quinta-feira, novembro 17, 2011

MARIA CRISTINA FRIAS - MERCADO ABERTO



FOLHA DE SP - 17/11/11


Concorrentes, hotéis e cruzeiros unem forças
Em parceria rara entre dois setores acostumados a se encararem como concorrentes, hoteleiros e empresas de cruzeiros marítimos pela primeira vez se uniram em um acordo para realizar projetos de capacitação, comercialização e promoção de destinos.

O contrato fechado entre o Fohb (que reúne hotéis) e a Abremar (associação de cruzeiros) prevê também união de esforços para reivindicações de mudanças na legislação trabalhista e na tributária que serão levadas ao governo.

A decisão teve como base a conclusão de estudo encomendada pela Abremar à FGV. O trabalho aponta que 15% dos entrevistados aproveitam para ampliar a viagem e permanecer na cidade de desembarque antes do cruzeiro ou depois. Destes, mais de 60% se hospedam em hotéis. Os pontos mais procurados são Santos e Rio.

"A intenção é buscar sinergia para enfrentar problemas comuns", diz Ricardo Amaral, presidente da Abremar.

Na capacitação, a ideia é aproveitar as semelhanças de carência de mão de obra em áreas comuns a ambos os segmentos, como alimentos e bebidas e recreação.

"Na comercialização, o setor hoteleiro precisa reconhecer que o setor de navios é bom em promoção e marketing. O navio pode oferecer ao cliente a possibilidade de passar o dia em terra em determinado hotel ou resort. Isso ainda é muito esporádico no Brasil. Precisa ser melhor explorado", diz Julio Serson, vice-presidente do Fohb.

SEM ESPAÇO
A taxa de vacância dos escritórios de luxo na cidade de São Paulo ficou em 7,5% no final do terceiro trimestre deste ano, segundo a consultoria Jones Lang LaSalle.

Ao final do primeiro semestre, o índice era de 7,7%.

Na CB Richard Ellis, também houve queda da taxa no mesmo período. O índice passou de 4,7% para 2,2%.

Em setembro, os imóveis vagos da construtora CCP, entre edifícios comerciais, shoppings e condomínios logísticos, chegou a 0,2%. No mesmo mês de 2010, era de 0,8%.

A construtora e incorporadora Bueno Netto está sem escritórios para alugar nos 20 prédios que possui em São Paulo. A maioria dos imóveis está localizada na região da Faria Lima e da Vila Olímpia.

Até o mês passado, a empresa tinha uma taxa de vacância de 3%.

GESTÃO NO TRI
As soluções de executivos ligados ao mercado financeiro para equacionar as dívidas do Santos Futebol Clube são abordadas em "É Tri", do jornalista Vitor Sion, desta coluna da Folha.

Além da questão administrativa, o livro trata dos três títulos do clube na Copa Libertadores.

Os lançamentos serão nos dias 22, em Santos, no estádio da Vila Belmiro, e 29 de novembro, em São Paulo, na unidade Lorena da Livraria da Vila.

MESA NATALINA
A produção de panetones da Pandurata, dona das marcas Bauducco e Visconti, deve crescer 10% neste ano, em relação a 2010.

Está prevista a fabricação de 64 milhões de unidades e um incremento de 18% no faturamento. A empresa exportará para 25 países -no ano passado, eram 22.

A Village, empresa do mesmo setor, também estima que as vendas do produto no mercado interno ultrapassem em 10% o volume do ano passado. No mercado externo, que absorve quase 5% da produção, a empresa registra vendas 30% maiores.

SEM ESPAÇO
A taxa de vacância dos escritórios de luxo na cidade de São Paulo ficou em 7,5% no final do terceiro trimestre deste ano, segundo a consultoria Jones Lang LaSalle.

Ao final do primeiro semestre, o índice era de 7,7%.

Na CB Richard Ellis, também houve queda da taxa no mesmo período. O índice passou de 4,7% para 2,2%.

Em setembro, os imóveis vagos da construtora CCP, entre edifícios comerciais, shoppings e condomínios logísticos, chegou a 0,2%. No mesmo mês de 2010, era de 0,8%.

A construtora e incorporadora Bueno Netto está sem escritórios para alugar nos 20 prédios que possui em São Paulo. A maioria dos imóveis está localizada na região da Faria Lima e da Vila Olímpia.

Até o mês passado, a empresa tinha uma taxa de vacância de 3%.

LIVRO CONCENTRADO
A venda de livros deve crescer no máximo 10% neste ano, segundo a ANL (Associação Nacional de Livrarias).

As grandes redes serão as principais responsáveis pelo aumento, de acordo com o presidente da entidade, Ednilson Xavier.

"As livrarias pequenas e médias vão, na melhor das hipóteses, atingir o mesmo índice de vendas de 2010. A sobrevivência delas depende da especialização em nichos, como o infantil e o acadêmico", afirma Xavier.

Entre as livrarias do país, 34% vendem menos que 50 mil exemplares por ano.

Em 2010, as companhias que comercializaram mais de 500 mil unidades representaram 32% do total de livrarias, segundo estudo da ANL.

"A tendência do nosso mercado é ficar cada vez mais concentrado", diz Xavier.

Lata de lixo Mais de 72% dos consumidores da classe D não observam se as embalagens de produtos no supermercado são recicláveis, segundo pesquisa da QuorumBrasil. Apenas 31% afirmam que costumam separar o lixo.

Costura A mineira Patricia Bonaldi fechou contrato com a multimarcas de luxo inglesa Harrods, que comprou a coleção de verão 2012 da estilista. A empresária inaugura sua primeira loja em São Paulo, na Bela Cintra, nesta semana.

VISÃO DE COCKPIT
A Tag Heuer Eyewear terá óculos Ayrton Senna que chegarão ao mercado em setembro de 2012. O diretor-geral Pascoal Brouard veio ao Brasil apresentar o protótipo e detalhar a parceria com o Instituto Ayrton Senna. Será um único modelo, com cores ainda em estudo. Tradicional fabricante de relógios de alta tecnologia, a Tag Heuer tem sua imagem associada a esportes. "Ayrton já tinha uma parceria com a marca. E agora, 10% do faturamento líquido irá para projetos educacionais", diz a presidente do instituto, Viviane Senna.

com JOANA CUNHA, VITOR SION e LUCIANA DYNIEWICZ

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