domingo, julho 10, 2011

RENATA LO PRETE - PAINEL DA FOLHA

Crime e castigo
RENATA LO PRETE
RANIER BRAGON (interino)
FOLHA DE SP - 10/07/11

Os ministros Maria do Rosário (Direitos Humanos), José Eduardo Cardozo (Justiça) e Luís Inácio Adams (Advocacia-Geral da União) acertaram a adoção de medidas para tentar acelerar a investigação e o julgamento de crimes decorrentes de conflitos no campo.
A determinação foi dada por Dilma Rousseff após o assassinato de líderes extrativistas no Pará, em maio. Discute-se a criação de um comitê federal para tratar como prioridade o acompanhamento desses casos, com assistência à policia e ao Ministério Público locais. Os três ministros levarão o assunto ao procurador-geral da República, Roberto Gurgel.

Lembrete 

A despeito de especulações sobre manobras para atrasar o julgamento do mensalão, o Supremo Tribunal Federal já definiu, ao julgar o caso de Natan Donadon (PMDB-RO), em 2010, que processos contra políticos que renunciaram não serão devolvidos à primeira instância e terão desfecho no próprio STF.

Perdas e ganhos 

No dia da queda de Alfredo Nascimento dos Transportes, seu adversário político Eduardo Braga (PMDB-AM) recebeu felicitações no café do plenário do Senado.

O breve 
Antes de pedir demissão, Nascimento nomeou Wilson Wolter para substituir o chefe de gabinete que havia afastado. Wolter ficou dois dias no cargo.

Piratas 1 
Antecipando-se a possível intimação, o ex-deputado Alberto Fraga (DEM-DF) procurou a Polícia Federal para depor sobre o seu encontro com o hacker que disse ter acessado a caixa de e-mails de Dilma e de José Dirceu, em 2010.

Piratas 2 

Em reunião do DEM nesta semana, Fraga afirmou que o hacker lhe mostrou troca de mensagem entre Dirceu e Hélio Costa, então ministro das Comunicações do governo Lula, no qual os dois discutiriam a reativação da Telebras.

Cabo 1 

O jantar do conselheiro da Anatel João Rezende com representantes da Net e da Globo, ocorrido terça-feira em Brasília, não foi o primeiro do gênero. No ano passado, o diretor jurídico da Net, André Borges, e o consultor Fabio Andrade promoveram jantares para o conselheiro em Los Angeles, durante encontro sobre o setor.

Cabo 2 

Nos próximos dias, o Senado deve votar o projeto que autoriza a entrada das teles na TV a cabo. Rezende disse que pode ter participado de jantar com eles em Los Angeles, mas que não se lembra. Se ocorreu, afirmou não ver nenhum problema. O conselheiro foi chefe de gabinete de Paulo Bernardo no Planejamento.

Extra 
Escudeiro de Geraldo Alckmin desde a Assembleia paulista, o advogado Orlando de Assis Baptista ganhou assentos nos conselhos de administração da Imprensa Oficial e do Cepam (Centro de Estudos da Administração Municipal), funções com direito a remuneração de R$ 4.500 mensais.

Divã 

Presidente interino do PSDB-SP, o deputado Vanderlei Macris programou para agosto um retiro em Bragança Paulista. Na ocasião, militantes e dirigentes tucanos participarão de uma "imersão" no tema eleições 2012, com foco nos cem maiores colégios eleitorais.

Rumo leste 
Depois do pacote de obras anunciado por Alckmin, é a vez de Gilberto Kassab afagar Itaquera, que abrigará o estádio da Copa-2014. O prefeito anuncia hoje a cessão do terreno para a instalação de campus da Unifesp no bairro.
com FABIO ZAMBELI e ANDREZA MATAIS

tiroteio


"A proposta do fim do sigilo eterno de documentos não trata só de Rio Branco, mas dos barões de hoje também."
DO SENADOR WALTER PINHEIRO (PT-BA), dizendo que se o Congresso já tivesse aprovado o projeto de acesso à informação pública, todos os contratos do Ministério do Transporte estariam disponíveis na internet.

contraponto

Atentado

Na última reunião dos líderes partidários da Câmara, terça-feira, Nelson Meurer (PP-PR) acabou quebrando involuntariamente a plaquinha do bloco PV-PPS, que indicava a cadeira onde seu representante sentaria para participar do encontro.
No ato, Chico Alencar (PSOL-RJ) pediu a palavra:
-Presidente, pela ordem. Solicito uma cola de plástico, rápido, antes que digam que o líder do PP está querendo destruir a aliança PV-PPS à força!

Nenhum comentário: