ContourGlobal vai investir R$ 900 mi em parques eólicos no Brasil em 2011
Maria Cristina Frias
Folha de S.Paulo - 20/12/2010
A ContourGlobal, multinacional do setor de energia, já liberou R$ 900 milhões para investimentos em projetos de parques eólicos no Brasil para o ano que vem.
A empresa planeja adquirir de 200 MW a 300 MW no próximo leilão do governo, esperado para o segundo semestre de 2011.
"O Brasil é um dos mercados mais importantes para a empresa. É o que receberá o maior aporte de recurso da companhia em todo o mundo nos próximos três anos", diz Juan Pablo Gomez, presidente da empresa para a América Latina.
A companhia já havia anunciado neste ano investimentos de R$ 1 bilhão para os projetos em execução no país, como as PCHs (pequenas centrais hidrelétricas) de Goiás e o parque eólico do Rio Grande do Norte.
Está nos planos da companhia destinar de 30% a 40% de todo o seu investimento dos próximos três anos para o mercado brasileiro.
Hoje, a ContourGlobal atua em 15 países, da África, da Europa, da América Latina e nos EUA.
"De total de megawatts gerados pela companhia no mundo nesse período, 40% serão no Brasil", diz Gomez.
A empresa também tem planos de crescer no país por meio de aquisições.
"Estamos de olho em companhias de pequeno e médio portes do setor de energia renovável", afirma Gomez.
Os primeiros negócios devem ser anunciados ainda no primeiro semestre de 2011.
Marcas menores ganham espaço de líderes, diz estudo
As empresas regionais ganharam espaço no mercado que era ocupado pelas nacionais. A informação é de pesquisa da consultoria Nielsen.
De acordo com o estudo, o produto das companhias menores é, em média, 30% mais barato, e as embalagens apresentam melhor custo benefício ao consumidor.
Segundo a Nielsen, o volume de vendas dos hipermercados registrou queda pelo segundo ano consecutivo. Em 2010, os supermercados que mais cresceram foram os pequenos e médios, 10,5% e 9,0%, respectivamente.
A consultoria ainda analisou 12 categorias de produtos na região Nordeste, que só perde em crescimento no país para a Sudeste.
No Nordeste, as marcas regionais de água mineral aumentaram presença no mercado para 39,2%. Já no setor de salgados, as empresas da região cresceram 24,7%.
Estética Espanhola
Com a expansão do mercado de luxo no país, o laboratório espanhol Germaine de Capuccini resolveu trazer para o Brasil a sua linha Premier The Cream.
"É para um público seleto. Apenas 300 unidades foram destinadas para o mercado brasileiro, que serão vendidas em seis pontos de venda", diz Fernando Emiliozzi, proprietário da distribuidora Skintec, especializada em estética.
O frasco de 50 ml do produto, um anti-idade para o rosto, vai custar R$ 865.
O câmbio, as linhas de crédito especiais de bancos e o aumento do poder de compra impulsionaram o mercado de estética neste ano, segundo Emiliozzi.
"Os equipamentos de alta tecnologia ficaram mais acessíveis com a queda do dólar e com os financiamentos mais baratos."
Criatividade...A agência Digitas, que foca na área digital e pertence ao Grupo Publicis, expande sua operação na América Latina. No Brasil desde 2008, a empresa prepara-se para ter presença na Argentina e no México.
...latinaO escritório de São Paulo coordenará as contas regionais. "Estamos estruturando recursos na região para atender ao crescimento orgânico dos clientes globais", diz Brian Crotty, que comanda a empresa no Brasil.
TI em BrasíliaA Microcity inaugurou uma filial em Brasília. A intenção da empresa é aumentar o número de clientes provenientes do setor privado nas regiões Centro-Oeste, Norte e Nordeste do Brasil, além de registrar faturamento de R$ 500 milhões até o ano de 2015.
SuperbactériaA bioMérieux lançou no Brasil um sistema que, segundo a empresa, confirma em duas horas e meia a KPC (Klebsiella pneumoniae Carbapenemase), super-resistente a antibióticos. A KPC causou mortes no Brasil nos últimos meses.
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