quinta-feira, fevereiro 21, 2013

FLÁVIA OLIVEIRA - NEGÓCIOS & CIA

O GLOBO - 21/02

GOVERNO DO RIO CASSA INCENTIVO DE EMPRESAS
Três fabricantes de Campos e Três Rios perderam o direito ao ICMS reduzido por irregularidades. Há mais dez na mira

Pela primeira vez, empresas enquadradas em leis estaduais de incentivo fiscal foram descredenciadas pelo governo fluminense. Em reunião ontem, a Comissão para o Desenvolvimento Econômico do Rio retirou três empreendimentos da lista de beneficiários das leis 5366/2010 (Lei Cabral) e 4533/2004 (Lei Rosinha), que reduziam a 2% o ICMS de unidades de produção de algumas cidades do interior do estado. Julio Bueno, secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, disse à coluna que outras dez empresas estão em vias de exclusão. A Secretaria estadual de Fazenda deflagrou a fiscalização que identificou fraudes. Nos três casos, teriam praticado o chamado “passeio de notas”. Significa que declaravam produzir numa unidade de município incentivado mercadorias fabricadas em outros lugares. “Não faziam jus à redução do imposto, portanto”, resume Bueno. Jeová Industrial (fabricante de fraldas descartáveis), de Campos; Kowarik Têxtil, malharia, e Tempermix Comercial, do setor de especiarias, molhos e temperos, ambas de Três Rios, foram descredenciadas. O governo diz que elas terão de pagar o ICMS retroativo. Ao todo, 232 empresas serão fiscalizadas.

ÁSIA
A grife Rudge lança catálogo da coleção de inverno dia 1º de março.

É inspirada na Ásia. A modelo Annelyse Schoenberger foi fotografada por André Batista.

As imagens vão circular
também no site e nas mídias sociais da marca. Com 14 lojas, espera aumento de 15% nas vendas.

COM BORDADOS
A modelo Adriana Caye estrela a campanha de outono-inverno da grife Tempo4. A coleção Nuit, com fotos de Daniel Mattar, contará somente com 30 peças. Serão atemporais e com bordados. A marca quer atender clientes que gostem de itens exclusivos. Chega amanhã às lojas. Prevê faturar 15% mais nesta temporada.

Energia
O comitê de governos que trata dos Jogos 2016 deu sinal verde a dois projetos da Light. Um é a subestação do do Parque Olímpico (Barra); outro, um sistema de fornecimento às instalações de canoagem (Deodoro). Custarão R$ 140 milhões. Os projetos, agora, precisam da aprovação de Aneel e MME.

Nível máximo
Será em 2013 o pico de investimentos da Secretaria municipal de Obras na construção de BRTs. Há R$ 1,6 bilhão empenhado para Transoeste, Transcarioca, Transolímpica e Transbrasil. Dá quase a soma dos quatro últimos anos, R$ 1,693 bi.

Telefonia
A GVT, de telefonia, TV por assinatura e internet, chegou ao Jardim Oceânico este mês. É o primeiro passo da expansão da empresa para a Zona Oeste. Até o fim do ano, poderá oferecer dez mil linhas na Barra.

Basquete
A Loterj vai patrocinar o basquete profissional do Flamengo. Investimento de R$ 300 mil. Uniformes do time terão a marca “Raspadinha do Rio”, a partir de hoje. O acordo vai até maio, fim do campeonato.

Vôlei
A Olympikus renovou o patrocínio a Jaqueline e Murilo, casal 20 do vôlei nacional. A dupla vai usar material esportivo da marca até os Jogos 2016.

YouTube 1
O YouTube quer investir no modelo de original channels (ou, simplesmente, canais) no Brasil. Em 2012, foram criados cem nos EUA e 60 na Europa, ao custo de US$ 100 milhões. “Queremos fomentar uma nova indústria. A intenção é adiantar verba aos produtores e recuperá-la via publicidade”, diz Álvaro Paes de Barros, diretor de Parcerias do YouTube para o Mercosul.

YouTube 2
O projeto, diz Barros, é mais uma ação do Google para se firmar como plataforma de entretenimento. E, também, manter usuários no site. Hoje, ele vai ao Rio Content Market.

Superou
O vídeo da Oral-B Complete com Rodrigo Faro atingiu em um mês quase 23 milhões de views no YouTube. Já supera o filme da Gillette com Vitor Belfort, de 2012, que bateu 20 milhões em seis meses. Os dois foram criados pela Africa.

Quem chega
A Cia de Ideias contratou o diretor de arte Carlos Negreiros e os redatores Franco Paulino e Marcos Silveira. A agência carioca faturou R$ 15 milhões em 2012. Prevê o dobro este ano.

Foi carnaval
Em cinco dias de desfiles, 60 catadores recolheram 67 toneladas de lixo reciclável na Sapucaí. Do total, 90% foram de latinhas de bebida. A coleta seletiva no Sambódromo foi parceria de Comlurb, Coca-Cola, Liesa e Riotur.

‘BIG APPLE’
A RJCP Equity, de investimento em capital de risco, lança campanha em 1º de março. Mostra Nova York à noite e convida o espectador a visitar o site. A ideia é promover a Building Energy, americana que está no portfólio da empresa. Sai em TV, web e impressos. A 11:21 assina.

Roupa nova
Chega ao varejo no fim do mês a nova embalagem (à direita) do suco de uva integral da Casa Madeira. A antiga garrafa (à esquerda) estava sendo usada por concorrentes. A troca custou R$ 450 mil. A empresa quer faturar 40% mais este ano.

Bacalhau
A importadora Casa Flora venderá dez toneladas de Bacalhau Dias nesta Páscoa, no Rio. Em 2012, foram seis.

Tomate
Parceria de Olearys com Pesagro-Rio e Emater-Rio reduziu em 42% o uso de agrotóxicos em lavouras de tomate em Nova Friburgo (RJ). A empresa cria sistemas para previsão de doenças em plantas e deu acesso a dados de estações meteorológicas.

LivreMercado
É de R$100 mil o patrocínio do Access Club, de serviços premium, à festa de abertura da Paris Fashion Week, dia 26. É a 1ª vez que uma empresa brasileira participa.

Os Werner Coiffeur começa a usar a coloração Illumina hoje. É parceria com a Wella. Com 40 lojas, a rede prevê alta de 30% no faturamento.

Sony Mobile e Claro fecharam parceria no lançamento do Xperia J no Brasil. O aparelho, na cor preta, chegará às lojas da operadora na primeira semana de março.

Blender e X -Tudo consquistaram a conta das ações on-line da Duloren.

A Saraiva bateu, este mês, um milhão de livros vendidos nos projetos em parceria com outras editoras. Até mês que vem, lança a coleção Pegue & Leve.

A consultoria Mercer se mudou para o Centro do Rio. É efeito da expansão dos negócios na cidade. Em 2012, cresceu 20% no país.

A Italínea do Jardim Botânico se credenciou às linhas de crédito CEF Construcard e CEF Móveiscard. Prevê faturar 20% mais.

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