Agência de fomento de SP lança linha para franquias
MARIA CRISTINA FRIAS
FOLHA DE SÃO PAULO - 04/04/11
A Nossa Caixa Desenvolvimento vai lançar nos próximos dias uma linha de crédito para atender negócios no modelo de franquias.
Com taxa de 0,65% ao mês, além do IPC-Fipe, serão atendidos projetos de desenvolvimento da primeira franquia, expansões e reformas.
Os financiamentos poderão cobrir até 70% do projeto, com prazo máximo de 60 meses, a depender de cada caso.
Os detalhes finais devem ser acertados em reunião da diretoria nesta semana.
A linha não terá um limite definido de dotação. Será estendida até o valor do capital que a instituição possui para fazer empréstimos, que é de R$ 1 bilhão.
A agência, que iniciou suas atividades em 2009, registrou em março cerca de R$ 300 milhões de desembolso em financiamentos para pequenas e médias empresas do Estado de São Paulo.
Com a entrada da nova linha, a estimativa é chegar a R$ 750 milhões de desembolso neste ano, segundo Milton de Melo Santos, presidente da entidade.
"Nós temos de lidar com o fato de sermos ainda pouco conhecidos no mercado e também com algum receio do empresário de tomar empréstimos", diz Santos.
O setor de petróleo e gás é outro que deve impulsionar o avanço dos empréstimos.
"Na cadeia de fornecimento deste setor há um número muito grande de empresas que começaram a se posicionar em São Paulo para fornecer seus produtos e serviços", afirma.
GUARDA-ROUPA GLOBALIZADO
O presidente mundial da Gant, grife de moda multinacional que fatura US$ 1 bilhão ao ano, chegou ao Brasil na última semana para fechar a aquisição de 50% de sua operação brasileira, que atua no país por meio de um franqueado europeu.
Com uma loja em Curitiba e duas em São Paulo atualmente, a marca deve abrir mais sete pontos até 2015, de acordo com o sueco Dirk-Jan Stoppelenburg, presidente mundial.
"Também vamos começar a vender nossos produtos em lojas multimarcas, canal que ainda não trabalhamos aqui", afirma.
A marca, que já investiu R$ 20 milhões no país, tem planos de injetar mais R$ 30 milhões na expansão.
O Brasil ocupa a 24ª posição mundial da Gant. A grife está em 70 países.
Negócios...
Um grupo de cerca 220 empresários acompanhará nesta mês a presidente Dilma em viagem à China. O setor de brinquedos pretende discutir com os chineses o cumprimento de acordos para respeitar a Norma Brasileira de Segurança em testes de laboratórios.
...da China
O objetivo é promover a adesão dos chineses à norma mundial de fabricação de brinquedos. De acordo com o presidente da Abrinq, Synesio Batista da Costa, a ideia é que os chineses empreguem os mesmos procedimentos usados para testar e aprovar como seguros os brinquedos no Brasil.
Lente...
A grife de óculos de sol carioca Lupalupa abre neste semestre duas filiais na Flórida, nos Estados Unidos. Neste mês, a marca inaugura sua primeira loja em Campo Grande (MS). Com essa unidade, a empresa terá 64 pontos de venda em 15 Estados.
... de aumento
Até junho, mais duas lojas da rede começam a funcionar no Espírito Santo e uma no Rio de Janeiro. No segundo semestre, a empresa quer alcançar mais um Estado brasileiro, seguir para a Bolívia e encerrar o ano com receita 20% maior.
Sob nova direção
A BFFC (Brazil Fast Food Corporation) abrirá 28 lojas das redes KFC e Doggis no Brasil até o final deste ano. A expansão da rede é parte da estratégia do novo diretor das duas marcas, Flávio Maia, que assume o cargo nesta semana.
GALOPE
O JRF (Jaguariúna Rodeo Festival), que promove em maio sua 23ª edição, vai dar origem a franquias.
A partir deste ano, serão realizados os eventos JRF Goiânia (GO) e JRF Palmas (TO).
A empresa W/Eller, nova responsável pela organização dos rodeios, assumiu também os direitos de exploração da marca por cinco anos.
Com a expansão, a estimativa é faturar R$ 100 milhões até 2013. Estão previstos outros destinos.
"Nós queremos chegar a dez eventos por ano. O rodeio é uma atividade cultural que reverbera bem em vários Estados, no Rio Grande do Sul, no Maranhão, no Acre e em outros", afirma Paulo Bellotti, sócio da empresa.
AULAS A DISTÂNCIA
O principal público dos cursos de ensino a distância são os jovens de até 30 anos, de acordo com pesquisa da companhia iPED.
Mais da metade (53%) dos alunos dessa modalidade pertence a essa faixa etária, segundo o estudo.
O Estado de São Paulo é aquele que concentra a maior quantidade de compradores dos cursos a distância, com 28,5%. Em seguida, aparecem Rio de Janeiro e Minas Gerais, com 11% e 8,6%, respectivamente.
Os homens solteiros são os que mais têm planos de estudar sem sair de casa, também de acordo com a pesquisa da rede iPED.
Alunos que concluíram o ensino médio (30%) ou estão na faculdade (26%) são os maiores interessados nos cursos a distância.
A pesquisa levou em conta mais de 530 mil pessoas que se qualificaram dessa forma.
com JOANA CUNHA, ALESSANDRA KIANEK , VITOR SION e LUCIANA DYNIEWICZ
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