Gestora de recursos do BB lança fundos no exterior
Maria Cristina Frias
A BB DTVM, gestora de recursos do Banco do Brasil e líder no país, segue os passos da instituição à qual está ligada e também busca crescer no exterior.
A gestora, que administra R$ 339,6 bilhões, lançou no Chile, em setembro, um fundo de investimentos em ações brasileiras. O principal foco são ações de pequenas empresas, as "small caps".
Voltado para investidores de alta renda e fundos de pensão, o fundo chileno já captou US$ 15 milhões (R$ 25,6 milhões).
"O Chile é um mercado pequeno, mas desenvolvido. É uma vitrine", disse Carlos Massaru Takahashi, presidente da BB DTVM.
Até o final deste ano, a BB DTVM pretende lançar mais dois fundos, um no mercado japonês e outro no coreano.
Desde dezembro de 2009, a empresa tem um fundo para investidores pessoas físicas no Japão. Cerca de 75% do patrimônio de aproximadamente R$ 200 milhões está aplicado em renda fixa.
Segundo Takahashi, os asiáticos, que sediaram recentemente grandes eventos esportivos, veem boas oportunidades de ganho com a realização da Copa do Mundo (2014) e da Olimpíada no Brasil (2016).
A entrada no Chile ocorreu em parceria com outra instituição financeira, no caso a Principal Financial Group, repetindo o modelo de atuação da BB DTVM no Japão.
"Estamos iniciando contatos com uma grande corretora da Colômbia para viabilizar a distribuição de nossos fundos, especialmente para fundos de pensão, no primeiro trimestre de 2011", contou.
Na Argentina, o BB estuda usar o banco Patagônia, comprado em abril, para atrair investidores.
A gestora também quer, em 2011, distribuir fundos de ativos brasileiros para pequenos investidores nas agências do BB em Portugal.
Folha Top of Mind faz 20 anos e premia 56 marcas
Celebrando 20 anos, o Folha Top of Mind premiou 56 marcas em 52 categorias e homenageou seus vencedores históricos, anteontem à noite. A atriz Fernanda Torres e o humorista Oscar Filho comandaram a cerimônia, com show de Erasmo Carlos e cerca de mil pessoas no HSBC Brasil, em SP.
Os destaques foram as seis marcas mais lembradas pelos brasileiros em duas décadas de pesquisa do Datafolha: Omo, Kibon, Hellmann's, Coca-Cola, Philips e Volkswagen.
"Esses últimos 20 anos foram de transformações, e nós acompanhamos. O consumidor hoje não quer só produto aspiracional, quer também algumas causas", disse Luiz Carlos Dutra, vice-presidente de assuntos corporativos da Unilever, que detém três das seis mais longevas campeãs.
A Philips também se consagrou uma das seis mais lembradas da história do prêmio. Levar ao consumidor mais do que qualidade e inovação foi decisivo, para a vice-presidente de marketing Cláudia Massaferro. "Ela foi a primeira marca a lançar a TV a cores, a TV estéreo, o plasma e o LED no Brasil. Trouxe para o brasileiro novos conceitos e experiências."
Outra líder há 20 anos, a Volkswagen valorizou o longo período no pódio. "Queremos sempre trazer novidades, com motivação e estímulo", disse Thomas Schmall, presidente da Volkswagen no Brasil.
Marco Simões, vice-presidente de comunicação e sustentabilidade da Coca-Cola Brasil, celebrou outro atributo da marca 20 vezes consecutivas campeã. "Desde que foi criada, a Coca-Cola usa o marketing para se manter como um produto da juventude, que faz gente de qualquer idade se sentir jovem. Isso acontece há 126 anos."
Na edição 2010 do Folha Top of Mind, Colgate e Banco do Brasil venceram o Top Performance -foram as marcas que mais cresceram ante a pesquisa de 2009.
Coca-Cola, Omo, Nestlé e Nike ganharam o Top do Top, categoria que aponta as marcas mais lembradas em 2010.
De volta ao pódio após três anos, a Nestlé vê nos produtos lançados em novos segmentos o ponto-chave para o reconhecimento.
BARCO A VELA
O Ministério do Turismo discute com o BNDES a criação de uma linha de crédito para estimular o turismo náutico no país. O segmento engloba turistas que viajam em barcos próprios ou alugados e consomem produtos e serviços nos portos onde atracam. Os recursos financiariam construção e reforma de portos turísticos, marinas e estaleiros estrangeiros que queiram se instalar aqui, além da capitalização da indústria de barcos de lazer.
Ar... O IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas) inaugura hoje o Laboratório de Sistemas de Ar Comprimido e Gases, projeto desenvolvido em parceria com a Abimaq (associação do setor de máquinas). Parte dos recursos vieram também da Finep e fabricantes doaram equipamentos.
...comprimido O laboratório fará análises e testes de equipamentos como compressores, filtros, válvulas, secadores e instalações pneumáticas, entre outros. O objetivo é certificar a qualidade desses sistemas instalados em plantas industriais, comerciais e hospitalares.
DISPUTA NA TELEFONIA MÓVEL
A Vivo lidera o ranking da telefonia móvel no país, com 30,1% ou 57,7 milhões de linhas contratadas. A operadora é seguida pela Claro, com 25,5% do mercado total, segundo dados da Anatel.
A TIM ocupa o terceiro lugar, com 24,2% em participação no mercado nacional no acumulado do ano. Apesar disso, a operadora obteve o maior crescimento em número de linhas (adições líquidas) no país em setembro.
A TIM alcançou 49,2% dos mais de 2 milhões de novos acessos contratados no período. A Claro ocupa o segundo lugar nesse quesito, com 29,5% do total, seguida pela Vivo, com 22%.
FOGUETE
A americana Gulfstream Aerospace revelou ao público neste mês como será o interior do Gulfstream 650, seu jato executivo. Segundo a empresa, é o mais moderno e confortável do mundo.
O avião possui poltronas de ajuste eletrônico com função de massagem e conta com janelas amplas, além de iluminação ajustável e com sensor de movimento.
Controle digital dos sistemas internos e iPods sincronizados com cada assento são outros mimos.
Com maior alcance e velocidade que os concorrentes, a aeronave chega ao mercado em 2012, com o valor de US$ 64,5 milhões.
Rumo... A DBM, consultoria de gestão de capital humano em momentos de transição, presente em 80 países, abre neste mês a sua quarta unidade brasileira, em Curitiba.
...ao Sul Paraná e Santa Catarina já representam 10% do volume de negócios da consultoria no Brasil. Com sede em São Paulo, a empresa também opera no Rio de Janeiro e em Belo Horizonte.
Esforço olímpico Para aproveitar a expansão dos investimentos na indústria esportiva no país, a Promotrade e a EsferaBr Mídia criaram uma joint venture para a realização do Brazil Sports Show. O evento reunirá produtos e serviços e será realizado em agosto de 2011, em São Paulo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário