sexta-feira, setembro 06, 2013

COLUNA DE CLAUDIO HUMBERTO

“Com armas, não resolveremos essas questões”
Senador Delcídio Amaral (PT-MS) defendendo solução negociada para a crise na Síria


ANTECIPAÇÃO

Informada do “plano de emergência”, Dilma detestou. Até decidiu antecipar o retorno da Rússia. Mas a palavra final será da segurança.

COLABORAÇÃO

A Polícia Federal, que há anos tenta substituir o Exército na segurança de presidentes, criou seu próprio esquema de proteção a Dilma.

ROTAS DE FUGA

A PF prevê três “rotas de fuga” para retirar Dilma do palanque oficial em segurança, caso o conflito ocorra após a eventual chegada dela.

SEM CRIANÇAS

A segurança do Exército desaconselhou a presença do neto de Dilma no palanque, caso a presidente compareça ao desfile deste sábado.

PLANALTO OPEROU PARA CALAR SENADOR BOLIVIANO

Temendo mais um desgaste internacional para a presidente Dilma, que enfrenta entrave com a Bolívia, e com o governo bisbilhoteiro dos EUA, o Planalto operou para impedir o senador boliviano Roger Pinto Molina de ir à Comissão de Segurança Pública da Câmara. Ele já havia saído da casa do advogado Fernando Tibúrcio, em Brasília, quando recebeu ao celular apelos de interlocutores do governo para adiar o depoimento.

SIM, SENHORA

Roger Pinto Molina não titubeou e logo cancelou a visita para não se indispor com o governo, de quem precisa para não ser extraditado à Bolívia.

REENCONTRO

Ex-asilado na Embaixada do Brasil em La Paz, Molina articula para trazer a Brasília sua família, que não vê há mais de um ano e meio.

GRADES DO CIRCO

Lona política: depois do deputado-presidiário Natan Donadon, teremos José Genoino, deputado-condenado-aposentado-preso domiciliar.

CONTINUARÁ MANDANDO

Dono do PR, o mensaleiro Valdemar Costa Neto (SP) quer usar manhãs e tardes fora da cadeia para atuar nos bastidores. O senador Antônio Rodrigues assumirá oficialmente a secretaria-geral do partido.

OUTRO ESTILO

Diplomatas brasileiros estão animados com o chanceler Luiz Alberto Figueiredo. A diferença entre ele e o mosca-morta Antonio Patriota é da água para o vinho: fala mais e de forma mais clara, e fala mais grosso.

DECEPCIONANTE

O governador Eduardo Campos silenciou diante da censura que o juiz e deputado Guilherme Uchoa, seu aliado, fez a Justiça impor aos jornais do Recife, proibindo-os de noticiar denúncia do Ministério Público de que sua filha agiu para amigos furarem a fila de adoção.

PRESSÃO

O presidente da Confederação Nacional da Indústria, Robson Braga, pediu pessoalmente ao presidente Henrique Alves (Câmara) para votar a regulamentação da terceirização, que sofre forte oposição da CUT.

OLHO EM 2014

Secretário-geral do DEM, Onyx Lorenzoni (RS) pretende organizar até outubro todos os palanques regionais, priorizando eleição de bancada federal forte: “Nos Estados, a tendência, hoje, é apoiar Aécio Neves”.

PÁTRIA ARMADA

Virou caso de segurança nacional o desfile de 7 de setembro: com 135 cidades confirmando protestos, a ordem é manter um cordão de isolamento de pelo menos 800 metros nas áreas dos desfiles militares.

AUTORIA DE SANDICE

O diplomata Tovar Nunes, da assessoria do Itamaraty, diz que não é de Antonio Simões, subsecretário da América Latina, mas de outro colega, a frase “A gente sabe que é um faz de conta. Eles fingem que estão negociando e a gente finge que acredita”, em e-mail a Eduardo Saboia.

LA BELLE VIE

A ministra Marta Suplicy (Cultura) começa hoje viagem de 11 dias à China para tratativas do mês do Brasil e “visitas técnicas” a museus, exposições e centros culturais de Paris, que é sua segunda casa.

PENSANDO BEM...

“Putim”, esse diplomata russo que colocou Dilma Rousseff e Barack Obama lado a lado na abertura da reunião de cúpula do G20, em São Petersburgo.


ATRASO PROPOSITAL PODE AFASTAR DILMA DO DESFILE

A segurança do Palácio do Planalto montou um "plano de emergência" para criar um pretexto que afaste a presidente Dilma do desfile de 7 de Setembro, em Brasília. O plano será deflagrado caso se confirmem os temores de conflitos entre policiais e multidões, na Esplanada dos Ministérios. Nesse caso, será atrasado de propósito o voo do Airbus da FAB que a trará de volta da reunião do G20, em São Petersburgo.

Nenhum comentário: