FOLHA DE SP - 13/09
Rede profissionalizante abre cem escolas em 2013
A rede de ensino profissionalizante Microlins vai abrir mais cem unidades até o fim de 2013, segundo o empresário Carlos Wizard Martins, presidente do grupo Multi, dono da marca.
O objetivo da empresa, que tem hoje 650 unidades em quase todos os Estados do país, é ampliar a presença em municípios com menos de 100 mil habitantes.
Para colocar o projeto de expansão em prática, foi criado um novo conceito de lojas, segundo Martins.
"A estrutura das unidades será mais enxuta, para atender entre 200 e 300 alunos e ter equilíbrio entre a fonte de receita e o custo", diz.
As escolas convencionais da rede recebem entre 500 e mil alunos.
As novas unidades irão ampliar o foco do atendimento, além do ensino de profissionalizante.
"Faremos também curso de inglês para elevar o tempo de permanência do aluno na escola", afirma.
A estadia nos cursos profissionalizantes é geralmente curta, varia entre três e seis meses, o que eleva o trabalho de prospecção de novos clientes, segundo o empresário.
Em cursos de inglês, a permanência do cliente no sistema pode subir para até três anos em média.
100 é o número de novas escolas que serão abertas em municípios de até 100 mil habitantes
650 é a quantidade de unidades que formam a rede atualmente no país
300 é o limite de alunos que cada uma das unidades menores poderá receber
3 anos é o tempo médio calculado para permanência dos alunos nas escolas quando há ensino de inglês
ETANOL NO LABORATÓRIO
O IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas) vai construir uma planta em Piracicaba (SP) para pesquisar o aproveitamento do bagaço de cana na produção de etanol por meio do processo de gaseificação de biomassa.
A estatal, vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo, está em negociação com o BNDES para obter recursos para o projeto, orçado em R$ 80 milhões.
Os recursos seriam destinados a pesquisa.
A obra deverá ficar pronta em princípio em 2015.
O BNDES não entrará como financiador da planta. Os recursos ficarão no IPT, afirma o novo presidente do instituto de pesquisas, Fernando Landgraf.
"O desafio é baixar o custo pela metade para viabilizar o processo de gaseificação para o etanol", diz.
"Nosso foco não é hoje, quando até falta bagaço, mas a década de 20. A produção de cana continuará crescendo e o petróleo subindo de preço", afirma.
Landgraf projeta expansão de cerca de 25% também nas parcerias da estatal com companhias privadas. O IPT atende em média 4.000 empresas por ano.
Após a inauguração do laboratório de bionanomanufatura no mês passado, 30 empresas procuraram o instituto para pesquisar materiais em dimensões milhares de vezes menores que a espessura de um fio de cabelo.
"O IPT avalia as propostas para iniciar as parcerias, mas os interessados são sobretudo dos setores de cosméticos e farmacêuticos, a maioria, brasileiros."
FOLHA DE PAGAMENTO
Os investimentos em infraestrutura que têm sido anunciados pelo governo são relevantes para o setor industrial, mas ainda é preciso rever a estrutura tributária, segundo a CNI, que entrevistou 262 empresários no primeiro trimestre para levantar suas prioridades.
Aproximadamente 82% deles defendem a desoneração da folha de pagamentos, de acordo com o estudo.
A redução da burocracia para o pagamento de tributos é citada por 64% e a ampliação do prazo de recolhimento de tributos, por 48%.
A pesquisa aponta também que 50% desejam o fim da guerra fiscal entre os Estados.
Guerra... As mulheres ainda sentem diferenças no ambiente de trabalho por causa do sexo, segundo pesquisa da Ipsos. Entre as entrevistadas, 77% acham que a discrepância salarial é considerável. Apenas 7% disseram que as remunerações são iguais.
...dos sexos Pouco mais de 70% das executivas ouvidas afirmaram ainda que há uma divergência "notável" na frequência das promoções. Conciliar a família com o trabalho também foi apontado como o maior obstáculo para a carreira por 60% das entrevistadas. O levantamento foi realizado no Canadá.
Copa O estádio que abrigará os jogos da Copa em Natal, Arena das Dunas, em construção pela OAS, receberá amanhã as primeiras arquibancadas. Prevista para ser entregue no fim de 2013, a arena está com 30% do projeto concluído.
Compra eletrônica O Buscapé Company, dono de empresas de comércio eletrônico como SaveMe, Pagamento Digital e Brandsclub, adquiriu nesta semana a ShopCliq.it, que oferece indicações de compra on-line.
Nenhum comentário:
Postar um comentário