PERCA TEMPO - O BLOG DO MURILO

sábado, dezembro 24, 2011

Nascidos em dezembro - IVAN ANGELO




REVISTA VEJA - SP

A jovem grávida tinha medo de que seu filho nascesse na noite de Natal. O médico havia previsto que a criança nasceria entre 20 e 30 de dezembro, no mais tardar, 2 de janeiro. Desde a última avaliação de data ela vinha tecendo fantasias. Brincava, ria quando falava disso com as amigas, mas ao verbalizar punha para fora seus receios:
— Já imaginou se a criaturinha resolve nascer na noite de Natal, na hora da ceia?
As amigas diziam que ela sossegasse, seria muita coincidência ele embicar logo no dia 24, “relaxa”, “desencana”, mas se acontecesse, qual o problema?

— Já imaginou? Hospital em noite de Natal?

— Ué, normal.

— Normal! Helooo! Com que disposição você acha que as pessoas trabalham na noite de Natal? Pessoal lá fora comemorando, maior amigo oculto, dando risada, tomando um vinho com o love, e elas lá de branquinho medindo xixi de paciente! Vão ter ódio de mim e do meu filho.
Riam junto com ela daqueles medos, e quanto mais perto chegavam do período provável, mais ela falava naquilo. Fazia questão de parto normal, nada de cortes na sua barriga. O marido apoiava, dizia que a escolha era dela, mas achava bom esse negócio de não cortar. Nem era pela estética da barriga, tinha horror de cirurgia.

Tudo era argumento para ela. Teatralizava:
— Não, não, não, não, não! Meu bebê não vai fazer isso comigo! Sabe que a Mariana, minha amiga, entrou em trabalho de parto no dia 29 de dezembro? O médico estava no Guarujá, maior descansadão! E ela teve dificuldades, correu perigo feio, a pressão foi a quatro. A máxima!
Que nada, não vai acontecer com você, relaxa, desencana, diziam. 
E ela, cômica:
— Já imaginou meu filhinho nascendo com aquela barulhada de Natal? O foguetório! Os sustos que ele vai levar, bum!, bum!, depois de passar esse tempo todo no silêncio gostosinho do meu barrigão?

Riam junto. E ela:

— Agora imagina essa: e se o médico sai correndo da mesa da ceia e solta aquele bafo de vinho na cara do meu baby? Tadinho, mal nasceu e já encara um arroto de farofa! E outra: e se houver uma emergência e o anestesista vier correndo vestido de Papai Noel? Não tiver tempo nem de tirar a fantasia?

Gostavam do jeito daquela amiga loquaz, capaz de transformar medos em comédia, mas lembraram a ela que, se não queria filho no final de dezembro, tivesse pensado nisso na hora de engravidar. E ela:

— Na hora a gente não pensa. Ninguém pensa quarenta semanas para frente na hora de transar.

Nas conversas de sala de espera de consultório ela soube que várias grávidas de dezembro tinham preocupações. Por exemplo, os filhos nascidos no fim do ano não gostavam de fazer aniversário perto do Natal, porque perdiam a festinha com os colegas e, lógico, dezenas de presentes. Ou ganhavam da parentada um só presente valendo por dois. Nos casos de parto de fim de ano, a própria festa familiar do Natal era atropelada pela agitação do nascimento. Ficou sabendo que a maioria das mães antecipava a cesárea.

— Nem pensar em cesárea! — ela se manteve decidida. — Vai nascer bonitinho, parto normal, e é antes do dia 20.

Não foi. O dia 20 passou, passou o 21, chegou o 24, e assim que ela se sentou à mesa para a ceia sentiu a primeira contração. O bebê bagunçou a ceia, a entrega dos presentes de amigo oculto, a sequência de brindes espumantes, a festa das crianças, e nasceu saudável e forte às 2 e pouco da madrugada. De cesariana. Deu tudo errado, mas deu tudo certo.
Postado por MURILO às 10:29 Nenhum comentário:
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no TwitterCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest

Onde está Pimentel? - GUILHERME FIUZA


REVISTA ÉPOCA

Por essa, Papai Noel não esperava. Trouxe de presente para Fernando Pimentel sua permanência no Ministério do Desenvolvimento, mas não consegue entregar o embrulho ao ministro embrulhado.

Pimentel sumiu. Da última vez em que foi procurado em seu gabinete, tinha ido a Genebra para a reunião da OMC. Mas não foi visto na sessão de abertura do evento, nem na reunião dos países emergentes sobre comércio.

Evidentemente, um homem capaz de faturar R$ 2 milhões em dois anos como consultor não iria passear na Suíça com o dinheiro do contribuinte.

