Anatel restringe venda de aparelho móvel da Nextel
Maria Cristina Frias
Folha de S.Paulo - 17/06/2010
A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) determinou que a operadora Nextel deixe de vender acessos do SME (Serviço Móvel Especializado) a pessoas físicas, sem comprovação de vínculo a grupos de usuários de atividades específicas ou pessoas jurídicas, de "forma indiscriminada".
A medida cautelar da Anatel aumenta a burocracia para as vendas da Nextel, cuja receita cresceu 39% em 2009.
A companhia deverá, conforme a determinação da agência, exigir de pessoas físicas "prévia comprovação, e não somente declaração própria, de que o novo cliente realize atividade específica".
A operadora terá também de publicar anúncios para retificar informações nos mesmos meios de comunicação em que veiculou a publicidade desde 9 de abril de 2008.
Nesses anúncios, deverá ressaltar que o público alvo da Nextel são pessoas jurídicas e pessoas que realizem atividade específica.
A Anatel dá prazo de 60 dias, a contar do recebimento da medida, e fixa multa de R$ 10 milhões, caso a operadora descumpra qualquer uma das obrigações determinadas pela agência.
A empresa ainda pode recorrer. Se o fizer, segundo a Anatel, a decisão irá ao conselho diretor da agência. Em seu despacho, de 24 de maio deste ano, o superintendente interino de serviços privados, Dirceu Baraviera, informa que a determinação decorre de denúncia.
Em nota, a Nextel afirma que "o despacho da Anatel representa uma decisão liminar sujeita a revisão -que foi motivada por processo movido pela concorrência".
A operadora afirma ainda que observa leis e normas de operação no mercado.
"O controle da venda de aparelhos para fins profissionais é um processo que vem sendo aprimorado para garantir a obediência à regulamentação vigente."
Nestlé e CEF lançam mercado e agência flutuantes no Norte
A Nestlé e a Caixa Econômica Federal lançam supermercado e agência flutuantes para atender comunidades da região Norte do país.
A Nestlé inaugura hoje seu primeiro supermercado flutuante, que irá navegar pelo rio Pará (PA) e oferecer produtos da marca à população ribeirinha de 18 cidades.
A iniciativa faz parte do projeto "Nestlé até você", que tem como objetivo atender consumidores de baixa renda do país e ampliar os negócios da empresa.
Dos R$ 16 bilhões faturados pela empresa no ano passado, R$ 1,3 bilhão veio dos negócios voltados à população de baixa renda.
A partir do dia 1º de julho, o supermercado flutuante irá atender 800 mil pessoas por mês que moram em comunidades ao redor de Belém. No começo, esses consumidores poderão comprar 300 produtos da marca.
A Caixa lançou edital para contratar uma agência-barco para a região amazônica. Serão atendidos moradores de oito cidades, em que residem 253 mil habitantes.
Além da abertura de contas, a agência-barco vai fazer o pagamento de PIS, seguro-desemprego e outros benefícios sociais. A embarcação irá permitir o acesso de portadores de deficiência.
A licitação, que será feita na modalidade de pregão eletrônico, estava prevista para hoje, mas foi prorrogada. A nova data deve ser anunciada em breve, segundo informa a Caixa.
Emergentes No Brasil
A área de fusões e aquisições tem assistido a dois movimentos no Brasil: de um lado, empresas brasileiras compram outras companhias, não apenas no país, como também, no exterior; e, de outro lado, empresas emergentes adquirem brasileiras, segundo Marcus Silberman, corresponsável pela área de fusões e aquisições de países emergentes do Credit Suisse.
Em 2007, 5% das compras de empresas nacionais foram de emergentes. No biênio 2008/2009, foram de 3%.
Só no primeiro trimestre deste ano, a aquisição de companhias domésticas por emergentes atinge 11%.
Silberman afirma que, entre 2003 e 2009, a atividade em mercados emergentes tem crescido anualmente 25,1%.
Nos países desenvolvidos, a alta é de 5,6%. A atividade de fusões e aquisições em emergentes, que era de apenas 8,6% do volume global em 2003, foi de 20,6% em 2009. Só no primeiro trimestre, o volume de transações com emergentes foi de 43% do total global ante 19% do mesmo período de 2009.
"Se a crise não se agravar, neste ano, pode crescer de 30% a 50% a mais do que em 2008, o melhor ano do setor no Brasil", diz Silberman, que trabalha em Nova York.
Na telinhaImpulsionado pela Copa, o volume de vendas de TVs cresceu 482% em maio deste ano na comparação com o mesmo período de 2009. O dado é da Agis, distribuidora de marcas como Philips, Samsung e Sony no país.
FestançaO Studio Festi, do italiano Valerio Festi, que assinou o desfile de despedida de Valentino, abre escritório em São Paulo, única filial na América do Sul. A empresa organiza, em Brasília, dia 7 de setembro, o evento "Raízes do Futuro", sobre a história do Brasil, com 1.300 artistas e público de 2 milhões.
PatríciosDe olho no mercado brasileiro, representantes de instituições financeiras de Portugal se reuniram com o advogado Ernesto Tzirulnik, presidente do IBDS (Instituto Brasileiro do Direito do Seguro), para conhecer o projeto de lei 3.555/04, que tramita no Congresso e que pretende implementar a primeira lei de contratos de seguros do Brasil.
Ordem do discursoNo livro "Faça como Steve Jobs e Realize Apresentações Incríveis em Qualquer Situação", Carmine Gallo revela o método dos discursos do fundador da Apple, famoso por conquistar plateias. O autor, especialista em técnicas de comunicação e em treinamento de altos executivos, analisa da roupa à linguagem e às palavras-chave de Jobs e mostra como seguir o mesmo caminho.
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