FOLHA DE SP - 21/12/11
Inflação geral derruba crescimento do segmento de higiene e beleza no Brasil
Habituado a crescimentos generosos, principalmente após a aceleração do consumo nas classes C e D, o setor de higiene, perfumaria e cosméticos terá números decepcionantes neste ano.
"Somos mal acostumados com crescimentos reais de dois dígitos. Era isso que planejávamos para 2011", diz João Carlos Basilio, presidente da Abihpec (associação da indústria de higiene, perfumaria e cosméticos).
O setor esperava aumento real acima de 10%, mas deve registrar apenas 4,5% neste ano, segundo Basilio.
"No nosso setor, a inflação não foi tão grande. Até contribuímos para que ela fosse mais baixa. Não tivemos alta de preço que pudesse justificar uma expectativa de crescimento tão pequena."
"O índice do setor foi 30% mais baixo que o IPCA completo e a Fipe", afirma.
O que ocorreu foi o reflexo da alta de preços em outros produtos, que comprometeu o consumo de cosméticos e itens de higiene pessoal.
"Nas classes C, D e E, a inflação acaba com a festa."
O faturamento em 2010 foi de R$ 27,2 bilhões.
NÚMEROS DO SETOR
10% era a estimativa anterior de crescimento real
4,5% é a atual estimativa de crescimento real
8% é a atual estimativa de crescimento nominal
R$ 27,2 BILHÕES FOI O FATURAMENTO EM 2010
QUARTO ECONÔMICO
A operadora Hotelera Posadas, detentora das marcas Caesar Park e Caesar Business, assina hoje contrato para a construção de um empreendimento de três estrelas em Vinhedo (SP).
O novo hotel, que será inaugurado no primeiro semestre de 2014, terá 110 apartamentos.
Será a segunda unidade da bandeira econômica da companhia no Brasil. Há duas semanas, foi anunciada a construção de um hotel em Belo Horizonte (MG).
Até 2016, a companhia abrirá 13 hotéis de três estrelas no Brasil. Outros países da América do Sul, como Argentina, Chile e Peru, também receberão unidades da bandeira One Hotels.
No total, serão 21 empreendimentos no continente. "É um modelo que deu certo no México", afirma o diretor-geral da operadora, Francisco Gutiérrez.
Shopping centers devem atingir meta e crescer 12% em 2011
Mesmo com a crise econômica, o setor de shopping centers deve atingir sua meta para 2011 e crescer 12% neste ano, de acordo com a Abrasce (Associação Brasileira de Shopping Centers). Até outubro passado, o aumento era de 11%.
"A indústria de shopping consegue se manter como exceção durante a crise, porque engloba muitos segmentos e um compensa o outro", diz o presidente da entidade, Luiz Fernando Veiga.
Nos últimos meses, as vendas de eletrodomésticos, móveis, roupas de cama e eletroeletrônicos têm alavancado os resultados do setor.
Em 2010, o faturamento cresceu 17% ante 2009.
Nos próximos dois anos, 62,3% dos 69 shopping centers que serão inaugurados no Brasil estarão localizados em cidades do interior.
"O custo do terreno nas capitais é dez vezes maior que no interior", afirma Veiga.
Economia... A Usiminas fechou contrato com a Orteng TMEIC para fazer um diagnóstico com o objetivo de otimizar o uso de energia, gases e água na usina de Ipatinga (MG).
...de energia A siderúrgica estima poder reduzir 10% de seu consumo. A ação é parte de planejamento que deve gerar redução anual de R$ 300 milhões a partir de 2015.
EM CRISE
A maioria dos investidores do mundo (52%) acredita que a crise da dívida soberana (que atinge principalmente os países europeus) vai se acentuar em 2012, segundo pesquisa do CFA Institute.
Cingapurianos, sul-africanos, chineses e franceses estão entre os mais pessimistas, com 67%, 60%, 58% e 56%, respectivamente.
No Brasil, 45% dos investidores acreditam que a crise irá piorar, enquanto 31% esperam uma melhora. Outros 22% acham que a situação permanecerá a mesma.
Foram ouvidos 2.726 investidores profissionais. A margem de erro é de +/- 1,85%.
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