 2011.
"Chegaremos perto dos nossos consumidores. Muitas pessoas são potenciais clientes do Sebrae mas não nos procuram, por causa da distância ou falta de informação. Além disso, os donos de pequenos negócios geralmente não dispõem de gerente, por isso não podem se ausentar. Então nós vamos até eles agora", diz Szajman.
O primeiro novo ponto de atendimento começa a funcionar nesta semana na Cidade Ademar, na Zona Sul.
Os demais pontos serão inaugurados até o final do ano em bairros como Jardim Ângela, Cidade Dutra, Cidade Tiradentes, Grajau, Jaraguá, Parelheiros, Perus, Rio Pequeno, Sapopemba, Tremembé e outros.
Lei antitelemarketing faz um ano com baixa adesão
A lei antitelemarketing, que implantou no Estado de São Paulo um cadastro de usuários de telefones fixos e celulares que não desejam receber ligações de empresas de call center, acaba de completar um ano, com baixa adesão.
"Dos cerca de 70 milhões de telefones fixos e móveis no Estado, pouco mais de 607 mil números foram cadastrados no sistema de bloqueio do Procon SP", diz Ricardo Sleiman, presidente da consultoria ZipCode.
"Partindo do princípio de que a adesão foi baixa, fica difícil traçar um perfil do consumidor que não quer ser procurado", afirma Sleiman.
Segundo levantamento realizado pela ZipCode, do total de cadastrados no bloqueio, 77% são números fixos e 23% são móveis. "É um sinal de que pessoas rejeitam mais serem importunadas dentro de casa."
A empresa constatou que mais de 50% dos consumidores que pediram para não receber ligações estão acima de 46 anos. Os que estão entre 36 anos e 45 anos somam 18%, o mesmo percentual é identificado na faixa dos 26 a 35 anos. Os jovens de 18 a 25 anos representam 11%.
"Os mais velhos são clientes já maduros, menos compulsivos e menos pacientes com ofertas", afirma Sleiman.
A adesão ao bloqueio foi maior nos dois primeiros meses, assim que a lei entrou em vigor. Aproximadamente 50% dos telefones que constam hoje no cadastro, foram incluídos no primeiro bimestre.
No final de janeiro o Procon autuou algumas empresas pelo descumprimento da norma antitelemarketing.
ESPETO
A rede de churrascarias Barbacoa irá inaugurar a sua primeira filial na Europa nos próximos meses. O sócio Ademar Sguissardi do Carmo acaba de voltar de Milão, na Itália, onde escolheu terreno e cuidou de licenças para a abertura da loja.
"As obras irão começar no final deste mês, e dentro de quatro meses, no máximo, a unidade estará funcionando", diz Carmo.
O investimento é da ordem de 1 milhão, segundo o sócio. A cidade de Milão foi escolhida pela rede por ser considerada a capital dos negócios na Itália. "É uma cidade parecida com São Paulo, voltada para o turismo de negócios. A questão da importância econômica do local foi fundamental na escolha", diz.
Além disso, a carne brasileira é bem-aceita na Europa. "É possível encontrar nas prateleiras dos supermercados", diz Carmo. A abertura da unidade de Milão estava programada para ser realizada em 2009, mas, devido à crise na Europa e à burocracia, foi adiada para este ano. Paralelamente, a empresa planeja inaugurar outra churrascaria no Brasil.
VELOCIDADE
A Galvão Engenharia é a próxima integrante do consórcio sul-coreano que pretende disputar o leilão do trem-bala. O contrato da parceria deve ser fechado nos próximos dias. Além da Galvão, a Contern (do Grupo Bertin) faz parte do consórcio pela obra mais ambiciosa do PAC. Grupos chineses, japoneses, franceses e alemães também devem fazer parte da disputa.
DEBATE
Dennis J. Snower, presidente do Kiel Institute for the World Economy, da Universidade de Kiel, na Alemanha, estará na Fundação Getulio Vargas, no Rio de Janeiro, no próximo dia 14. Snower é convidado da FGV Projetos para ministrar a palestra "Brasil, Europa e Economia Global: Futuros Desafios" a empresários e executivos de empresas nacionais e multinacionais.
"Dos cerca de 70 milhões de telefones fixos e móveis no Estado, pouco mais de 607 mil números foram cadastrados no sistema de bloqueio do Procon SP", diz Ricardo Sleiman, presidente da consultoria ZipCode.
"Partindo do princípio de que a adesão foi baixa, fica difícil traçar um perfil do consumidor que não quer ser procurado", afirma Sleiman.
Segundo levantamento realizado pela ZipCode, do total de cadastrados no bloqueio, 77% são números fixos e 23% são móveis. "É um sinal de que pessoas rejeitam mais serem importunadas dentro de casa."
A empresa constatou que mais de 50% dos consumidores que pediram para não receber ligações estão acima de 46 anos. Os que estão entre 36 anos e 45 anos somam 18%, o mesmo percentual é identificado na faixa dos 26 a 35 anos. Os jovens de 18 a 25 anos representam 11%.
"Os mais velhos são clientes já maduros, menos compulsivos e menos pacientes com ofertas", afirma Sleiman.
A adesão ao bloqueio foi maior nos dois primeiros meses, assim que a lei entrou em vigor. Aproximadamente 50% dos telefones que constam hoje no cadastro, foram incluídos no primeiro bimestre.
No final de janeiro o Procon autuou algumas empresas pelo descumprimento da norma antitelemarketing.
ESPETO
A rede de churrascarias Barbacoa irá inaugurar a sua primeira filial na Europa nos próximos meses. O sócio Ademar Sguissardi do Carmo acaba de voltar de Milão, na Itália, onde escolheu terreno e cuidou de licenças para a abertura da loja.
"As obras irão começar no final deste mês, e dentro de quatro meses, no máximo, a unidade estará funcionando", diz Carmo.
O investimento é da ordem de 1 milhão, segundo o sócio. A cidade de Milão foi escolhida pela rede por ser considerada a capital dos negócios na Itália. "É uma cidade parecida com São Paulo, voltada para o turismo de negócios. A questão da importância econômica do local foi fundamental na escolha", diz.
Além disso, a carne brasileira é bem-aceita na Europa. "É possível encontrar nas prateleiras dos supermercados", diz Carmo. A abertura da unidade de Milão estava programada para ser realizada em 2009, mas, devido à crise na Europa e à burocracia, foi adiada para este ano. Paralelamente, a empresa planeja inaugurar outra churrascaria no Brasil.
VELOCIDADE
A Galvão Engenharia é a próxima integrante do consórcio sul-coreano que pretende disputar o leilão do trem-bala. O contrato da parceria deve ser fechado nos próximos dias. Além da Galvão, a Contern (do Grupo Bertin) faz parte do consórcio pela obra mais ambiciosa do PAC. Grupos chineses, japoneses, franceses e alemães também devem fazer parte da disputa.
DEBATE
Dennis J. Snower, presidente do Kiel Institute for the World Economy, da Universidade de Kiel, na Alemanha, estará na Fundação Getulio Vargas, no Rio de Janeiro, no próximo dia 14. Snower é convidado da FGV Projetos para ministrar a palestra "Brasil, Europa e Economia Global: Futuros Desafios" a empresários e executivos de empresas nacionais e multinacionais.
com JOANA CUNHA e ALESSANDRA KIANEK
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