Fim da bandalheira
O presidente do Senado, Renan Calheiros
(PMDB), colocará em votação, logo depois do dia 5 de outubro, o projeto que restringe a criação de partidos. Ele já foi aprovado na Câmara e seu texto impede a transferência do tempo de TV e do fundo partidário de um partido constituído para outro novo. Isso é o que está ocorrendo agora. Quem entra nas novas legendas leva junto grana e 2’34 segundos de TV. Quando a proposta estava para ser votada no Senado, o STF concedeu liminar a pedido do PSB e suspendeu a votação. Depois disso, mesmo liberado pelo STF, Renan segurou a votação para não ser acusado de agir contra a criação da Rede, partido de Marina Silva.
“A pesquisa é irrelevante. A população não está nem aí.
A presidente Dilma já tinha falado em rede nacional e só depois foi exibido o programa do PSDB”
Marcus Pestana
Presidente do PSDB de Minas e deputado sobre pesquisa Ibope
Linha de corte
O PMDB do Senado debate apresentar emenda constitucional criando a cláusula de barreira. Se for de 5%, como era na lei de 1995, a Câmara só teria oito partidos. Entre os excluídos: o PSOL de Chico Alencar (RJ) e o PV de Alfredo Sirkis (RJ).
Getulio
O ex-presidente Lula
gostou tanto do primeiro volume da biografia de Getulio Vargas, que convidou o escritor Lira Neto para visitá-lo no Instituto Lula. Eles tiveram uma longa conversa sobre a personalidade de Getúlio e da política ao longo da história. Durante o encontro, Lira Neto entregou o segundo volume, que estava para ser lançado.
Contrabando
Integrantes da bancada do PMDB, atendendo aos conselhos regionais de Medicina, querem embutir no projeto do programa Mais Médicos a criação de plano de carreira para a categoria.
Procura-se um partido
No fim de semana, o governador Cid Gomes e seu irmão, o ex-ministro Ciro Gomes, decidem o futuro partidário de seu grupo político. Mas ontem, no Rio, o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, esteve com o presidente do PDT, Carlos Lupi. O socialista ouviu do pedetista que eles seriam bem-vindos e que as portas de seu partido estavam escancaradas para recebê-los.
A preferência
Os articuladores políticos do Planalto estão torcendo para que Cid e Ciro Gomes (ex-PSB) façam a opção de ingressar no PDT. Para limpar o terreno, assessores do governo tiveram uma boa conversa com o presidente do PDT, Carlos Lupi.
O marqueteiro
O deputado Jair Bolsonaro (PP-RJ) está eufórico com seu feito de marketing na visita ao DOI-Codi. Contou que só deu “um empurrãozinho” no senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP).
OSMAR DIAS E BENITO GAMA são vice-presidentes do Banco do Brasil e não da Caixa Econômica Federal, como publicado ontem nesta coluna.
Nenhum comentário:
Postar um comentário