Puxadão
RENATA LO PRETE
FOLHA DE SÃO PAULO - 14/06/11
Por determinação de Dilma Rousseff, a fase dois do Minha Casa, Minha Vida, a ser anunciada com pompa nesta quinta-feira, fixará a meta de construção de 2,6 milhões de moradias -acima dos 2 milhões prometidos na campanha eleitoral. O "extra" de 600 mil unidades será destinado prioritariamente a famílias com renda de até três salários mínimos.
Assim como o lançamento, no início do mês, do programa Brasil sem Miséria, o evento desta semana integra uma "agenda positiva" com a qual o Planalto tenta virar a página da crise que derrubou Antonio Palocci e obrigou Dilma a refazer o núcleo do governo.
O amor é lindo
FHC telefonou ontem para Dilma e agradeceu pela carta repleta de elogios com a qual ela o cumprimentou pelo aniversário de 80 anos. Ele disse ter ficado "extremamente feliz" com o gesto da presidente.
#prontofalei
Ao final da cerimônia de posse de Ideli Salvatti na Secretaria de Relações Institucionais, alguém perguntou a um senador do PMDB: "E aí, no que isso vai dar?". Resposta taxativa: "Vai dar trabalho".
Caiu na rede
Ficaram para trás as metáforas boleiras da era Lula. Em seu discurso, a nova articuladora política do governo falou da importância de "multiplicar os peixes" e de cultivar "a paciência e a espera", "atitudes fundamentais para o sucesso de uma boa pescaria".
Estado civil
Do senador Jorge Viana (PT-AC), relator do Código Florestal, sobre o momento político: "A gente não pode casar de papel passado e levar vida de solteiro, como vinha fazendo o PT". A propósito, ontem Viana teria encontro com Michel Temer.
Missões especiais
O vice-presidente trabalha para amolecer a resistência do correligionário José Sarney (PMDB-AP) à nomeação de Flávio Dino, adversário de Roseana em 2010, para a presidência da Embratur. Temer já estaria perto do sucesso.
Trato...
Francisco Dornelles (PP-RJ) aproveitou a cerimônia de posse de Ideli para dar um puxão de orelhas em Romero Jucá (PMDB-RR) e Guido Mantega (Fazenda). Dornelles foi o relator, no Senado, de projeto que, por acordo, modifica as regras de funcionamento do Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica).
...é trato
As mudanças facilitariam fusões e incorporações. O Executivo estaria trabalhando para derrubá-las na Câmara. "Vocês não deveriam deixar a Ideli estrear quebrando acordo", disse Dornelles ao líder do governo e ao ministro.
Longo prazo 1
Embora em pé de guerra com o comando do PV, o deputado Alfredo Sirkis (RJ), aliado de Marina Silva, diz ser "sonho de uma noite de verão" a intenção de "marineiros" de fundar agora uma nova legenda. Ele lembra que partidos não consolidados até o início de outubro estão, pela lei, fora das eleições de 2012.
Longo prazo 2
"E nada nos garante que não teríamos os mesmos problemas na nova legenda", completa.
Mágica
Na sexta, Ministério do Esporte, AGU e representantes do BNDES e da Caixa iniciarão diálogo com o Ministério Público Federal sobre a Copa-2014. De olho nas obras paradas pela Justiça, o governo busca fórmula que permita a resposta aos questionamentos sem suspensão dos trabalhos.
Visita à Folha
Octavio de Barros, diretor de Pesquisas e Estudos Econômicos do Bradesco, visitou ontem a Folha, onde foi recebido em almoço.
com LETÍCIA SANDER e RANIER BRAGON
tiroteio
"Pegamos um país com mil problemas e ficamos quase dois anos patinando. Mas as mulheres são sempre mais generosas."
DO DEPUTADO FEDERAL DEVANIR RIBEIRO (PT-SP), amigo do peito de Lula, sobre a mensagem na qual Dilma felicitou Fernando Henrique Cardoso por seus 80 anos, classificando o tucano como "acadêmico inovador", "político habilidoso" e "arquiteto de um plano duradouro de saída da hiperinflação".
contraponto
Operação resgateEm reunião com deputados sobre a crise dos bombeiros do Rio, José Eduardo Cardozo (Justiça) recebeu um alerta de Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP):
-Cuidado, ministro, o senhor é o último dos "três porquinhos"- brincou o petebista, referindo-se à saída de cena de Antonio Palocci e José Eduardo Dutra, os outros dois coordenadores da campanha de Dilma.
-Só espero que não estejam acendendo o fogo para o churrasco, e eu no rolete...
-Apagaremos o fogo. Até o Ivan Valente, do PSOL, está aqui de bombeiro!- disse Paulinho (PDT-SP).
Nenhum comentário:
Postar um comentário