Horário de verão reduz consumo industrial de energia
Maria Cristina Frias
Folha de S.Paulo - 26/11/2010
As indústrias diminuíram o consumo de energia no país em outubro devido ao início do horário de verão.
O Índice Setorial Comerc, gestora de energia elétrica, registrou redução de 0,63% no mês passado, ante a alta de 2,22% em setembro.
"O começo do horário de verão [em 17 de outubro] e a temperatura mais amena foram os fatores responsáveis pela queda do consumo", diz Cristopher Vlavianos, presidente da Comerc.
O setor de alimentos apresentou retração de 2,1% e o comércio varejista, de 0,34%, devido à menor necessidade do uso de ar-condicionado nos estabelecimentos comerciais.
O consumo de energia industrial representa cerca de 46% do total utilizado pelo país, seguido pelas residências, com 25%.
Na comparação com outubro de 2009, o consumo subiu 4,82%, ante 7,80% em setembro -o que mostra desaceleração do ritmo de alta.
Isso porque, no final de 2009, a produção industrial já mostrava recuperação.
"Estamos fazendo comparação com meses em que a economia já havia apresentado recuperação da crise", diz Vlavianos.
Em novembro, entretanto, a tendência é de alta, por conta de decorações natalinas e do aumento da potência dos aparelhos de ar-condicionado, devido à alta temperatura, segundo a Comerc.
Leilão terá eletricidade com valor de piso e teto
A Compass, que comercializa energia elétrica para grandes consumidores, faz seu primeiro leilão inspirado no mercado financeiro.
O objetivo é criar uma tarifa máxima e mínima para a energia de curto prazo (mensal), que pode variar muito de valor entre os meses.
Serão ofertados 20 megawatts. O piso será prefixado em R$ 100,00/MWh e o teto em R$ 150,00/MWh.
O contrato é para todo o ano de 2011. A receita esperada pela Compass no leilão é de cerca de R$ 22 milhões.
Se for bem-sucedido, o modelo de negócio deve se repetir para prazos mais curtos, como um trimestre, diz o CEO do Grupo Compass, Marcelo Parodi. "É o primeiro desse tipo no país", diz.
NOVAMENTE EM CARTAZ
Na entrevista coletiva anteontem com os três comandantes da economia do governo Dilma Rousseff -Guido Mantega (Fazenda), Miriam Belchior (Planejamento) e Alexandre Tombini (BC)-, a afirmação da nova ministra do Planejamento de que fará "mais com menos" provocou cochichos na plateia. "Já vi esse filme antes, só que não virou realidade", brincou um assessor da equipe econômica atual, nome sempre lembrado para a futura gestão.
JOGADA ALCOÓLICA
Mano Menezes estreia hoje em a sua primeira campanha para a TV. O técnico da seleção brasileira foi filmado em sua cidade natal, Passo do Sobrado (RS), onde lembra do aprendizado no time amador do qual fazia parte. A campanha, da cervejaria Kaiser, está prevista para todo o próximo ano e há possibilidades de que seja transmitida na Europa. Vem do continente a notícia que Mano contará: a Kaiser ganhou o prêmio Superior Taste Award do International Taste and Quality Institute, da Bélgica. Para a cervejaria, não há conflito entre o Mano Menezes da Kaiser e a seleção que é patrocinada pela AmBev, do Guaraná Antártica e marcas de cerveja como a Brahma. "Escolhemos ele pelo seu exemplo de vida", diz o diretor Nuno Teles.
POR TRÁS DOS SHOPPINGS
O negócio por trás de um negócio promissor. Os shopping centers devem crescer em média 22% neste ano e, com eles, outras áreas são impulsionadas.
Criada há cinco anos, a Lumine Soluções em Shopping Centers já tem um total de 465.203,50 m2 de área bruta locável em sua carteira de empreendimentos. O número se compara ao da área de locação dos maiores grupos do setor.
Além de administrar centros de compras, a empresa comercializa lojas e projeta áreas.
"Considerando o crescimento médio de 4,2% do número de shoppings nos últimos 10 anos, ainda há espaço para 20 novos centros por ano, a grande maioria para a classe C", diz o sócio Marcelo Sallum. A questão é onde. "Todos olham para os mesmos pontos, mas cada empreendimento tem suas características. Envolve estudo e ideias novas", afirma o sócio Claudio Sallum.
"Estamos fazendo shoppings para as classes B e C, bonitos, porém, menores, alguns deles horizontais e abertos."
De olho... Com o objetivo de fomentar negócios de petróleo e gás, uma missão empresarial chefiada pelo Ciesp viaja dia 30 para Mendoza (Argentina), onde fica a segundo maior refinaria do país.
...no pré-sal A delegação participará da 1ª edição da Expo Mendoza - Pura Energia, de petróleo e gás, mineração e fontes renováveis. O objetivo do Ciesp é abrir oportunidades para a indústria e buscar associações com empresas para transferência de tecnologia.
Glitter... Para construir as vitrines de Natal das 260 lojas da Arezzo espalhadas por todos os Estados do Brasil, a empresa usou mais de 1,5 tonelada de glitter vermelho, 2 toneladas de material de flocagem e 17 mil sapatos.
...natalino Foram investidos nesse projeto da rede aproximadamente R$ 2 milhões. Para o Natal deste ano, a empresa projeta crescimento das vendas de 20% na comparação com o mesmo período do ano passado.
ESTA É A SUA VIDA
A TAM organizou um treinamento sobre carreiras.
Mais de 8.000 funcionários, de bases nacionais e internacionais, participaram de 150 palestras sobre temas variados, simultaneamente em 23 cidades. Além de convidados como Marcos Quintela, da Y&R, o presidente da TAM, Líbero Barroso, e executivos da empresa contaram a trajetória pessoal deles aos participantes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário