Gestora de recursos investe em shopping em Betim
Maria Cristina Frias
Folha de S.Paulo - 23/11/2010
A gestora de "private equity" Prosperitas Investimentos deve anunciar na próxima semana a construção de um novo shopping no município mineiro de Betim.
Os recursos envolvidos podem ser da ordem de R$ 100 milhões, segundo a empresa, que é especializada no mercado imobiliário.
A Prosperitas, que já tem dois projetos arquitetônicos, está em fase final de negociação com proprietários de duas áreas em Betim. O contrato deve ser assinado nos próximos dias para viabilizar o início da comercialização das lojas em dezembro.
O futuro shopping center terá área construída de 75 mil m2 e área bruta locável estimada em cerca de 35 mil m2.
Estão previstos um hipermercado, seis salas de cinema e espaço de 4.000 m2 para loja de artigos para casa, externa ao shopping, mas que funcionará como âncora.
"É complicado fazer esse mix de lojas. As âncoras são importantes para o shopping fazer sucesso, mas as demais lojas, as satélites, pagam aluguel maior", diz Luciano Lewandowski, da Prosperitas.
"Se, por exemplo, uma âncora paga um aluguel de R$ 20 o m2, as satélites pagam R$ 120 o m2."
O shopping terá como público-alvo as classes B e C.
Outros investimentos do grupo em shoppings giraram em torno de R$ 100 milhões a R$ 120 milhões. Em Macapá, a gestora fará investimento de R$ 110 milhões para ter um shopping de 105 mil m2 de área construída.
A Prosperitas inaugurou em Campinas, no sábado passado, um shopping destinado à classe C e constrói outro no Rio. A companhia também tem projetos de logística e loteamentos.
SEGURO NO CARTÃO
Os cartões entraram no radar do mercado segurador. Pesquisa revela que 54% dos brasileiros possuem seguro para cobrir gastos feitos por terceiros em caso de perda ou roubo do cartão.
O levantamento foi realizado pela consultoria do setor CardMonitor.
Outras modalidades também estão ganhando destaque. Os seguros de vida estão presentes na carteira de 7% das pessoas pesquisadas.
Já os de acidentes pessoais estão em 5% dos cartões, segundo a consultoria.
"O cartão é o veículo ideal para a venda de diversos tipos de seguros, principalmente os mais simples, que só fazem sentido, do ponto de vista financeiro, se forem massificados", explica José Antonio Carvalho, sócio da CardMonitor.
A pesquisa, que será apresentada na próxima quinta-feira no 2º Fórum CardMonitor de Inteligência de Mercado, em São Paulo, ouviu 1.758 pessoas, em 11 cidades brasileiras.
FALÊNCIAS EM QUEDA
O volume de pedidos de falência e de recuperações judiciais recuou em outubro no país. Foram requeridos no mês 142 pedidos de falências, com queda de 12% na comparação com setembro, segundo pesquisa da Equifax.
Os requerimentos de recuperação judicial tiveram retração de 10% em outubro, registrando 18 pedidos.
Já o número de falências decretadas apresentou queda de 19% sobre setembro.
Fatura... A Casa & Vídeo e a Classic Corretora de Seguros lançam parceria para assegurar as compras feitas com o cartão de crédito da rede varejista. O seguro de perda e roubo do cartão garante a quitação, por exemplo, das compras indevidas.
...segura Outra opção é o serviço de proteção financeira, que assegura o pagamento das faturas em aberto em caso de desemprego ou invalidez permanente causada por acidente. Um dos alvos são os profissionais liberais, como motoristas de táxi.
COMO UMA ONDA
A norte-americana Lightning Bolt, de vestuário e pranchas de surfe, inicia nova operação no Brasil.
A marca, presente no país desde 1977 sob forma de licenciamento, vai a partir de agora ser comandada pela matriz americana.
"O potencial do mercado brasileiro de surfe é gigante. Com a economia em crescimento, o país tem se tornado muito atrativo para americanos e europeus", diz Jonathan Paskowitz, CEO da empresa, que está no Brasil.
Paskowitz é de uma tradicional família de surfistas. Seu pai, Dorian "Doc" Paskowitz, 90, considerado guru do surfe americano, terá a vida relatada em filme.
O ator Sean Penn vai interpretar o papel de Doc nas telonas. As filmagens devem começar em 2011, segundo Paskowitz.
A Lightning Bolt tem planos de abrir duas lojas no Brasil, uma no Rio e outra em São Paulo, em dois anos. As roupas e pranchas da marca serão vendidas em lojas multimarcas.
SUDESTE CRESCE EM VOLUNTARIADO EMPRESARIAL
A concentração de empresas que investem em voluntariado empresarial na região Sudeste aumentou nos últimos três anos: de 61%, em 2007, para 84%, em 2010.
A conclusão é da pesquisa recém-concluída pelo CBVE (Conselho Brasileiro de Voluntariado Empresarial), que será divulgada no próximo dia 2, no Rio de Janeiro.
Cresceu também a participação de grandes empresas que contribuem ao motivar funcionários para o voluntariado. Era de 59% em 2007 e chegou a 73% em 2010.
O percentual de empresas que investem mais de R$ 200 mil ao ano em ações voluntárias subiu de 19% para 36% no último triênio.
Mais de 20% das companhias estão dispostas a aumentar entre 5% e 15% os gastos em incentivo ao voluntariado empresarial no ano que vem, segundo a pesquisa da CBVE.
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