Preocupado com Dilma, Lula quer voltar
Não são motivadas só por saudade do poder as reaparições em eventos públicos, país adentro, do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Ele está convicto de que deve se candidatar em 2014 ao Palácio do Planalto. Dois senadores da base aliada e próximos da presidente Dilma Rousseff corroboram isso. “Dilma é corredora de 100 metros, não de maratona”, ilustra um deles. O outro crava: “Ele já começou a campanha, vai voltar”.
Suspense
Aliados avaliam que Dilma Rousseff, de perfil notadamente técnico, terá pouca margem para atuar. Ou seja, é cobaia do projeto de poder do padrinho.
Olho no saldo
Para outros, Dilma pagará a conta deixada por Lula. Terá de priorizar o corte de gastos e os juros altos para controlar a inflação. Faltarão obras.
Os insaciáveis
Não bastassem as críticas da oposição, Dilma tem de conviver com Lula. E com o fogo amigo dos insatisfeitos fisiológicos do PT e do PMDB.
Ele viaja...
Aliás, Lula deveria dar exemplo de estadista ao povo. Viajar menos. Tanto em jatinhos particulares quanto em declarações inoportunas.
Família de Senna põe mansão à venda
No paraíso
Se “um cara que come do bom e do melhor, viaja para onde quer, passeia, já está no céu”, como diz Lula, ele já chegou lá de jatinho.
Pecado mortal
O leitor Delmiro Gouveia, de Maceió (AL), matou a charada: “Lula tem inveja de Jesus, porque conseguia transformar água em vinho.”
Luxo & lixo
Enquanto o prefeito Elias Gomes passeia em Buenos Aires, vai mal a coleta de lixo na comunidade Buenos Aires, em Jaboatão (PE).
PMDB enquadra o líder
A bancada do PMDB na Câmara enquadrou o líder Henrique Alves (RN), que apoia Ana Arraes (PSB-PE) para vaga no TCU. Os deputados querem compromisso de Alves para um dos nomes do partido: Átila Lins, Osmar Serraglio ou Fátima Pelaes. A reunião será dia 1º de agosto.
Gritaria
Como publicou esta coluna, Henrique Alves tomou sozinho a decisão de apoiar a socialista em troca do apoio do PSB para sua eleição à Presidência da Câmara. Acabou irritando todo o seu partido.
Brinde aos yankees
Ecoa pela Esplanada a frase de Dilma Rousseff no brinde com grupo mais próximo de aliados, há duas semanas: “O mundo está de cabeça para baixo. Quem diria”. Ela se referiu aos títulos da dívida americana.
Escondidinho
Assessor do ministro Nelson Jobim (Defesa) e expoente da guerrilha do Araguaia, o ex-deputado e ex-presidente do PT José Genoino ficou fora da Comissão Especial sobre Mortos e Desaparecidos Políticos.
Refúgio no Brasil
Apaixonado pelo Brasil, o alto comissário das Nações Unidas para Refugiados, António Guterres, está feliz. Terá a oportunidade de morar no país que escolheria “em caso de exílio político”. Seu filho, executivo da Portugal Telecom, vai representar os sócios no Rio de Janeiro.
Mestre Lula
Ele é mesmo “o cara”: o primeiro-ministro britânico, David Cameron, e o magnata da mída Rupert Murdoch alegaram no Parlamento que “não sabiam de nada” sobre os grampos ilegais do News of the World.
Grama do vizinho
De cara
Quem vê o ex-presidente da estatal ferroviária Valec e agora rico fazendeiro José Francisco das Neves, o Juquinha, lembra logo o que disse Oscar Wilde: “Só os superficiais não julgam pelas aparências.”
Pensando bem...
após demissão virar “ajuste”, suborno agora é “aditivo”.
PODER SEM PUDOR
O código SQR
Então prefeito de Muriaé (MG), o peemedebista Odilon Carvalho (2005-2008) costumava receber com camaradagem os vereadores que o procuravam para suas demandas nos bairros. Depois os encaminhava aos secretários com um bilhete, levado em mãos por alguns edis da oposição, com um “favor atender ao vereador”, e um código abaixo de sua assinatura, o SQR. Mas todos reclamavam que, apesar de atendidos, suas demandas não andavam. Foi quando um deles atentou para a sigla comum nos bilhetes. E descobriu o recado secreto do prefeito para os secretários:
“Sai Que é Rabo”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário