Gestão de universidade é alvo de disputa judicial em Minas Gerais
Maria Cristina Frias
Folha de S.Paulo - 23/09/2010
A Fundac-BH (Fundação Cultural de Belo Horizonte) apresentou anteontem recurso no Tribunal de Justiça de Minas Gerais contra sentença que anula a venda do UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte), antes mantido por ela, para o Grupo Gaec S.A. - Ânima Educação.
A decisão que desfez o negócio, avaliado em cerca de R$ 60 milhões, é resultado de ação do Sindicato dos Professores do Estado.
A dívida da fundação, segundo a entidade, corresponde a 10% do seu patrimônio e deve ser sanada com a venda de imóveis e não dos alunos e da marca.
O diretor-executivo da Fundac, Francisco José Fogaça, afirma, no entanto, que a dívida chegava a R$ 120 milhões e o patrimônio da fundação era de R$ 200 milhões.
"Tentamos, mas não conseguimos vender imóveis com valores tão altos em meio à crise econômica", diz Fogaça. Os prédios à venda são avaliados em R$ 15 milhões cada um, segundo ele.
A transferência foi acompanhada pelo Ministério Público e teve auditoria da KPMG, informa João Batista Antunes, advogado do Grupo Gaec, que também irá recorrer. "Havia dois caminhos, a extinção da universidade ou a transferência", diz.
Segundo o Ministério Público, não havia impedimento legal para a transação, que também foi auditada pela BDO Trevisan. A fundação já havia atrasado quatro meses os pagamentos e tinha deficit mensal de R$ 1 milhão.
Para o sindicato, porém, o órgão atuou de forma "suspeita". "Nem o conselheiro da fundação sabia do negócio", diz Cristiano Kangussu, advogado da entidade.
TUBOS NO MAR
"A conclusão da capitalização da Petrobras deve acelerar a assinatura de projetos parados que aguardam o resultado", diz Antonio Marques, sócio da Sandech.
De olho nessa retomada, a empresa, que atua na área de consultoria de engenharia e gestão com foco no segmento de óleo e gás, fechou contrato com a inglesa SPM (Special Piping Materials), de tubos e conexões usados em refinarias e plataformas.
Os produtos da SPM serão usados nas plataformas da Petrobras P-58 e P-62, na unidade de remoção de sulfato.
Essa é a terceira representação que a Sandech fecha nos últimos meses.
O portfólio da empresa já conta com a suíça Trasfor, fabricante de transformadores de grande porte feitos sob medida, e a polonesa TP-elbud, de painéis de baixa tensão para sistemas elétricos, ambos utilizados no segmento de óleo e gás.
"O nosso objetivo é buscar empresas que possam atender a grande demanda de construção de navios, plataformas e unidades de perfuração no país. É preciso atender as empresas de forma mais rápida e satisfatória", diz Marques.
Turismo... O volume de vendas de pacotes de viagens no Brasil deve subir 30% na próxima temporada de verão, segundo a Braztoa (associação das operadoras). Os voos fretados puxarão boa parte do crescimento, segundo a entidade.
...aqui... A Visual Turismo estima vender 20% mais bilhetes aéreos do que em 2009. A Marsans deve ter incremento de 30% na oferta de fretados, e a CVC terá 180 voos fretados semanalmente na alta temporada, aumento de 12,5%.
...e lá fora As vendas para o exterior também devem subir em 20%, segundo a associação. Somente a CVC elevará em 25% a oferta de pacotes turísticos nacionais e internacionais no período.
Força... A geração de energia nos estádios da Copa de 2014 poderia ser gerada a partir de gás natural ou fontes alternativas, diz a consultoria Andrade & Canellas.
...nos estádios A expectativa é que projetos energéticos para os jogos movimentem cerca de R$ 2,6 bilhões.
Pegada A ABTCP (associação de empresas de celulose e papel) e a consultoria Fábrica Éthica Brasil realizam o primeiro inventário de carbono do setor. O resultado final será divulgado no mês que vem.
RH Paul Terry, vice-presidente do Global Novations, consultoria norte-americana de recursos humanos, participa hoje de seminário em SP.
Latino-americanos responderão por 4% dos gastos com turismo em 2020
Em 2020, os viajantes latino-americanos serão responsáveis por 4% dos gastos mundiais com turismo, segundo estudo que será divulgado hoje pela Amadeus, empresa de tecnologia especializada no setor.
Haverá cerca de 43 milhões de latino-americanos em viagem pelo mundo daqui a dez anos, segundo as previsões. O crescimento é de 16 milhões de turistas na comparação com o número estimado para 2010.
A América Latina deverá receber 56 milhões de visitantes em 2020, o que representa um aumento de 20 milhões de pessoas se comparado à estimativa para todo o ano de 2010.
O aquecimento do mercado de turismo virá principalmente de Ásia e América Latina, segundo Marcus Peixoto, vice-presidente da Amadeus para a América do Sul. "Os principais viajantes serão asiáticos", diz.
Índia e China enviarão, respectivamente, 7 milhões e 46 milhões de turistas ao mundo, crescimento de 5,6% e 7% ante o volume esperado para este ano.
TERRITÓRIO EXECUTIVO
O grupo Michael Page, especializado em recrutamento de altos e médios executivos, abre neste mês uma operação no Chile.
No ano que vem, inaugura escritório na Colômbia.
A América Latina representa 12% de seu faturamento mundial. Principal mercado do grupo na região, o Brasil também terá mais unidades. Serão abertos mais três escritórios no país até 2011, segundo Patrick Hollard, diretor da operação na América Latina.
Os próximos endereços são Recife, São José dos Campos e Porto Alegre.
O Brasil é a operação que mais cresce, nos 28 países onde a Michael Page está presente. "Estamos em avanço mais rápido que a operação na China", afirma.
Nenhum comentário:
Postar um comentário