FOLHA DE SP - 04/06
Um ano antes das eleições presidenciais, o Ibope e o instituto Análise dividirão a nova conta de cerca de R$ 7 milhões para fazer pesquisas de opinião sobre o governo. O Ibope será responsável pelas pesquisas quantitativas e telefônicas (tracking), e o Análise cuidará de levantamentos qualitativos. O resultado da licitação será divulgado hoje. Pelo edital, as sondagens têm de ser focadas em políticas e serviços públicos, e não podem auferir a popularidade de Dilma Rousseff.
Mercado O Análise tem como sócio o cientista político Alberto Carlos Almeida, autor do livro "A Cabeça do Eleitor''. O Vox Populi, um dos maiores institutos do país, não entrou da licitação.
Bodas... O PSDB vai aproveitar a efeméride conjunta de 25 anos do partido, 82 de Fernando Henrique Cardoso e 19 do lançamento do Plano Real para promover uma exposição em Brasília e lançar um portal de programas sociais na internet.
... de prata O site, que vai mostrar projetos implementados nos dois mandatos de FHC e nos governos estaduais e municipais tucanos, faz parte da estratégia de aproximar o partido do eleitorado mais pobre e mitigar a imagem de elitista da sigla.
Na ativa O governador Eduardo Campos (PSB) se reuniu ontem com o presidente do BNDES, Luciano Coutinho, para discutir a liberação de recursos já contratados de investimentos do PAC 2 para Pernambuco.
Barriga cheia Pelo menos a recepção afastou sinais de que o banco fecharia as torneiras para Estados governados pelo PSB: Coutinho mandou servir sanduíche e refrigerante a Campos, que não tinha almoçado.
Taba Brasil Entre as terras que podem ser demarcadas como indígenas estão obras do Minha Casa, Minha Vida, um colégio e assentamentos rurais. Estudo da Embrapa mostra que em metade das áreas o litígio dos índios se dá com os sem-terra.
Com lupa Por isso, Dilma determinou a força-tarefa de pareceres de outros ministérios, como Cidades e Desenvolvimento Agrário, para auxiliar a Funai a definir se os pedidos têm procedência.
Canetada Está marcada para hoje uma reunião no Planalto para discutir vetos à medida provisória aprovada pelo Congresso que altera regras para o setor portuário. Além de Gleisi Hoffmann (Casa Civil) e Leônidas Cristino (Portos), deve participar Arno Augustin (Tesouro).
Verão.... Em guerra com Lindbergh Farias (PT-RJ), peemedebistas do Rio têm divulgado um vídeo, publicado no YouTube, que mostra o senador na campanha de 2010 declarando apoio a Luiz Fernando Pezão para o governo do Estado em 2014.
...passado Na gravação, o petista diz, diante de Sérgio Cabral e outras autoridades, que "política tem fila'' e que Pezão "é uma grande liderança, que vai ser governador do Estado do Rio de Janeiro". E finaliza afirmando que o governador do Rio é um aliado para muitas batalhas.
Libera aí 1 A defesa de Duda Mendonça entrou com uma nova petição no STF pedindo o desbloqueio dos bens do publicitário, absolvido no mensalão. Joaquim Barbosa pediu parecer da PGR (Procuradoria-Geral da República), mas Roberto Gurgel ainda não se manifestou.
Libera aí 2 O advogado Antônio Carlos de Almeida Castro, o Kakay, cogitou levar a questão ao plenário por falta de decisão do presidente da corte. "Duda está absolvido há seis meses e sem acesso aos bens. O bloqueio não tem mais causa", afirma.
tiroteio
"Só na ditadura desavenças políticas eram punidas com cassações. O PSDB não pode renegar seu compromisso com a democracia."
DO LÍDER DO PSDB NO SENADO, ALOYSIO NUNES (SP), sobre seu partido apoiar a cassação do vice-governador Guilherme Afif por ocupar ministério de Dilma.
contraponto
Avô do Netinho
Depois de fazer um discurso formal durante cerimônia em comemoração ao Dia da África, o secretário municipal de Promoção da Igualdade Racial de São Paulo disse que ia adotar a linguagem "do gueto" e contou que "os manos" ligaram pra ele para celebrar a criação da pasta.
-- Eles disseram que se o Lula criou a secretaria nacional quando foi presidente e a minha secretaria é filha desta, então o Lula é avô da secretaria!
O prefeito Fernando Haddad saudou o parentesco'':
-- Quero cumprimentar o Netinho pela secretaria neta do Lula!
Nenhum comentário:
Postar um comentário