quinta-feira, junho 14, 2012

MARIA CRISTINA FRIAS - MERCADO ABERTO


FOLHA DE SP - 14/06


Joalherias viram reduto de chineses no Rio de Janeiro

As joalherias mais famosas do Rio viraram reduto de turistas chineses. Antes, os maiores interessados eram os americanos e os europeus.

Grande parte dos novos consumidores gasta em torno de R$ 6.000 e dá preferência a anéis e pendentes.

"As pedras preciosas fazem parte da cultura dos chineses. Lá, eles usam a jade verde por ser mística, medicinal e até por dar status social", diz Daniel Sauer, diretor da Amsterdam Sauer.

"Nossos lançamentos só chegam ao exterior após um ano e eles vêm até aqui para comprar", afirma Christian Hallot, da H.Stern.

Do total de clientes, 70% são estrangeiros.

Para fomentar as vendas a turistas, as duas redes mantêm museus e oferecem visitas às fábricas.

Segundo Hallot, 80 mil turistas, de diversas nacionalidades, visitam por ano a loja e a fábrica onde são produzidas as peças.

"Isso faz da loja o quarto maior ponto turístico do Rio de Janeiro."

A RioTur não tem dados sobre o número de turistas no local. Para comparação, em 2011, 1,3 milhão de pessoas foram ao Pão de Açúcar e 829 mil visitaram o Corcovado (de trem), segundo a RioTur.

No museu da Amsterdam Sauer, com 3.000 peças, turistas podem se sentir dentro de uma mina de pedras preciosas e ver uma réplica da coroa de dom Pedro 2º.

CURRY NA OPERAÇÃO

Após investir R$ 10 milhões no início deste ano para expandir sua fábrica em Piracicaba (SP), a multinacional indiana Wipro já estuda a localização para uma nova unidade no Brasil.

A companhia, que no país atua na área de TI e na fabricação de cilindros hidráulicos para veículos pesados, deve começar as obras em 2013 para produzir a partir do ano seguinte.

"Pode ser que também seja em Piracicaba, pois temos muitas facilidades logísticas. Queremos exportar para outros países", diz Pratik Kumar, presidente da empresa de engenharia de infraestrutura do grupo.

No segundo semestre, a empresa focará o atendimento às montadoras para aumentar as vendas dos cilindros. "O investimento na fábrica depende da demanda dos clientes até lá, mas será de ao menos R$ 20 milhões", diz o presidente da Wipro no Brasil, José Luiz Ramos.

No ano fiscal encerrado em março, a Wipro global, que tem 131 mil funcionários, faturou US$ 7,4 bilhões.

PONTO DE VENDA

As operadoras de celular estão ampliando o número de lojas próprias no país. A Tim pretende aumentar em 70% sua rede e fechar o ano com 135 unidades.

A empresa acabou de abrir a centésima unidade, em Campos (RJ). O projeto nacional de pontos próprios prevê aporte de R$ 50 milhões.

A Claro, por sua vez, registrou crescimento de 40% no número de lojas nos últimos 12 meses.

Desde janeiro, foram inauguradas 29 unidades. A previsão da operadora é que mais 70 pontos sejam abertos até o final do ano.

VALORIZAÇÃO NOS JARDINS

A região dos Jardins registrou o aluguel de escritório de luxo mais alto de São Paulo no primeiro trimestre de 2012, segundo a CB Richard Ellis.

O preço pedido para locação por mês chegou a R$ 190 por metro quadrado.

A média na cidade no período foi de R$ 145 por metro quadrado, de acordo com a consultoria imobiliária.

A classificação de um imóvel como sendo de luxo depende de variáveis como localização, pé direito de 2,8 metros, tipo de ar-condicionado central e piso elevado.

Do Sul... A rede de lanchonetes de Curitiba Au-Au inaugura amanhã sua primeira unidade fora do país, em Salto del Guairá, no Paraguai.

...para o Nordeste A empresa, tradicional no Paraná, também está entrando no mercado nordestino. Há 60 dias, abriu uma loja em Salvador. Até o final do ano, serão inauguradas mais duas na cidade.

OSCILAÇÃO NO TRABALHO

A expectativa de contratações das empresas brasileiras para os próximos três meses diminuiu de 39% em março para 31% em junho.

Apesar da queda, o nível é considerado bom e coloca o país no terceiro lugar entre os mais otimistas, atrás da Índia (53%) e de Taiwan (40%), segundo pesquisa mundial do Manpower Group.

Foram ouvidos 65 mil diretores de recursos humanos de 41 países. A margem de erro é de 3,4%.

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