GVT investirá R$ 2 bi em três anos em São Paulo
MARIA CRISTINA FRIAS
FOLHA DE SÃO PAULO - 20/01/11
A GVT investirá R$ 2 bilhões nos próximos três anos para disputar o mercado de telefonia, banda larga e TV por assinatura em São Paulo.
"São Paulo é o melhor lugar em que a GVT poderia entrar. Estamos com uma expectativa muito positiva", afirma Amos Genish, presidente da companhia.
A GVT, que entrará no mercado dominado por Net e Telefônica, estuda disponibilizar internet com velocidade de 35 Mbps (Megabits por segundo) por menos de R$ 100. Os pacotes de 15 Mbps custarão R$ 79,99.
Os serviços da empresa, hoje disponíveis apenas para o meio corporativo, serão comercializados para residências da capital paulista no segundo semestre de 2011.
A data de lançamento depende de autorizações da Prefeitura de São Paulo e de obras da GVT, afirma Genish.
Na próxima semana, a empresa fará pré-lançamentos em Santo André e São Bernardo. Em SP, a GVT atende Campinas, Sorocaba, Osasco, Guarulhos, entre outras.
"Achamos melhor começar com mercados menores, até para podermos ajustar a nossa proposta de valor para São Paulo", explica Genish.
VENDA
O presidente da GVT disse que a Vivendi, que comprou o controle da companhia por R$ 7,8 bilhões, ajuda a empresa a "pensar grande".
"Eles nos ajudaram a entrar no ramo da TV por assinatura e a pensar além das telecomunicações", afirma o israelense Genish.
O pacote de TV por assinatura da empresa, segundo o executivo, terá ferramentas de interatividade e acesso rápido à internet.
Em 2010, a CVM (Comissão de Valores Mobiliários) aceitou a proposta de R$ 150 milhões da francesa Vivendi pelo fim do processo sobre irregularidades na operação.
O valor, porém, não é significativo para Genish.
"Não muda nada para nós. A Vivendi ganhou R$ 4 bilhões com o nosso crescimento no último ano."
NÚMEROS DA EMPRESA
R$ 2,0 bi
será o investimento em São Paulo nos próximos três anos
R$ 400 mi
serão investidos neste ano
R$ 2,4 bi
é o faturamento estimado da GVT em 2010
R$ 7,8 bi é o valor da compra do controle da GVT pela Vivendi
CIDADES COM LANÇAMENTOS
2011
- Osasco
- Guarulhos
- Santo André
- São Bernardo do Campo
- São Paulo
2010
- Fortaleza
- João Pessoa
- Campina Grande
- Olinda
- Sorocaba
- Jundiaí
- Campinas
- Piracicaba
COMPRA SEGURA
O seguro prestamista, que garante o pagamento de prestações em caso de morte, invalidez ou desemprego, cresceu 23% e movimentou R$ 3,05 bilhões de janeiro a novembro de 2010, segundo a Fenaprevi. A alta foi a maior desde 2007, impulsionada pelo varejo, forte canal de distribuição desta modalidade de seguro.
Mineração...
Após a joint venture entre a Usiminas e a Sumitomo no ano passado, a Mineração Usiminas fechou 2010 com produção de 6,8 milhões de toneladas. O número é 24% superior ao registrado em 2009.
...e investimento
A empresa começa a investir R$ 4,1 bilhões em suas jazidas na região de Serra Azul (MG), neste semestre. A meta é elevar a produção para 29 milhões de toneladas no ano de 2015.
Pavimentação...
A ArcelorMittal Tubarão atingiu 1 milhão de toneladas de acerita, que pode ser aplicado em pavimentação rodoviária. Segundo a empresa, proporciona queda de 30% de custos com material para obras e suporta cargas melhor.
...e produtos
Em 2010, a receita total com a venda de coprodutos chegou a R$ 69,06 milhões. Em 2009, a comercialização foi de 1,9 milhão de toneladas, com receita de R$ 54,7 milhões.
Consultoria A multinacional americana Robert Half contratará 30 consultores em São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte no primeiro semestre de 2011. As vagas são nas áreas de finanças, marketing, engenharia, tecnologia e mercado financeiro.
Movimento no porto
A Portonave, terminal portuário de Navegantes (SC), movimentou 582.137 TEUs (unidade equivalente a um contêiner de 20 pés) no ano passado, aumento de 40,5% sobre 2009. O número de contêineres cresceu na mesma proporção.
Cresce número de consultoras de vendas diretas
Empresas de vendas diretas do segmento de cuidados pessoais registraram aumento no número de consultoras e consultores em 2010.
A Natura acaba de ultrapassar a marca de 1 milhão de revendedoras no país -o dobro do registrado há cinco anos pela empresa.
Entre as estratégias adotadas está a criação de consultoras orientadoras, que aproximaram a empresa das consultoras e do consumidor final, segundo a companhia.
A Avon, que só terá o número final de 2010 quando divulgar o balanço, tinha em julho mais de 1,1 milhão de revendedoras.
A Jequiti encerrou o ano com 162 mil revendedoras no país, aumento de 38% na comparação com 2009.
No final de dezembro, a Mary Kay registrava 71,5 mil consultoras, o que representa alta de 64%.
"Investimos em reconhecimento, com programas de incentivos diferenciados, como joias e viagens", diz Alvaro Polanco, diretor-geral da Mary Kay Brasil.
A Hinode teve alta de 15% no número de revendedoras, para 45 mil. O que impulsionou o aumento, segundo a empresa, foi a abertura de centros de distribuição no Norte e no Nordeste.
O setor de vendas diretas no país contabilizava no terceiro trimestre 2,7 milhões de revendedoras, alta de 12,5% sobre igual período de 2009, segundo a ABEVD (associação do setor).
Saúde
O setor de equipamentos e suprimentos para a indústria médico-hospitalar cresceu em 2010, segundo a Abimed (associação de importadores de equipamentos e produtos do setor). De janeiro a outubro, a produção subiu 18% ante igual período de 2009. Até novembro foram geradas mais de 7.600 vagas no setor, segundo o ministério.
Estufa
O Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Belo Horizonte (MG), fará um inventário de emissões de gases de efeito estufa. O levantamento começa a ser produzido na última semana de janeiro pela WayCarbon, consultoria ambiental criada a partir da fusão da empresa paulista Keyassociados com a mineira MundusCarbo.
com JOANA CUNHA, ALESSANDRA KIANEK e VITOR SION
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