Classe D acha que emprego contribui mais que estudo
MARIA CRISTINA FRIAS
FOLHA DE SP - 09/09/11
A recente melhora de vida entre os consumidores da classe D pouco tem a ver com o aprimoramento de sua situação educacional.
Para essa população, foi o emprego, com salário mensal e benefícios, o maior responsável pelo avanço das condições, de acordo com pesquisa da consultoria Quorum.
A percepção é compartilhada por quase 40% deles.
Aos estudos o sucesso é atribuído por cerca de 15% apenas, segundo a pesquisa. O peso da inflação e o acesso a crédito são mais lembrados.
As mulheres e os solteiros são os que mais perceberam mudanças nos últimos três anos. Os homens e o grupo acima dos 45 anos apontam impacto menos significativo.
Metade da renda da classe D é comprometida com despesas básicas. O que resta vai para o cartão de crédito e para as prestações de lojas. Pouco sobra para investir em educação ou lazer.
Cerca de 33% destas pessoas conseguem guardar em torno de R$ 50 por mês, dinheiro que costuma ir para a poupança.
DESAFIO SUSTENTÁVEL
A adoção de estratégias profundas de sustentabilidade por parte das empresas ainda pode demorar a sair do papel, segundo estudo da Accenture, que será divulgado na próxima semana.
Entre os principais desafios está a incerteza em relação aos investidores, que ainda não dão apoio definitivo aos esforços corporativos para criar valor por meio de produtos e serviços sustentáveis.
O consumidor, que hoje não sinaliza que a sustentabilidade conduz suas decisões de compra, também foi citado, além da imaturidade regulatória na área.
CANETADA
A Bic vai construir um novo prédio e ampliar as instalações de Manaus para abrigar quatro novas linhas. A projeção inicial é ficar com uma área de quase 40 mil m². "A expansão do centro de distribuição está em estudos, mas o investimento deve ficar em torno de R$ 30 milhões", diz o presidente da empresa, o uruguaio Horacio Balseiro. "Com crise internacional, a Bic faz o maior investimento no país e em todas as suas linhas." A Bic atua nas categorias de papelaria, barbeadores, acendedores e pilhas. Faz também artigos esportivos aquáticos, graças à paixão do fundador Marcel Bich por esportes como "windsurf". "Já estamos construindo as máquinas, quase todas na própria Bic, na França." Cerca de 30% da produção brasileira é exportada. Em 2010, a operação brasileira cresceu 13,1% ante 2009, com faturamento de R$ 540 milhões.
NOS TRILHOS
A Usiminas Mecânica, empresa de bens de capital da Usiminas, fornecerá à MRS Logística dez vagões de transporte de minério de ferro para testes.
Apesar de ter as mesmas dimensões do modelo tradicional utilizado na malha ferroviária, o novo vagão tem capacidade para transportar 18 toneladas a mais. O fundo do vagão rebaixado é que permite a carga mais pesada.
CRÉDITO A ÓLEO E GÁS
O Programa Progredir, da Petrobras, concedeu 69 financiamentos desde junho deste ano. O projeto foi feito pela petroleira em parceria com o Prominp (Programa de Mobilização da Indústria Nacional de Petróleo e Gás Natural) e com os seis maiores bancos de varejo do país.
O crédito foi tomado por 49 fornecedores do setor de óleo e gás. São Paulo é o Estado com maior número de empresas participantes do programa, 16. O Rio de Janeiro, por sua vez, tem 15. Até o momento, companhias de sete Estados já recorreram ao projeto, que diminui o custo do crédito, em média, em 20%, de acordo com a Petrobras.
Além de estimular empréstimos com juros menores, o programa agilizou o acesso ao dinheiro. Segundo a empresa, há casos em que o crédito foi liberado em 24 horas.
NOCAUTE
O evento do UFC (Ultimate Fighting Championship) realizado no Rio de Janeiro, que contou com a presença do lutador Anderson Silva, aqueceu a venda de produtos ligados às MMA (artes marciais mistas) no Brasil.
A Exim, agência licenciadora da marca, elevou em 50% a estimativa de faturamento com os 300 produtos comercializados no país.
Até o final deste ano, a companhia espera que as vendas fiquem entre US$ 120 milhões e US$ 130 milhões.
Entre os produtos licenciados, os quatro segmentos que apresentam maior destaque são papelaria, confecção, higiene e beleza.
"Havia uma resistência do consumidor, que considerava as lutas do UFC muito violentas. Hoje, os lutadores já são vistos como atletas", diz Marcus Macedo, da Exim.
Carrinho... A compra de bens duráveis e semiduráveis por consumidores da região metropolitana do Rio de Janeiro cresceu 4,7 pontos percentuais em agosto. O índice passou de 47,9%, no mesmo mês de 2010, para 52,6% neste ano, segundo a Fecomércio-RJ.
...de compras Foi o melhor percentual registrado em um mês de agosto. Nos grupos de bens mais consumidos nos últimos seis meses estão artigos eletrônicos (37,1%) e eletrodomésticos (27,1%). Os produtos mais comprados foram televisão e carro.
Calculadora Em agosto, o motorista da capital paulista pagou 1% a mais pelo litro do etanol, que passou a custar, em média, R$ 1,901, de acordo com a Ticket Car. A gasolina teve pequena retração de 0,07%, encontrada, em média, a R$ 2,717 por litro.
com JOANA CUNHA, VITOR SION e LUCIANA DYNIEWICZ
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