Indústria do cimento reduz previsão de consumo para 2011
MARIA CRISTINA FRIAS
FOLHA DE SÃO PAULO - 17/06/11
O SNIC (Sindicato Nacional da Indústria do Cimento) reduziu para 6% a expectativa de crescimento do consumo do setor em 2011.
No começo deste ano, a entidade previa aumento de até 9%. O número foi revisto devido às variáveis macroeconômicas, segundo o presidente José Otavio Carvalho.
"A diminuição das nossas estimativas têm relação direta com as crescentes dificuldades para obtenção de crédito no país", diz Carvalho.
Em 2010, o setor registrou alta de 15,6%. "O ano que vem ainda é uma incógnita."
As obras para a Copa do Mundo e para os Jogos Olímpicos não devem melhorar o panorama do setor.
"Os eventos antecipam investimentos, mas, para nós, o que importa são obras com tempo maior de duração."
O consumo de cimento aumentou 7,4% no país no primeiro trimestre deste ano, ante mesmo período de 2010.
A maior alta foi registrada na região Norte, de 19,7%.
O principal mercado do produto segue sendo o Sudeste, que teve aumento de consumo de 3,7% em 12 meses e representa 45,5% das vendas do setor. Em 2009, esse índice era de 47,7%.
VIZINHOS DO MICKEY
Os brasileiros estão em sexto na lista dos estrangeiros que mais procuram uma casa para comprar nos EUA, segundo dados do Trulia, um dos principais sites americanos de busca de imóveis.
Miami é a cidade preferida pelos brasileiros no Trulia. Logo em seguida vêm Nova York, Los Angeles, Orlando e Miami Beach.
Dessas cinco cidades, três estão no Estado da Flórida -o queridinho entre os não residentes dos EUA.
Do total dos 24 municípios mais populares entre os estrangeiros, dez estão localizados nesse Estado.
No ano passado, brasileiros, europeus e canadenses compraram US$ 13 bilhões em imóveis na Flórida.
Os descontos concedidos na venda de casas do Estado são apontados como um dos motivos da grande procura por imóveis na região, de acordo com o Trulia.
CENTRO JOVEM
A incorporadora W Zarzur anuncia amanhã o lançamento de um edifício residencial de 29 andares no centro de São Paulo.
O investimento na obra, que começa a ser vendida em julho e será voltada para jovens solteiros e recém-casados, foi de R$ 80 milhões.
"Construímos no centro porque podemos vender as unidades por um preço mais acessível", diz o sócio da incorporadora Ricardo Zarzur.
Os apartamentos, de até 79 m2, terão um ou dois dormitórios. O valor médio por unidade será de R$ 400 mil.
O VGV (Valor Geral de Vendas) está estimado em R$ 150 milhões.
Até o fim de 2011, a empresa lança outros cinco empreendimentos em São Paulo, sendo quatro comerciais.
SHOPPING EM CASA
A Multiplan, empresa do setor de shopping centers, lança no dia 30 o ParkShoppingSãoCaetano.
Foram investidos R$ 260 milhões no empreendimento, que será inaugurado para o público em novembro.
O foco do shopping é atender as classes A e B. "Nosso objetivo é a região do ABC, que ainda é carente nesse tipo de produto", afirma o presidente da Multiplan, José Isaac Peres.
O empreendimento ficará no novo bairro da cidade, o Espaço Cerâmica -uma área planejada com prédios comerciais, residenciais e centros de compra e lazer.
"Um shopping por si só não se basta hoje. É preciso oferecer mais. Agrupar casa e comércio é uma tendência universal", diz Peres.
com JOANA CUNHA, ALESSANDRA KIANEK, VITOR SION e LUCIANA DYNIEWICZ
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