Rebelião
ELIANE CANTANHÊDE
FOLHA DE SP - 12/08/11
BRASÍLIA - A presidente Dilma Rousseff está sob fogo cruzado. O tiroteio vem de fora, com a crise econômica que agora ameaça o "triplo A" da França, e de dentro, com a insubordinação e as ameaças da base aliada no Congresso.
Ela tenta manter o foco na questão econômica, que não permite otimismo, apesar do refresco de ontem: reequilíbrio das Bolsas e anúncio de reservas internacionais de US$ 351 bilhões, mais de 60% acima das da crise passada.
Mas Dilma não pode se descuidar do flanco interno. A CPI, que seria só no Senado e só sobre a roubalheira no Ministério dos Transportes, ganha duplo upgrade: a nova coleta de assinaturas é para uma CPI mista (Câmara e Senado) e sobre a corrupção nos ministérios em geral. Ou seja: sobre o governo.
A ameaça, explícita na oposição (PSDB, PSOL, DEM e PPS), é dissimulada nos partidos aliados (PMDB, PR, PTB, PP e PSC), que fazem "operação padrão" no Congresso Nacional, contra o PT e o governo. Reclamam um pouco da não liberação de emendas e muito da "faxina ética" em ministérios. Sentem-se "vítimas".
Não bastasse, começa uma nova frente de batalha: Dilma mandou, e o Ministério da Justiça resolveu bater de frente com a Polícia Federal, questionando as dezenas de prisões no Turismo e a volta ostensiva de algemas, com altos funcionários sendo fotografados algemados, apesar de serem ainda suspeitos.
O argumento do Planalto e da Justiça é que a prática contraria os limites estabelecidos pelo Supremo em 2008 (algemas, só com risco de fuga ou resistência à prisão).
Dilma disse que está "tranquila" com a queda de seis pontos de popularidade na pesquisa CNI/Ibope divulgada anteontem, mas não deveria estar tanto. Até porque a ministra de Relações Institucionais, Ideli Salvatti, parece sozinha ao dar ordem unida às tropas aliadas. E ela é aquela, sim, que o ex-ministro Jobim chamou de "fraquinha".
2 comentários:
ESTOU AO LADO DA PRESIDENTA EM FAZER A MAIOR FAXINA QUE JÁ SE TEVE EM BRASÍLIA. CAMBADA DE VAGABUNDOS SAFADOS. ONDE TÁ O POVO BRASILEIRO QUE NÃO VAI PRA RUA PEDIR A PRISÃO DESTES BANDIDOS?? SOU A FAVOR O TOTAL FECHAMENTO DO CONGRESSO BRASILEIRO, POIS SÓ ASSIM O BRASIL VAI CONSEGUIR IR PRA FRENTE. BANDIDAGEM.
SOU A FAVOR DE ALGEMAR OS COLARINHOS BRANCO. SÃO MAIS BANDIDOS DO QUE QUALQUER UM QUE ESTÁ PRESO NOS PRESÍDIOS. A POLÍCIA FEDERAL PODE COLOCA ORDEM NO PAÍS TIRANDO OS BANDIDOS DE BRASÍLIA, MAS ESTÃO QUERENDO PUXAR O TAPETE DOS POLICIAIS. POR FAVOR POLÍCIA FEDERAL NÃO DEIXEM ESTES CANALHAS DE BRASÍLIA MONTAREM EM CIMA DE VOCÊS, POR QUE DEPOIS DE MONTAREM NINGUÉM MAIS MANDA NESTE PAÍS. ALGEMA NELES.
Postar um comentário