Resolução com a assinatura de 86 deputados e 26 senadores pede mais poderes para a já poderosa Comissão Mista de Orçamento do Congresso, palco no passado de um grande escândalo que, no entender de muita gente, cedo ou tarde irá se repetir. Sob a liderança do deputado Eliseu Padilha (PMDB-RS), o documento defende aumentar de 40 para 48 o número de integrantes, facilitar o remanejamento de verbas e multiplicar as emendas de bancada. Um ponto em especial preocupa o governo: o item 6 proíbe o Executivo de preservar de cortes áreas inteiras do Orçamento, como a social. "Cabe exclusivamente à comissão decidir isso", diz Padilha. Hardcore A versão inicial do documento era ainda mais radical: previa o fim do rodízio anual de todos os membros da comissão, medida adotada em 2006 para reduzir os vícios do processo.
Os infiltrados Os signatários pretendem votar a resolução logo na volta do recesso. O governo é contra, mas o abaixo-assinado está repleto de integrantes da base aliada.
Secou O relatório do Orçamento de 2009 deu um puxão de orelha no governo por ter descumprido o critério legal de distribuição dos recursos para irrigação. O Nordeste, que teria direito a 50% do total, ficou com 80,6%. O Centro-Oeste, que deveria ficar com 20%, recebeu 2,2%.
Corpo fora 1 Diante da repercussão negativa da aprovação da emenda que cria mais de 7.000 novas vagas de vereadores e aumenta o gasto com as Câmaras Municipais, Garibaldi Alves (PMDB-RN) declara: "Eu não tenho esse interesse todo em ver implementada a medida, até porque vi o desgaste que ela trouxe..."
Corpo fora 2 Garibaldi, que não votou porque presidia a sessão, diz que, ao enfrentar a Câmara por ter rejeitado a emenda, pretende apenas "reafirmar a prerrogativa do Senado" no debate sobre a promulgação. "Naquela madrugada, nós não visualizamos direito todos os aspectos dessa emenda", afirma.
A calhar Líderes governistas avaliam que, com o provável naufrágio das reformas tributária e política em 2009, crescerá o apelo por uma Constituinte sobre os temas em 2011. Para isso, uma proposta do deputado Flavio Dino (PC do B-MA) está pronta para ser votada na Comissão de Constituição e Justiça.
Gold A Secretaria de Comunicação da Presidência terá um diretor só para cuidar da conta de R$ 15 milhões da assessoria de imprensa do Brasil no exterior. Será o diplomata Rodrigo Baena, que já foi porta-voz-adjunto de Lula e está voltando de Buenos Aires. Pela CDN, empresa contratada, o titular será Alexandre Pinheiro, atual chefe da comunicação do presidente do BC, Henrique Meirelles.
Charme Tem o dedo do marqueteiro de Lula, João Santana, a preferência pelo vermelho detectada no guarda-roupa da ministra e presidenciável Dilma Rousseff.
Sincronicidade De um deputado que acompanhou o "depoimento" de Tarso Genro à CPI dos Grampos, tomado no Ministério da Justiça: "Por que será que a PF marcou para o mesmo dia a divulgou do seu balanço de 2008?".
Ouvidor No encontro, Tarso admitiu acatar recomendação da CPI para reexaminar a permissão da Polícia Rodoviária Federal de fazer escutas. Sobre as turbulências da Operação Satiagraha, disse: "Há um conflito de gerações dentro da Polícia Federal".
Feliz 2009 Em conversas internas, o diretor da PF, Luiz Fernando Corrêa, disse esperar para o ano que vem mais operações, mas regionalizadas. Grandes ações como a Satiagraha devem escassear. Tiroteio
"Ciro Gomes tenta se passar por Donatela, mas, na verdade, ele está mais para Flora." Do deputado EDUARDO CUNHA (PMDB-RJ), sobre as críticas feitas a seu partido por Ciro -cuja mulher, Patrícia Pillar, faz a vilã em "A Favorita".
Contraponto
Assim não vale Em recente discurso, o líder do PTB na Câmara dos Deputados, Jovair Arantes (GO), afirmou que seu partido, "fundado por Getúlio Vargas nos anos 40", era o mais antigo do Brasil. Professor de história, seu colega Chico Alencar (PSOL-RJ) protestou: -Não! O mais antigo é o Partido Comunista, de 1922, cuja herança é reivindicada tanto pelo PCB quanto pelo PC do B. O PTB nasceu 23 anos depois! Jovair coçou a cabeça, pensou por um instante e, diante do plenário silencioso, emendou: -Bem, eles ficaram anos na clandestinidade, com registro cassado. Aí, para mim, não conta... |
Nenhum comentário:
Postar um comentário