PT do Rio vai para o tudo ou nada
Leandro Mazzini
JORNAL DO BRASIL
O PT do Rio vive um dilema que transcendeu as hostes e mexe com os palácios do Planalto e Guanabara: lança candidato ao governo ou apoia a reeleição de Sérgio Cabral? Tudo gira em torno do prefeito de Nova Iguaçu, Lindberg Farias (foto). O presidente Lula o incentiva, mas sob os holofotes torce para que o partido reforce a chapa do PMDB e abra forte palanque na campanha presidencial de Dilma Rousseff. O presidente estadual do PT, Alberto Cantalice, defende a coalizão. "Os 10 prefeitos do PT têm parceria com Cabral". Mas Lindberg bate pé, e por tanto o fazer, virou o trunfo da legenda: "Ele é um nome nacional, que ajuda a fortalecer o PT", lembra o ministro da Igualdade Racial, Edson Santos. O quadro mensurável de forças na legenda, segundo Cantalice, hoje está assim: "60% querem a aliança e 40%, a candidatura própria".
Brilho da estrela Lá ou cá
O que os maiores nomes do PT querem hoje é que a estrela do partido recupere seu brilho no Rio, e não vire apenas um partido de negociação, sem nomes políticos. "Podemos fazer uma aliança programática, mas com o PT forte", diz Edson Santos.
O ministro da Igualdade Racial, que é deputado federal, diz que seu plano A é concorrer à Câmara. Não descarta, porém, o Senado, se o nome for indicado.
Bené
Já o chefe estadual petista, Alberto Cantalice, diz que a vaga para o Senado é de Benedita da Silva, hoje secretária de Cabral.
Um por todos...
E cresce também no partido a ideia de que Lindberg seja vice de Sérgio Cabral.
Trilha do Lula
Foram concluídas as filmagens da produção Lula, o filho do Brasil, de Fábio Barreto. O diretor já trabalha na ilha de edição. E estuda agora nomes de compositores para a trilha sonora.
Trailer
A ministra Dilma Rousseff chorou. O chefe de gabinete do homem, Gilberto Carvalho, ficou emocionado. Ambos já assistiram ao vídeo promocional de sete minutos do filme. O lançamento será em janeiro.
Pauliceia
Por falar em Dilma, ela será homenageada em grande ato do PT paulista no sábado.
Rio 2016
O COB enviou as imagens da visita do COI ao Rio para mais de mil emissoras mundo afora.
Crime e castigo
A Justiça de Alagoas enquadrou o empresário Alberto Rodrigues da Silva, dono da pousada Encontro das Águas, em Maragogi. Foi condenado a sete meses de detenção por construir a pousada em área de preservação permanente, sem licença ambiental.
Brasilllll!
Mas... como o crime é comum em praticamente todo o litoral brasileiro, e a pena é inferior a quatro anos, o empresário poderá cumpri-la com prestação de serviços à comunidade.
Saúde mineira
Para manter a tradição de capital que mais investe no programa, o prefeito de Belo Horizonte, Marcio Lacerda, vai contratar 40 equipes para o Programa Saúde da Família.
Plantão médico
Atualmente, 512 equipes da PSF atuam em BH, e cobrem 75% da área carente da cidade.
Sai, mosquito
Só para constar. Em BH, a prefeitura já recolheu 50 mil pneus em poucos meses num trabalho contra a dengue.
Caó, a lei...
O ex-deputado pedetista Carlos Alberto de Oliveira escreve o livro Abolição da escravatura, em que lembra os 20 anos da Lei Caó, criada quando ele era constituinte. A lei aperfeiçoou a Lei Afonso Arinos, como instrumento legal contra o preconceito.
... e Brizola
Caó foi o primeiro negro a assumir uma secretaria de Estado (Trabalho e Habitação), em 1983, no primeiro governo de Leonel Brizola – o que será muito bem lembrado no livro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário