| |
Há risco simbólico em mexer, precipitadamente, na menor taxa básica da história Mesmo dividido, não foi má decisão do Banco Central manter a Selic em 8,75% ao ano até a reunião de abril. A despeito das pressões inflacionárias dos últimos meses - e de a autoridade monetária ter um compromisso firme com aspectos técnicos -, há um risco simbólico em tirar do país a menor taxa básica da história. A economia brasileira respondeu bem aos estímulos monetários e fiscais do pós-crise. A atividade econômica está positiva pelo quarto trimestre seguido, ninguém duvida, e o mercado de trabalho bateu recorde de abertura de vagas em janeiro e fevereiro. Mas há sinais claros também de recuperação do investimento, que em algum tempo pode dar conta da demanda aquecida. O fim da desoneração de duráveis também tende a jogar o mercado consumidor e a oferta de crédito para níveis mais racionais. De outubro a janeiro, a média dos núcleos de inflação com base no IPCA, índice oficial, subiu sem parar. O movimento, contudo, perdeu fôlego no mês passado (veja o gráfico). É motivo suficiente para o BC dar mais um tempo antes de apontar suas flexas para o alto. Câmbio no shopping Lojas especializadas crescem, de carona na demanda por viagens internacionais Cresce o número de lojas de câmbio em shoppings no Rio. A alta vem da maior demanda por viagens internacionais na (nova) classe média, por transferências financeiras de ou para fora do Brasil e de mais turismo no estado. A Action, rede com 30 lojas de câmbio no país do Banco Rendimento, vai inaugurar filial no Nova América, em Del Castilho, mês que vem. Será a segunda no Rio - a primeira funciona desde 2008 no Shopping Iguatemi, na Tijuca. "Vamos abrir outra no Shopping Tijuca, em junho. A demanda deve aumentar com a Copa 2014 e as Olimpíadas", diz Sheila Reis, gerente de negócios da Action. Ela aponta perfis diferentes de demanda: "Na Zona Sul, é mais compra de moeda nacional por turistas. Na Zona Norte, de moeda estrangeira por quem vai viajar para o exterior". André Caruso, à frente da Renova, outra com 30 lojas no Brasil, confirma a maior demanda dos viajantes, com 70% das operações na área. "Há lojas com outras solicitações. A do Plaza Shopping Niterói tem forte remessa financeira para o exterior, por conta de estrangeiros que trabalham em estaleiros locais", diz. A Master Travel, do NorteShopping, que mantém também uma agência de viagens, destaca que os shoppings oferecem segurança e comodidade. Futuro em risco 1 Paulo Fleury, do Instituto Ilos, prevê um apagão de infraestrutura nos municípios produtores, se o Rio perder a briga contra a emenda Ibsen. Ele lembra que novas bases de apoio offshore devem ser criadas nos próximos anos. "Significa mais gente nessas cidades. A falta de serviços básicos pode gerar caos", diz. Futuro em risco 2 Municípios como Seropédica, Queimados e Japeri vão crescer muito, caso a nova base da Petrobras em Itaguaí seja confirmada. "Eles não terão vista para o mar, mas receberão prestadoras de serviço e fluxo populacional, como Macaé", completa Cristiano Prado, da Firjan. Lista telefônica Oi e TeleListas assinaram produção e distribuição de listas telefônicas para 24 estados. É contrato de R$ 50 milhões. Compensação A Fecomércio-RJ vai cobrar da Light o ressarcimento dos prejuízos dos lojistas com os apagões em reunião, amanhã, com executivos da empresa. O varejo quer ainda detalhes do plano de investimentos da distribuidora em 2010. Ocasião A Casa&Video fez da falta de luz oportunidade comercial. Desde ontem, a rede está enviando a clientes cadastrados e-mail com ofertas de produtos ligados aos apagões. Tem de pilhas e lanternas a um circulador de ar com bateria recarregável, que funciona até 72 horas. Crescimento O Rio abrigará 40 das 180 agências que o Santander vai abrir este ano no Brasil. Crescimento maior só em São Paulo: 60 unidades. Pedro Coutinho, diretor executivo, anunciou a meta de expansão aos funcionários ontem. Serão abertas 400 vagas no estado. Direção virtual A BSG, de consultoria para serviços de transportes, lançou game para treinar motoristas de veículos com cargas perigosas no setor de combustíveis. A ferramenta de R$ 500 mil, criada pela T&T, deve dobrar as receitas da empresa em um ano, diz o sócio Gilson Fonseca. Lubrificante O Sindicom criou grupo executivo só para lubrificantes. Liderado por Nelson Gomes (Mobil/Cosan), promete brigar por regulamentação específica na ANP. RECÉM-NASCIDA A LINHA Johnson's Baby vai mudar de embalagem. A troca começa mês que vem, com os produtos para cabelos. Frascos e tampas são feitos de plástico reciclável. O mercado de itens de higiene infantil cresce 15% ao ano. Liberdade em jeans A LEVI'S convida o público jovem a se expressar e transpor limites na nova fase da campanha "GO Forth". Criada pela Wieden+Kennedy para a Levi's das Américas, ela mescla paisagens naturais e frases de incentivo como "Siga em frente!" e "Levante-se para o mundo". As fotos de Ryan McGinley, reforçam a relação entre juventude e liberdade. A marca investirá metade da verba em ações na internet. O IBMEC Online lança MBA em Finanças. O grupo faz um ano e espera triplicar o total de alunos em 2010, para 3.200. A meta em quatro anos é que os cursos on-line cheguem a 20% das receitas do Ibmec. Finanças femininas A Sophia Mind, empresa do grupo Bolsa de Mulher, mapeou o planejamento financeiro da brasileira, em consulta a 2.096 mulheres, no fim de 2009. A pesquisa reforça o papel de chefe de família: 77% delas decidem os gastos em casa. Quase metade investe parte da renda (veja o quadro) - a maioria, para comprar um imóvel. A aposentadoria preocupa pouco: 73% não têm plano de previdência. O estudo será apresentado hoje por Ciça Mattos, do Bolsa, no Invest Mulher II, seminário da Apimec. Para baixo 1 A Prefeitura do Rio reduziu em 11,5% os gastos com conservação em 2009, calcula a equipe da vereadora Andrea Gouvêa Vieira (PSDB). O orçamento da área caiu de R$ 386,974 milhões em 2008 para R$ 342,498 no ano passado. Para baixo 2 O investimento do ano de estreia de Eduardo Paes, segundo a vereadora, foi o menor da década. Foram 6,2% das receitas, contra média de 10% em anos anteriores. Para cima A criação de empregos formais na cidade do Rio no primeiro bimestre (+0,54%) superou os resultados da Região Metropolitana (+0,45%) e do estado (+0,4%). Os dados são do Caged. LIVRE MERCADO A ETNA lança site na 2° e passa a vender pela internet. Espera alta de 10% nas vendas este ano. A CCM inaugura hoje lojaconceito em Icaraí, Niterói. Com projeto do arquiteto Ricardo Campos, custou R$ 600 mil. A PROVENCE & Cia abriu no Rio Plaza a segunda loja na cidade. Prevê aumento de 40% nas vendas A CARADECÃO Empresarial está produzindo programas ao vivo para a TV Boticário. Serão exibidos na rede de franquias da marca. A SIMPLES Agência fechou contrato com o grupo Buscapé. Vai assinar as ações em mídias sociais das marcas Buscapé, Bondfaro e Lomadde.com. A FIRST Class investiu R$ 800 mil (não milhões) nas lojas de Recife e Maceió. |
quinta-feira, março 18, 2010
FLÁVIA OLIVEIRA - NEGÓCIOS e Cia
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário