Agenda humanitária
RENATA LO PRETE
FOLHA DE SÃO PAULO - 23/04/11
Prestes a reabrir escritório de representação no Brasil, a Anistia Internacional abraçará a causa dos grupos afetados pelas obras de infraestrutura para a Copa-2014 e a Olimpíada-2016. Aguardando reunião com Dilma Rousseff, o secretário-geral da entidade, Salil Shetty, ouvirá terça-feira no Rio um conselho popular recém-formado por moradores de áreas que estão sob risco de remoção na rota dos megaempreendimentos erguidos para os dois eventos.
A ideia do órgão é, amparado na nova política de defesa dos direitos humanos do Planalto, mediar a solução de conflitos para reduzir os impactos sociais e ambientais das obras nas regiões metropolitanas.
Fui claro?
Para fazer de Gabriel Chalita o candidato do PMDB à prefeitura paulistana em 2012, Michel Temer ofereceu ao deputado federal, hoje no PSB, controle total sobre o diretório peemedebista da capital, que acaba de ganhar mais duas secretarias de Gilberto Kassab.
Mala e cuia
Raimundo Colombo deve anunciar nesta semana que vai mesmo para o PSD. Junto com o governador catarinense irão Paulo Bornhausen, dez deputados, vários prefeitos e vereadores. Jorge Bornhausen deve ficar sem partido.
Sem barba
Diante da incompatibilidade entre os Bornhausen e o PT, em torno do qual o PSD vai orbitar, um aliado da família faz uma distinção entre Lula e Dilma Rousseff, com quem daria para "conviver".
Cerrado
Segue a briga entre aliados pelo segundo escalão. Para o comando da Sudeco -por ora só recriada por decreto- o PMDB indicou o ex-governador Iris Resende. Mas o PSB alardeia que o posto irá para Marcelo Dourado, ligado ao senador Rodrigo Rollemberg (DF).
Exigentes 1
Difícil mesmo está acomodar José Maranhão e Hélio Costa, que encabeçam a lista de indicados do PMDB do Senado. Preterido para os bancos federais e chamado para a Embratur, Maranhão disse que a empresa atua mais no exterior, o que fugiria do seu "perfil".
Exigentes 2
A situação do ex-ministro das Comunicações é ainda mais delicada. Foi apresentada a Hélio Costa uma lista de possíveis recolocações na máquina federal. E ele disse não a todas.
Removendo...
O líder do governo no Senado, Romero Jucá, foi escalado para vencer as resistências de Fernando Collor (PTB-AL) e José Sarney (PMDB-AP) ao fim do sigilo eterno de documentos classificados ultrassecretos. Eles dizem, em privado, preferir a manutenção do segredo para alguns documentos.
...barreiras
O aval de ambos é tido pelo Planalto como vital para a aprovação do projeto a tempo de ser sancionado no Dia Mundial da Liberdade de Imprensa (3 de maio), como quer Dilma.
Conciliador
O ministro José Eduardo Cardozo (Justiça) acompanhará "in loco" o funcionamento da tenda jurídica itinerante que será montada no próximo sábado na UPP da Cidade de Deus (RJ). Juízes e promotores orientarão os moradores a buscar conciliação em conflitos familiares e trabalhistas.
No papel
Polêmica escolha de Geraldo Alckmin para a FDE, José Bernardo Ortiz reedita na entidade prática que adotara enquanto prefeito de Taubaté. Avesso a computadores, despacha com bilhetes cujas tonalidades oscilam conforme a urgência, para desespero dos assessores.
Custo SP
Alckmin receberá de Paulo Skaf na segunda a pauta de pedidos da Fiesp para o governo paulista, centrada na desoneração.
com FABIO ZAMBELI e ANA FLOR
tiroteio
"O presidente da Câmara fechou o compromisso de votar, mesmo sem consenso. Quem perder pode tentar reverter no Senado, mas não podemos mais protelar."
DO LÍDER DO PMDB NA CÂMARA, HENRIQUE EDUARDO ALVES (RN), sobre a dificuldade de alinhavar os últimos acordos para a votação do Código Florestal.
contraponto
Quem dá mais?
Em leilão realizado em Laranjal Paulista, Geraldo Alckmin foi presenteado com um "tourinho", que doou para a Santa Casa. Um agricultor ganhou a incumbência de tratá-lo. Um ano depois, o governador, de volta à cidade, reconheceu o animal pronto para ser leiloado. Apelidado de "Geraldão", foi arrematado por R$ 8.500. O tucano comemorou:
-Minha cotação eu não sei como está. Mas a do "Geraldão" bateu o recorde. Foi a maior arracadação de um leilão da Santa Casa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário