A crise se arrasta
ILIMAR FRANCO
O GLOBO - 26/10/11
Divisão entre os comunistas
As irregularidades no Ministério do Esporte estão incomodando os parlamentares do PCdoB, partido do ministro Orlando Silva. A publicidade negativa afeta a todos. Além disso, a crise fez aflorar ressentimentos das últimas eleições para a Câmara dos Deputados em São Paulo. Consta que o ministro montou uma poderosa máquina eleitoral em favor do cunhado, Gustavo Petta, candidato a deputado federal, que em determinado momento chegou a ameaçar a reeleição do ex-presidente da Câmara Aldo Rebelo (PCdoB-SP). Nos debates internos, teme-se que o partido se isole dos aliados ao adotar a tática da guerra contra a mídia.
"O que vai acontecer aos ministros que roubaram bilhões de reais? Está escrito aí, está gravado aí: se um ministro desses pegar cadeia, eu renuncio, senadores!”
— Mário Couto, senador (PSDB-PA)
PUTIN-MEDVEDEV. Num dia desses alguém perguntou ao ex-presidente Lula: "Lula, você quer voltar?". Sua resposta: "Nós só não podemos deixar os nossos adversários voltarem". Foi o suficiente para que se comece a especular com a fórmula Vladimir Putin-Dmitri Medvedev. Putin foi presidente e Medvedev primeiro-ministro na Rússia. Depois inverteram os papéis. Agora, Putin se prepara para voltar a disputar a presidência.
Na marra
O presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), deu preferência para o senador Fernando Collor (PTB-AL) ler seu substitutivo contrário ao fim do sigilo eterno de documentos oficiais. Não adiantou. Eles foram derrotados.
Esforço
Para tentar aprovar a reforma política na Comissão Especial, o deputado Henrique Fontana (PT-RS) desistiu do voto duplo. Seu relatório vai propor o voto belga, no qual o eleitor vota na lista do partido ou no nome de um deputado.
Despacho roubado
O presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS), determinou a abertura de investigação, pela Polícia Legislativa, para averiguar o roubo de um pé de arruda do hall do apartamento do deputado Paulo Magalhães (PSD-BA). "Esta Casa está obrigada a adotar um posicionamento firme para apurar o desaparecimento desse vaso de arruda, que nós colocamos com o objetivo de nos proteger dos maus-olhados e trazer alguns benefícios", disse Magalhães, na tribuna.
Unha e carne
Antes de apresentar emenda à Lei Orçamentária para conceder aumento real aos aposentados que ganham acima de um salário mínimo, o presidente da Força Sindical, deputado Paulo Pereira da Silva (PDT-SP), se reuniu com o PSDB.
Vigilância
Nas audiências com seus ministros, nesta semana, a presidente Dilma pede que todos reforcem a fiscalização dos convênios com ONGs. Dilma alerta que não aceitará que seus ministros digam que não sabiam de eventuais problemas.
AS BANCADAS do Rio e do Espírito Santo podem entrar com mandado de segurança no STF para tentar impedir a votação da Lei dos Royalties pela Câmara. Vão alegar perdas irreparáveis para seus estados.
O DEPUTADO petista André Vargas (PR) diz que o fato de ser do partido do governo não fez com que suas emendas fossem liberadas: "Eles foram isonômicos".
O LÍDER do PSDB no Senado, Álvaro Dias (PR), anda ameaçando deixar o partido. Reclama do tratamento recebido do governador Beto Richa (PSDB-PR).
Nenhum comentário:
Postar um comentário