Andando na Lua
FOLHA DE SÃO PAULO - 11/07/09
Não há mistério. Michael foi um legítimo continuador da dança jazzística americana, que, a partir do pioneiro Willie Covan (1897-1989), teve, entre centenas de criadores, Bill “Bojangles” Robinson, os Berry Brothers, os Nicholas Brothers, Cab Calloway, a dupla Buck e Bubbles e Sammy Davis Jr., todos negros. E brancos como Fred Astaire, Eleanor Powell, Hermes Pan, os irmãos Fred e Gene Kelly, Ann Miller e Gene Nelson, apenas entre os famosos.
De 1910 a 1960, esses homens e mulheres inventaram a gramática completa do sapateado, inclusive o “backsliding”, em que o dançarino parece andar para a frente quando, de fato, está deslizando para trás. Um de seus primeiros praticantes foi Cab Calloway, por volta de 1932, e seu principal aperfeiçoador, pode crer, foi o mímico francês Marcel Marceau, nos anos 1940.
Em 1982, o jovem Michael viu um dançarino negro Jeffrey Daniel apresentar o “backsliding”' na Disneylândia e contratou-o como professor. Foi Daniel quem coreografou o primeiro show de Michael fazendo “backsliding”, no ano seguinte, e também o vídeo Bad, em 1987. Michael chamou o passo de “moonwalking'”e, quem não o conhecia, achou que ele o inventara.
Na verdade, Michael nunca se disse inventor do “moonwalking”. E nem poderia, com a quantidade de imagens no Google mostrando quase todos os citados acima, negros e brancos, executando-o. É só escrever, por exemplo, “Cab Calloway” e “moonwalking' e clicar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário