Missão fenomenal
RENATA LO PRETE
FOLHA DE SÃO PAULO - 16/02/11
Dois dias depois de anunciar sua aposentadoria como atleta profissional, Ronaldo será escalado hoje por Geraldo Alckmin para integrar o time do governo de São Paulo na Copa de 2014. Ao lançar no Museu do Futebol o guia com as 37 cidades do Estado candidatas a subsedes da competição, o tucano formalizará o ingresso do ex-jogador no comitê do Mundial.
O convite foi feito na semana passada e prontamente acolhido pelo recordista de gols nas Copas, que deve emprestar seu prestígio ao esforço para tentar driblar alguns dos entraves que rondam a organização do evento, como a adequação do projeto do Itaquerão à capacidade exigida para abertura, de 65 mil lugares.
Assopra 1
Reunido na manhã de ontem com Paulinho da Força (PDT-SP) Gilberto Carvalho procurou amansar as centrais diante da perspectiva de vitória do governo, hoje, na votação do salário mínimo de R$ 545.
Assopra 2
O secretário-geral da Presidência sugeriu que as centrais "pensem mais à frente". Defendeu a manutenção do diálogo, lembrando que o governo quer discutir uma política para aposentados e alternativa ao fator previdenciário.
Exemplo
Em encontro do PDT com Carlos Lupi, deputados cuidaram de lembrar que, em 1954, João Goulart deixou o Ministério do Trabalho do governo de Getúlio Vargas na esteira de uma queda de braço em torno do salário mínimo. Não que Lupi tenha intenção de abandonar a cadeira.
Cardápio
Deputados se referem ao articulador político do governo, Luiz Sérgio, que ontem circulava pela Câmara, como "ministro-garçom". Isso porque o petista "só anota pedidos".
Lenço
Ministros chamados ao gabinete de Dilma Rousseff saíram desolados com a parte que caberá a suas respectivas pastas no facão no Orçamento. O mais abatido era Aloizio Mercadante (Ciência e Tecnologia).
Deixa comigo
Em negociação com peemedebistas, Antonio Palocci (Casa Civil) sugeriu que o partido abençoe a manutenção de Paulo Roberto Costa na diretoria de Abastecimento da Petrobras -hoje ele é da cota do PP. Renan Calheiros (AL) abraçou de imediato a ideia. Costa é esperado pelo novo padrinho nesta semana.
Pano rápido 1
Com medo de reavivar o caso Paulo Preto, o PSDB-SP arquivará pedido do deputado João Caramez para que o conselho de ética investigue o tesoureiro-adjunto Evandro Losacco. Declarações atribuídas a ele pela revista "IstoÉ" apontam suposto caixa dois em campanhas envolvendo o ex-dirigente da Dersa.
Pano rápido 2
O comando da sigla espera justificativa redigida por Losacco, recém-nomeado à direção da EMTU, para sepultar a apuração. "A gente deveria aprender o 11º mandamento do Serra. Tucano não pode bicar tucano", resume o secretário-geral, César Gontijo, em referência a pedido feito pelo ex-governador.
Da janela Acompanhado de Paulo Okamotto, encarregado da formatação de seu instituto, Lula conversou ontem por duas horas com Luiz Marinho (PT) na Prefeitura de São Bernardo. Não falou de salário mínimo, mas quis saber das obras antienchente do PAC na cidade.
Visita à Folha
Fernando Henrique Cardoso, ex-presidente da República, visitou ontem a Folha, a convite do jornal, onde foi recebido em almoço. Estava acompanhado de Ana Cristina Pessini, assessora de comunicação e imprensa do iFHC.
com LETÍCIA SANDER e FABIO ZAMBELI
tiroteio
Não houve ameaça, nem mesmo velada. E nós não aceitaríamos isso. Somos aliados, não subordinados ao governo.
DO LÍDER DO PDT NA CÂMARA, GIOVANNI QUEIROZ (PA), sobre a posição do partido, contrária à orientação do Palácio do Planalto, na votação do novo valor do salário mínimo, prevista para ocorrer hoje no Congresso.
contraponto
Resenha literária
Ao chegar ontem para reunião com o secretário-geral da Presidência, Gilberto Carvalho, o deputado Paulinho da Força, que no mesmo dia publicou artigo na Folha criticando o salário mínimo de R$ 545 proposto pelo governo, tentou quebrar o gelo com uma autocrítica:
-Nunca escrevi um discurso tão ruim na minha vida, ministro! Bota pelego nisso!
Carvalho cuidou de afagá-lo:
-Pelego! O que é isso? O teor é duríssimo!
Nenhum comentário:
Postar um comentário