terça-feira, setembro 02, 2008

Informe JB
Leandro Mazzini

A queda da Abin e Tarso em perigo

A decisão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva de afastar a direção da Agência Brasileira de Inteligência é um atestado de culpa sobre a suspeita de grampo no presidente do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes. Uma fonte da coluna, com trânsito no Palácio e no Ministério da Justiça, informou que cresce a vontade do presidente de fazer logo uma reestruturação vertical. Nesse contexto, começando pela Justiça, está em perigo o ministro Tarso Genro. Não é bom o clima no ministério entre ele e alguns setores. Mas quem pensa em derrubar Genro sempre se engana. Ele só "cai para cima", devido ao prestígio com o chefe. O time do contra, no entanto, é forte. O ataque vai com Dilma Rousseff, Gilberto Carvalho e José Dirceu, que ainda sabe de tudo no governo. E ainda é ouvido.

Saída de mestre

O procurador-geral federal, João Ernesto Aragonés Vianna, pediu exoneração do cargo por motivos particulares. É o responsável pela atuação jurídica de todas as fundações e autarquias federais – algumas fundamentais para o PAC, como o Ibama e o Incra.
João Ernesto, renomado escritor da área de direito, abre as portas para o novato Marcelo de Siqueira Freitas, de 30 anos.

Gás total

Caiu no colo do presidente da CCJ do Senado, senador Marco Maciel (DEM-PE), a briga bilionária sobre a Lei do Gás. A matéria, que atiça os ânimos dos colegas, vai a voto depois das eleições.
A todo vapor
A queda-de-braço contrapõe os Estados e suas distribuidoras – favorecidos pelo relator Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE) – ao governo federal e à Petrobras, que querem restringir a distribuição de gás pelos governos estaduais.

Sem freio

Avançam as negociações do governo do Rio para conquistar uma fábrica da Hyundai.

Fala, Mão Santa

O senador Mão Santa (PMDB), conhecido pelo linguajar metafórico na tribuna, vai poder agora enriquecer o vocabulário. Sai dia 4, em Brasília, a 3ª edição da Grande Enciclopédia Internacional de Piauiês.

Prefeito maluquinho

O ministro do STF Ayres Britto, relator do caso Raposa/Serra do Sol, anda às turras com o prefeito falastrão de Pacaraima (RR), Paulo Quartiero, líder político dos arrozeiros na região.
Desabafo
A um interlocutor, Britto lembrou que Quartiero só faz esse carnaval por causa da liminar concedida por ele para que a PF freasse a operação. Mas citou o uruguaio Eduardo Couture: "O tempo se vinga das coisas feitas pela colaboração dele".

Nenhum comentário: