FOLHA DE SP - 23/04/12
Uso de navios de cruzeiro como hotéis na conferência Rio+20 está descartado
Apesar de cogitada pela Prefeitura do Rio, está descartada a possibilidade de fretar navios de cruzeiro para servirem como hotéis durante a Rio+20, conferência da ONU sobre sustentabilidade marcada para junho.
Com 50 mil pessoas esperadas para o evento, a carência de leitos na rede hoteleira preocupa as autoridades.
Há cerca de um mês, companhias de cruzeiros foram contatadas por empresas de turismo para este fim, diz Ricardo Amaral, presidente da Abremar (associação do setor de cruzeiros).
"Para junho deste ano, os navios foram vendidos para outros roteiros há bastante tempo", diz Amaral, que também dirige a Royal Caribbean no Brasil. Dias depois, as solicitações passaram a ser feitas diretamente às matrizes da empresas no exterior, segundo o executivo.
Como um dos e-mails vinha de órgão do governo, Amaral diz que respondeu chamando para conversar sobre os próximos eventos, como Copa e Olimpíada, que ainda têm tempo hábil.
"Não tive resposta. Não podemos atender para a Rio+20, mas ainda é possível contratar para os eventos esportivos dos próximos anos", diz.
O último bimestre deste ano é o prazo-limite para fazer contratos com foco no evento de 2014.
Procurada, a Prefeitura do Rio de Janeiro disse que não tem informações.
CHURRASCO EM NOVO FORMATO
Pouco mais de um ano após virar sócia majoritária do grupo Porcão, a Brasil Foodservice Group dá início a um projeto agressivo de expansão da rede.
Com aporte de cerca de R$ 140 milhões, deve inaugurar até o fm do ano 30 unidades do Porcão Gourmet -restaurante com bufê e tíquete mais barato que o dos estabelecimentos do modelo atual.
"Elas terão o mesmo tamanho das churrascarias, com 500 lugares, em média. A quantidade de funcionários é que será menor", afirma o presidente do grupo, Hélio Fiúza.
A empresa pretende ainda abrir ao menos outras seis churrascarias no formato tradicional (em Florianópolis, Curitiba, Manaus, Goiânia, São Luís e Rio de Janeiro).
"[O Porcão] era uma marca boa, um conceito bom, mas pouco explorado."
A expansão deve continuar no próximo ano, sem que a empresa espere os resultados das novas lojas. "Vamos abrir mais umas 15 unidades em 2013", diz Fiúza.
Um restaurante na Europa também está em negociação.
RS 150 milhões foi o faturamento aproximado do grupo em 2011
35% é o que a empresa espera crescer neste ano
15 Estados deverão ter ao menos um Porcão Gourmet ainda em 2012
1.200 é o número de funcionários
4.000 deve ser o número de empregados após a expansão
VIZINHANÇA INTERLIGADA
Mais de 30 projetos de infraestrutura na América do Sul para integrar a região somam investimentos de US$ 21 bilhões, segundo levantamento realizado pela Fiesp em viagem pelos países nos últimos meses.
O número será divulgado em evento nesta semana, na entidade, em São Paulo.
O Fórum de Infraestrutura da América do Sul-8 Eixos de Integração reunirá autoridades dos governos de Peru, Colômbia, Brasil e outros, além de empresários.
"A ideia é fazer uma rede em que o empresário do Paraguai conheça o ministro da Colômbia, por exemplo. E vão começar a discutir como serão as concessões, quando serão as licitações, o início das obras e outros assuntos para impulsionar os projetos", afirma Carlos Cavalcanti, diretor da Fiesp.
O cronograma prevê que todas as construções estejam prontas até 2022, de acordo com a entidade.
INVASÃO VERDE
A rede de origem capixaba Hortifruti, que tem mais de 20 unidades no Rio de Janeiro, vai entrar no mercado de São Paulo.
Serão abertas duas lojas no Estado no segundo semestre deste ano.
O plano de expansão da empresa, que prevê investimentos de mais de R$ 25 milhões, abrange outras duas lojas no Estado do Rio, segundo Tiago Miotto, presidente da rede.
"O projeto também tem investimentos em logística e pode crescer se aparecerem outras oportunidades", diz Miotto.
Ele afirma que também querem abrir uma filial em MG, onde as negociações estão adiantadas.
Além de frutas, legumes e verduras, a rede, que oferece nutricionistas aos clientes, vende outros produtos, como vinhos, carnes e artigos de mercearia.
Trabalho Feminino
A carreira é hoje mais importante para as mulheres do que para os homens, de acordo com pesquisa do Pew Research Center feita nos Estados Unidos.
O levantamento mostra que 66% das mulheres entre 18 e 34 anos colocam a profissão como prioridade. Entre os homens, o número é de 59%.
Em 1997, a situação era inversa. Para 58% dos homens, o trabalho era considerado algo muito importante, enquanto um percentual um pouco menor de mulheres (56%) pensava desse modo.
Sucesso no casamento é, hoje, prioridade para 37% das mulheres e para 29% dos homens. No total, 1.696 pessoas foram ouvidas.
Negócios... No primeiro trimestre deste ano, o mercado de fusões e aquisições se manteve em linha com os últimos dois anos, com 176 transações anunciadas, segundo relatório da PwC.
...na mesa A perspectiva para o restante deste ano é que o mercado alcance um novo recorde de transações, de acordo com estimativas da PwC (PricewaterhouseCoopers).
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