UM INVENTO PARA DESANALPHABETIZAR
Publicado na Folha da Noite(FOLHA DE SÃO PAULO) em 1 de junho de 1921
Neste texto foi mantida a grafia original
É realmente de grande alcance no momento, o invento que tivemos occasião de conhecer agora que o Governo do Estado se preoccupa, na reforma da Instrucção Publica, com desanalphabetisação do maior numero de crianças. É o caso até do sr. dr. Secretario do Interior procurar conhecer e adoptar o methodo em questão desde que julgue util, e praticavel.
O novo systema simplifica extraordinariamente a aprendizagem das primeiras letras, elementos de arithmetica, geometria e historia, dependendo, apenas, da sua adaptação.
Por meio delle será resolvido o problema do analphabetismo para o qual se voltam, ha tanto tempo, todos os que se interessam pelo futuro do Brasil, que são todos os bons patriotas. Pelo lado economico, o Governo do Estado, adoptando-o, veria immediatamente os seus excelentes resultados, segundo affirma o seu inventor.
Um exemplo basta para o demonstrar. Paga-se por um professor do interior do Estado, em lugar remoto a quantia de 300$000 mensaes ou sejam 3:600$000 annuaes. O sr. Silveira Salles affirma que se adquirindo 30 desses apparelhos, poderão ser desanalphabetisadas milhares de pessoas, com a decima parte da quantia despendida até então. E não pareça, diz elle, que o apparelho venha tirar a profissão ou diminuir os lucros do professor. Muito pelo contrario, o auxiliará no que ha de mais difficil, podendo com o seu uso desanalphabetisar em quinze dias, quem quer que seja.
O inventor dispõe-se a fazer demonstrações praticas a quem desejar conhecer o apparelho — auto - instructivo, — sendo encontrado diariamente á Rua 15 de Novembro n. 34, sobrado, sala 9 de 12 ás 16 horas.
* Será que ainda vamos encontrar esse tal apparelho? Preciso comprar um desse, com urgência, para enviar a um certo Presidente em Brasília.
Quem souber informe ao BLOG.
Quem souber informe ao BLOG.
Nenhum comentário:
Postar um comentário