REVISTA VEJA
Panorama
Holofote
Fábio Portela
Palocci verde?
Andre Dusek/AE |
Para voltar à ribalta, o ex-ministro da Fazenda Antonio Palocci, do PT, depende do Supremo Tribunal Federal. Ele precisa que a corte o livre do processo em que é acusado de violar o sigilo bancário do caseiro Francenildo Costa, em 2006. No fim do ano passado, Palocci recebeu indicações de que os ministros estariam inclinados a favorecê-lo. Animado, decidiu reativar seus contatos internacionais e elegeu uma nova bandeira para defender: a ecologia. Na semana passada, ele participou de um seminário que reuniu políticos de vinte países em Washington. Foram tratados dois temas nos quais pretende se especializar: aquecimento global e energia limpa.
Cordeiros resfriados
Divulgação |
O consumo de carne de cordeiro disparou no Brasil nos últimos anos, tornando esse mercado apetitoso para os frigoríficos. O empresário Marcos Molina, dono do Marfrig, inaugura neste mês o primeiro abatedouro do país especializado em ovinos. A unidade, que consumiu 20 milhões de reais em investimentos, fica na cidade de Promissão, em São Paulo, e tem capacidade para realizar 1 000 abates por dia. Neste primeiro ano, sua produção deverá chegar a 500 toneladas. Molina planeja ganhar espaço em supermercados e churrascarias oferecendo doze cortes diferentes de carne de cordeiro resfriada. Hoje, a maior parte do mercado é ocupada por carne congelada.
Usadas, não
Wilson Dias/ABR |
Para dar uma mãozinha à indústria em tempos de crise, o governo começou a discutir a redução da alíquota de importação de máquinas de 14% para 2%. Além disso, quer facilitar a compra de máquinas usadas de outros países. A medida está causando uma convulsão. Os sindicatos alegam que a iniciativa ajudará algumas empresas, mas destruirá outras, exatamente as que produzem máquinas. A Abimaq, associação patronal do setor, calcula que 50 000 vagas poderão ser fechadas. Na última segunda-feira, os metalúrgicos de São Paulo avisaram ao ministro Miguel Jorge, doDesenvolvimento, que irão a Brasília acampar na Esplanada caso a ideia vá adiante. Na semana que vem, Jorge ouvirá a Fiesp sobre o projeto.
Acelera, Wagner!
José Cruz/AE |
O governador da Bahia, o petista Jaques Wagner, de 58 anos, encontrou um novo passatempo. Nas horas vagas, ele se diverte apostando corridas em um autorama. O brinquedo foi um presente de sua amiga Mônica Millet, neta de Mãe Menininha do Gantois. A pista do governador, com seus dois carrinhos elétricos, está montada em um canto da sala de estar do Palácio de Ondina, a residência oficial dos mandatários baianos.
De olhos bem abertos
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário