FOLHA DE SP - 07/12/11
HSBC transfere sede latina para São Paulo e anuncia novos investimentos
"Não viria para um lugar que vai ser vendido", diz o argentino Antonio Losada, que será o novo executivo-chefe do HSBC para a América Latina, a partir de fevereiro.
Depois de rumores em outubro de que a instituição se desfaria de parte de sua unidade brasileira, o HSBC reafirma seu interesse no país ao transferir a sua sede para a região latina do México para São Paulo, segundo o executivo.
Losada, hoje responsável pela operação do HSBC na Argentina, substituirá o brasileiro Emilson Alonso, no cargo desde 2006, que vai se aposentar e deixar o banco em fevereiro.
A operação brasileira é o quarto resultado do HSBC no mundo. Responde por mais da metade do lucro da instituição na região latina.
O HSBC prepara também outros investimentos no Brasil. "Serão contratadas 500 pessoas para a área de pequenas e médias empresas, além da de mercado de capitais, que pode crescer muito ainda no país", diz Losada.
Esse novo aporte se soma a outros investimentos feitos neste ano, quando já foram contratadas 900 pessoas.
"Com os investimentos nessas áreas, em três anos, esperamos crescer em US$ 4,7 bilhões", afirma o presidente do HSBC Bank Brasil, Conrado Engel.
O impacto da crise para os emergentes poderá vir mais pela redução de financiamento do que por queda da demanda da China por commodities, afirma Engel.
"Tenho certeza de que, se isso ocorrer, o Banco Central usará reservas para prover dólares para o mercado, além de adotar outras medidas, como a do IPI, já tomadas em 2008 e 2009."
NATAL MAIS CARO
A carga tributária dos principais produtos consumidos pelos brasileiros no final do ano pode chegar a 59,5%, segundo a empresa de consultoria e auditoria BDO RCS.
O elevado consumo de artigos como panetones permite que os fabricantes não se preocupem com o preço cobrado nas lojas, de acordo com José Santiago da Luz, sócio da companhia.
"Há algumas exceções, como os enfeites de Natal, que passaram a ser reutilizados por vários anos."
As bebidas alcoólicas estão entre os itens mais taxados. Os impostos representam 59,5%, 55,6% e 54,7% dos preços das garrafas de espumante, cerveja e vinho, respectivamente.
Cresce procura de investidores estrangeiros por emergentes
Os três principais mercados emergentes (China, Índia e Brasil) ficaram nos primeiros lugares dos países que mais recebem investimentos estrangeiros diretos, segundo pesquisa de 2011 da consultoria A.T. Kearney que será divulgada hoje em todo o mundo
O Brasil passou da quarta para a terceira posição e hoje atrai mais da metade dos investimentos destinados à América Latina. A China é o principal investidor no país.
"Além dos setores de commodities e energia, os mercados automotivo e de varejo chamam a atenção internacional", diz o sócio da consultoria Dario Gaspar.
Entre os principais motivos que fizeram os EUA caírem no ranking está a demora para o governo decidir qual rumo econômico tomar diante da crise, segundo Gaspar.
A pesquisa também mostra que, para 20% dos entrevistados, os investimentos estrangeiros diretos não voltarão aos níveis pré-crise antes de 2014.
ORÇAMENTO PÚBLICO
O Rio de Janeiro foi a capital que registrou maior alta no volume de recursos públicos investidos em 2010 (217,6%), segundo o anuário de finanças da Frente Nacional de Prefeitos.
Grandes crescimentos nos valores investidos são sempre registrados no segundo ano dos mandatos dos prefeitos.
São Paulo foi a cidade brasileira que mais investiu no total -R$ 3,1 bilhões. Comparado com o ano anterior, porém, não houve grande expansão no valor (36,5%).
Campos dos Goytacazes, no Rio de Janeiro, foi a cidade do país que teve a maior injeção de recursos per capita (R$ 1.003,15).
Passos A marca carioca de sapatos City Shoes abrirá duas lojas em SP ainda neste ano. A marca tem hoje cem unidades no país. Para 2012, a previsão é inaugurar mais 20 lojas.
Pano O segmento atacadista de tecidos da região da 25 de Março aumentou suas vendas em 15% em novembro, ante mesmo período de 2010, segundo o sindicato do setor.
HOTELARIA CORPORATIVA
O Transamérica Hospitality Group deve anunciar a construção de dois hotéis, um no interior de São Paulo e outro na Grande Brasília, até fevereiro de 2012.
O investimento nas duas novas unidades, que serão voltadas para o mercado corporativo, será feito por incorporadoras e chegará a cerca de R$ 40 milhões.
"Até o fim do próximo ano, pretendemos fechar outros três contratos para o interior de São Paulo", diz Heber Garrido, diretor da companhia.
Na capital paulista, o grupo também tem planos de expansão, por meio da troca de bandeira de hotéis que já estão em funcionamento.
"É o único jeito de crescer na cidade, porque não há mais espaço para construir em São Paulo", diz Garrido.
O faturamento estimado da companhia para este ano é de R$ 144 milhões, alta superior a 40% ante 2010.
com JOANA CUNHA, VITOR SION e LUCIANA DYNIEWICZ
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