quarta-feira, junho 01, 2011

MARIA CRISTINA FRIAS - MERCADO ABERTO


Bob's mira interior e anuncia mais de 200 lojas
MARIA CRISTINA FRIAS
FOLHA DE SÃO PAULO - 01/06/11

O Bob's vai expandir para cidades do interior e muda estratégia com novo slogan. Até o final deste ano, a rede de fast food abrirá 206 lojas, com foco em municípios com até 60 mil habitantes.
"Desenvolvemos um modelo de loja menor que nos permite antecipar a entrada em cidades consideradas "mercados emergentes'", afirma Marcello Farrel, diretor-geral da rede.
O plano de expansão terá investimento de R$ 135 milhões para 2011, entre abertura de lojas, reformas de unidades e nova estratégia de posicionamento da marca.
Atualmente, a rede possui 779 lojas distribuídas em todos os Estados do país.
Entre as capitais que devem ganhar novas unidades neste ano, estão São Paulo, Florianópolis e Brasília.
Além da expansão no Brasil, a empresa também prepara novas lojas no mercado internacional.
No Chile, até o final do ano serão mais três unidades. Hoje cinco estão em operação.
A atuação em Angola deve triplicar até o final de 2012, das atuais três para nove unidades, segundo Farrel.
A empresa começa hoje em todo o país um novo slogan "Bob's não dá para controlar". "O objetivo da mudança é dar um pouco mais de agressividade à marca", afirma Farrel.
Apenas nessa campanha serão investidos R$ 28 milhões neste ano.

BASE DA PIRÂMIDE
Entre os mais de US$ 10 bilhões que o BID pretende aprovar em cerca de cem empréstimos até 2014 no Brasil, uma parcela será direcionada a projetos de "oportunidades para as maiorias".
O departamento que direciona recursos à base da pirâmide social foi criado há cinco anos, mas quer agora ampliar os empréstimos.
Acaba de ser assinada a liberação de US$ 5 milhões para um projeto do Banco Gerador que oferecerá linhas de crédito no Nordeste.
Foi também aprovado empréstimo de US$ 10 milhões para a Tenda Atacado investir em programa de crédito para microempresários do setor alimentício em SP, segundo Guilherme Piereck, consultor internacional para a área no Banco Interamericano de Desenvolvimento.
"Mais um projeto deve ser anunciado em breve."
Neste mês, o BID fará seu primeiro encontro sobre financiamento a negócios em mercados de população carente, em São Paulo.

FESTA ITALIANA
A comunidade italiana se prepara para comemorar o Momento Itália- Brasil, que começa em outubro próximo, com vários eventos, além do aumento da presença de empresas da Bota no país.
"As empresas italianas estão mais e mais orientadas para o exterior", diz o embaixador da Itália no Brasil, Gherardo La Francesca. "Além de Fiat, Pirelli e TIM, há muitas outras empresas fazendo investimentos no Brasil. Pequenas e médias têm formado consórcios para investir no Norte e no Nordeste."
De janeiro de 2010 a maio deste ano, as empresas instaladas no Brasil saltaram de 300 para mais de 400. O número de consultas de companhias interessadas no mercado brasileiro cresceu cerca de 30% no período.
Para as comemorações, uma comitiva de empresários italianos virá ao Brasil em outubro. Há cerca de 400 eventos, previstos para 19 Estados. Entre eles, uma das maiores exposições de Roma Imperial que já saiu da Itália, um "tour" para conhecer a Itália sem sair de SP por prédios e lugares que remetem à cultura do país e uma mostra sobre a influência italiana em diversos setores.

Hotel... 
A receita total dos mercados hoteleiros de São Paulo, Rio, Salvador, Curitiba e Porto Alegre subiu 14,3% em 2010, ante o ano anterior.

...em alta 
A demanda cresceu 9,4%, enquanto a oferta subiu 0,28%, segundo estudo que a assessoria de investimento HotelInvest apresenta amanhã no Salão Imobiliário Internacional de Madri.

Estudante 

A Editora FGV quer aumentar em um ano a fatia do faturamento das vendas para cursos de graduação, dos atuais 30% para 50%, e lança na semana que vem a coleção FGV Universitária.

Silicone 
A indústria do silicone deve crescer entre 10% e 15% neste ano, de acordo com a Comissão Setorial de Silicones da Abiquim.

Brasil é o país mais otimista com economia, diz pesquisaOs brasileiros são os mais confiantes com o futuro da sua economia nacional, segundo estudo do instituto Ipsos, feito em 24 países.
Daqui a seis meses, o panorama econômico do Brasil será melhor do que o atual para 72% dos entrevistados.
No levantamento anterior, realizado em março, 67% dos brasileiros estavam otimistas sobre melhorias na economia nacional.
A Arábia Saudita e a Índia são os dois países que aparecem em seguida, com 60% e 55%, respectivamente.
A França tem o índice mais baixo de pessoas otimistas com a economia, de 4%.
Mais da metade da população brasileira (52%) define o estado atual da economia do país como "boa".
A pesquisa, que é realizada mensalmente, ouviu 18,8 mil pessoas, com faixa etária entre 16 e 64 anos, durante o mês de abril.
com JOANA CUNHA, ALESSANDRA KIANEK e VITOR SION

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