Mas que ele estava lá, estava, porque foi visto por jornalistas no aeroporto de Genebra. Ou talvez fosse um sósia, porque falou em inglês com repórteres brasileiros – “no more”, para dizer que não ia mais falar.

Devia mesmo ser um sósia, porque ministro dizendo “nada a declarar” à imprensa não existe mais, desde o fim da ditadura militar. E Pimentel é ministro do governo popular, ex-guerrilheiro da esquerda.

Onde estaria então o verdadeiro Fernando Pimentel? Muitos acham que ele deveria estar no Congresso Nacional, dando as explicações que o país espera. Mas o ministro também não apareceu por lá.

Tentando reconstituir o caminho percorrido por Pimentel, repórteres de “O Globo” foram informados por industriais mineiros, amigos do ministro, de que ele andara fazendo palestras no interior do estado para sobreviver.

(E deve ter sobrevivido, porque o cachê era ótimo).

Mas a pista era falsa. Os repórteres percorreram todas as cidades do tal roteiro – e Pimentel também não havia estado em nenhuma delas.

A preocupação com o seu paradeiro aumentou com as notícias – estarrecedoras – sobre uma política protecionista retrógrada aplicada pelo Ministério do Desenvolvimento.

Ou seja: se o Ministério parou no tempo, e não foi por falta de combustível, o ministro também não deve estar na cabine de comando.

Fernando Pimentel se tornou um autêntico “Nowhere Man” – o homem de lugar nenhum, imaginado por John Lennon.

Mas Papai Noel há de encontrá-lo. Nem que seja no Ministério da Pesca.
Postado por MURILO às 09:46 Nenhum comentário:
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no TwitterCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest

Presentes invisíveis - IVAN MARTINS

REVISTA ÉPOCA

Sentimentos são melhores que sapatos e perfumes

IVAN MARTINS É editor-executivo de ÉPOCA (Foto: ÉPOCA)
Estamos a quatro dias do Natal, época de embrulhar presentes. Sentar no chão, cercado de caixas e sacolas impessoais das lojas, e transformá-las, sem pressa, em pacotes caprichados e coloridos, cada um deles com a cara de quem vai receber. Eu gosto. Não sei fazer compras, mas embrulhar presentes, (assim como engraxar sapatos, aliás) é algo que eu faço feliz, sem entender direito por quê.
Antes de prosseguir, quero fazer um comentário adicional sobre as compras de Natal. As pessoas reclamam, incansavelmente, sobre o quanto é chata, difícil e despropositada essa maratona natalina. Eu tendo a concordar com elas, mas faço uma ressalva importante: parece que as pessoas que menos gostam de escolher presentes são as que têm mais dificuldade em parar de pensar nelas mesmas. Na hora de fazer compras, somos obrigados a pensar no que o outro gostaria de ganhar, naquilo que ele ou ela deseja, e essa parece ser a parte realmente complicada do processo, para muitos de nós. Somos tão auto-centrados, tão intensamente preocupados conosco, que o exercício de se colocar no lugar dos outros, ainda que por alguma horas, provoca exasperação. Quando vai terminar essa palhaçada de Natal para que eu possa voltar, de novo, a me preocupar somente comigo mesmo?
Feito esse desvio, volto ao essencial, que é simples: o melhor presente de Natal é o sentimento que vem com ele. Tenho de fazer um esforço danado para me lembrar do que eu ganhei no ano passado, mas o carinho e o amor das pessoas que estiveram comigo há 10 e 20 anos continuam inesquecíveis. Assim como as mágoas e as dores que elas deixaram. Objetos desaparecem da memória e da nossa vida, mas as felicidades e os agravos a gente carrega para sempre. Hoje em dia, se eu pudesse, daria a cada uma das pessoas que eu amo uma caixinha repleta apenas com um único sentimento invisível, aquele que eu julgasse mais necessário ao momento da vida delas. Acho que seria mais útil que vestidos, camisas ou sapatos. Melhor até que livros. 
Outra coisa imaterial que anda em falta é a capacidade de escolher afetivamente. Olhe em volta: há muita gente ciscando incessantemente, e não é coisa de adolescentes e jovens. Pessoas de todas as idades não sabem direito o que fazer com elas mesmas. Não conseguem escolher entre o casamento e a bicicleta. Trincam de ansiedade. As possibilidades são tantas, as pessoas tão tantas, as vontades são tantas... que paralisa. Acho que dentro de alguns anos vamos começar a perceber as consequências dessa epidemia de indecisão, na forma de gente inteiramente solta, (pipas ao vento, como eu ouvi uma vez), cuja vida passou ao largo dos compromissos afetivos. Lá na frente elas não terão onde aportar - e nem saberão como, na verdade. Se, com um presentinho de Natal, essas pessoas pudessem aprender a escolher, tenho certeza de que ficariam mais felizes. Eu já desconfiava, mas ficou evidente no filmeAs canções, do Eduardo Coutinho, que as pessoas, sobretudo as mulheres, precisam desesperadamente aprender a deixar as coisas que não deram certo para trás. O dom do esquecimento seria um presente de Natal extraordinário para pessoas que depois de 10, 20,30 ou 40 anos continuam apaixonadas por alguém que nunca as amou. Quem puder, vá assistir ao documentário do Coutinho. Ele entrevista pessoas comuns e pede que elas cantem a canção da vida delas - e explique o que há por trás da música. Em geral são histórias de amor mal resolvidas, que dominam e resumem existência inteiras. Como diz uma amiga que viu o filme, é impossível não chorar diante de uma coisa tão triste. A capacidade de esquecer e recomeçar, portanto, seria um ótimo presente de Natal para milhões de pessoas.
O terceiro e último presente que eu gostaria de distribuir em caixinhas com fitas vermelhas é o altruísmo, a capacidade de pensar nos outros. Isso anda muito em falta, na vida dos casais, inclusive. Viramos um bando de egoístas e crianças mimadas. Cada um para si e dane-se o resto. Eu, eu, eu, eu... As pessoas não querem saber de sacrifícios, pessoais ou coletivos. Não podem ouvir falar de deixar seus desejos de lado, ainda que temporariamente. Todos nós temos direito ao gozo já, orgasmo já, realização plena, total e irrestrita, desde logo. Afinal, ralei para isso, não foi? A ideia de apropriação pessoal e instantânea faz parte da nossa cultura, mas está ficando insuportável. A sociedade e o planeta não aguentam sete bilhões de reizinhos batendo o pé e exigindo ser felizes a cada instante. Dentro das famílias acontece o tempo todo, no interior dos casais. Não dá, né? Sem um pouco de doação essa barca afunda – a da vida privada e a da vida pública. Nada de meias, perfumes e gravatas no Natal. Altruísmo para todos, já! 
Postado por MURILO às 09:37 Nenhum comentário:
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no TwitterCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest

10 razões para se indignar - RUTH DE AQUINO


REVISTA ÉPOCA

Os 10 motivos para indignação listados no Natal passado mudaram pouco. Faltou atitude nossa?


RUTH DE AQUINO  é colunista de ÉPOCA raquino@edglobo.com.br (Foto: ÉPOCA)
O ano é outro. O presidente também. Mas os 10 motivos de indignação listados no Natal passado mudaram pouco. Faltou vontade política ou atitude nossa? Ou ambos? Sete itens continuaram os mesmos, atualizados com informações de 2011. Há três novidades: seria uma injustiça deixar de fora o Supremo Tribunal Federal, o Enem e os ministros herdados por Dilma.
Aí vai a lista deste ano. Conseguiremos reduzir?
1) A falta de saneamento e habitação decente para os mais pobres. O número de brasileiros em favelas dobrou em uma década, segundo o IBGE. Em dois anos de Fernando Henrique e oito de Lula, passamos a ter 11,4 milhões de brasileiros em favelas. A população carente cresce mais que famílias de outras classes sociais. E não se discute planejamento familiar porque a Igreja não deixa.
2) O escândalo do Enem, um exame até agora em suspenso devido a vazamentos e confusões em cálculos de notas. E o analfabetismo no Brasil, maior que no Zimbábue. No ano passado, éramos a oitava economia mundial, mas em breve seremos a sexta. Quando a educação será nossa prioridade em número de alunos e qualidade de instrução?
3) Os absurdos privilégios dos deputados e senadores, que aprovam aumentos para si mesmos e, além de receber 15 salários por ano, dispõem de verba extra indecente: cerca de R$ 30 mil mensais, para gasolina, alimentação, correio, telefone, gráfica. Além de todas as mordomias, os deputados esperneiam para aumentar a verba mensal de gabinete de cada um, de R$ 60 mil para R$ 80 mil. O que fazem os secretários dos deputados? O Congresso entende o momento da economia ou precisa explicar?
4) A impunidade de corruptos nos Poderes. Exonerar meia dúzia de ministros não basta. A Controladoria-Geral da União acaba de revelar que R$ 67 milhões devem ter sido desviados pelo Turismo do ex-ministro Pedro Novais. Duvido que seja tão pouco. Melhor mesmo é esquecer palavras como “desvio” e “malfeito” e chamar pelo nome real: roubo.
5) A agressividade no trânsito, que torna o Brasil recordista em mortes em acidentes. A novidade em 2011 é que chegamos ao maior número de vítimas em 15 anos. Já são 40.610 mortos no trânsito, média de 111 por dia, 4,6 por hora, mais de um morto a cada 15 minutos. Uma das causas é o aumento das motos. Morreram mais motociclistas que pedestres.
7) Os impostos escorchantes, que não resultam em benefício para quem precisa. Cartéis punem o consumidor e tornam produtos e passagens aéreas no Brasil muito mais caros. Outro item igual ao ano passado, com um agravante: o custo de vida está bem mais alto. Habitação e alimentação estão caríssimos e até os estrangeiros reclamam.
6) A falta de educação da elite brasileira. Boa parcela de ricos desenvolve falta de educação associada à arrogância e à crença na impunidade. Joga lixo nas praias e da janela de carros importados, dá festanças ignorando a lei do silêncio, viola a legislação ambiental e sempre quer levar vantagem. Esse item continua igualzinho ao ano passado.
8) A falta de um sistema de saúde pública eficiente. Grávidas ou velhos morrendo em fila de hospital ou por falta de leitos e médicos é inaceitável. Dentro desse quadro, impressiona ainda mais o abandono, no Rio de Janeiro, de um prédio do Ministério da Saúde construído para abrigar o Instituto do Cérebro, que seria o maior serviço de neurocirurgia da América Latina. O prédio tem 56 leitos para internação, dez para UTI, e também baratas, fezes de pombos, poeira e cupins.
9) A deficiência de transporte de massas, num país que fez opção equivocada pelo carro e hoje paga o preço de engarrafamentos monstruosos. Metrôs e trens, ligados a uma rede de ônibus sem ranço de máfias, deveriam transportar todas as classes sociais. O chato é que tem sempre os ricos de Higienópolis (SP) e Ipanema (RJ) que não querem metrô em sua esquina porque traz uma gente “diferenciada” de outros bairros.
10) O descolamento do Supremo Tribunal Federal da realidade do país. Os meritíssimos juízes estão cada vez menos ágeis nas votações que interessam à população, como é o caso da Lei da Ficha Limpa e o escândalo do mensalão. Mas, quando o interesse é próprio, são rápidos até demais. Bom lembrar que não são todos os ministros que aprovam a conduta do STF este ano.
Indigne-se, mas não seja chato. Contribua para a mudança. Melhor ser um indignado otimista que um resignado deprimido. Espero, em 2012, escrever “10 razões para comemorar”. Boas festas!
Postado por MURILO às 09:37 Nenhum comentário:
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no TwitterCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest

Encharcado de emoções - SÉRGIO TELLES


O Estado de S.Paulo - 24/12/11


No fundo penumbroso, vê-se uma cortina negra. De lá surge uma pessoa que se encaminha para a cadeira iluminada no primeiro plano, na qual se senta. Uma voz em off faz algumas perguntas e a pessoa fala de sua vida e canta as canções que a marcaram. As histórias se sucedem. Homens e mulheres se emocionam ao lembrar o passado, seus entes queridos, suas loucuras, seus arrebatamentos, seus projetos desfeitos ou realizados, suas conquistas, suas vitórias.

Aí entendemos porque Eduardo Coutinho escolheu para seu documentário As Canções um cenário despojado e tão fixo quanto a câmera. Desta maneira fica ressaltado o que lhe importa - o foco na fala dos convidados, no relato das trajetórias acidentadas de suas vidas. Os depoimentos adquirem uma força suplementar quando as pessoas cantam as músicas que sublinharam os momentos culminantes de suas vivências.

Sabe-se que o documentário é um gênero com linguagem própria, mais restrita do que a dos filmes de ficção. Mesmo assim, é chamativa a forma como em As Canções Coutinho privilegia com exclusividade a narrativa oral, forma ancestral de comunicação humana na qual aquele que fala mantém a plateia subjugada ao fio de sua voz. Para tanto, Coutinho abdica de forma mais radical das amplas possibilidades de encenação audiovisual do cinema, restringindo ao mínimo seus recursos.

Embora esta não seja a ideia central do filme, ao convidar seus entrevistados para cantarem a capela, Coutinho termina por ressaltar a diferença entre a fala e o canto. A primeira, apesar de também despertar afetos, deve seguir predominantemente a racionalidade lógica para transmitir de forma compreensível sua mensagem. O canto, por sua vez, parte de outros pressupostos que mostram o lugar especial da música entre as artes. Saltando os percalços da lógica própria da fala, apela diretamente para os sentimentos do ouvinte.

Nem todos falam com fluência ou cantam de forma afinada. Mas, por menos dotado que seja, aquele que fala termina por se fazer entender. Já o canto é mais exigente e faz com que o menos aquinhoado seja imediatamente rejeitado por aquele que o ouve, que se sente agredido pela ausência da musicalidade. Por isso mesmo, em As Canções, as pessoas parecem ainda mais completamente expostas e vulneráveis em sua claudicante humanidade ao cantarem, mostrando diretamente não só seus afetos como suas falhas e limitações.

O fato de os entrevistados atribuírem tão grande valor afetivo às canções mostra algo comum a todos nós. Há acontecimentos cuja importância ou magnitude transcende nossa capacidade de lhes dar a expressão que merecem. Não só nossas palavras nos parecem insuficientes para representar o que sentimos, como nos consideramos tão desorganizados e atrapalhados com o impacto sofrido que necessitamos da mediação da fala de um terceiro, que nos proporciona um necessário distanciamento para fazermos uma avaliação confiável dos referidos acontecimentos. É nestas circunstâncias que pedimos socorro aos escritores, aos compositores; é quando nos voltamos para a literatura, a poesia, as canções.

Tudo isso faz de As Canções um filme encharcado de emoção, extravasando sentimentos diretamente da tela para o espectador.

***

Tal como o documentário de Coutinho, o Natal é uma festa encharcada de emoção. Das festividades da civilização ocidental cristã, é a que tem maior apelo afetivo. É compreensível, pois, ao lado dos significados religiosos, o Natal nos mostra o momento em que uma família se constitui, o que se dá pelo nascimento do filho de um casal. Por essa via, o Natal aponta diretamente para a realidade familiar, que nos é muito próxima, fazendo-nos evocar nossas famílias - seja a família original onde ocupávamos o lugar de filho, ou a família que constituímos ocupando o lugar de pai. Daí o Natal suscitar sentimentos tão fortes nas pessoas.

Tirando proveito desse derramamento afetivo, o consumo e publicidade se apropriaram do Natal, transformando-o na maior oportunidade de vendas do ano. Embora a maioria se alegre com o simbolismo explícito do nascimento de uma criança, com tudo que isso representa de esperança, continuidade e oposição à morte (ideias reforçadas com as festividades do ano-novo, que também apontam para a renovação e o recomeço), não podemos esquecer que há pessoas que não compartilham deste sentimento. Pelo contrário, sentem-se tristes, ficam deprimidas e lamentam não compartilhar uma alegria que supõem ser universal nesta ocasião.

Como o Natal nos remete à família, é de se esperar que as experiências ali ocorridas sejam singulares, apresentem, portanto, uma grande variedade. Ao contrário da visão apressada que mostra as relações familiares como perfeitas e amorosas, a verdade é que elas podem ser bastante difíceis.

Não é então surpreendente que enquanto muitos curtam e aproveitem sem maiores conflitos a festa do Natal, alguns a experimentem com uma carga mais complexa de sentimentos.

Mais do que nosso conhecimento intelectual, é essa mistura de amores e ódios, fracassos e vitórias, carinhos e violências, alegria e tristeza, agressões e cuidados para com aqueles que nos são próximos o que dá a nossa verdadeira dimensão enquanto seres humanos. Em nossos afetos está armazenado o inestimável fogo da vida.

Não é outra coisa o que afirma Roberto Carlos quando diz - "se chorei ou se sorri, o importante é que emoções eu vivi", canção extraordinária que um dos entrevistados de Coutinho bem que poderia ter cantado.

Para os que gostam muito, para os que gostam menos e mesmo para os que desgostam, desejo a todos um bom natal e um feliz ano-novo.
Postado por MURILO às 09:08 Nenhum comentário:
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no TwitterCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest

Mãos abanando - ILIMAR FRANCO

O GLOBO - 24/12/11


O governo Dilma venceu. Os aposentados e os funcionários públicos vão ficar sem previsão de aumento no Orçamento da União. O deputado Paulo Pereira da Silva (PDT-SP), presidente da Força Sindical, desistiu da obstrução em troca de nada. Como o governo não aceita negociar, nem no futuro, ele decidiu se preservar, pois o Orçamento seria aprovado agora ou em fevereiro, quando o governo teria maioria para aprovar.

PP pede socorro a Jaques Wagner
A direção do PP está tentando preservar o ministro Mário Negromonte (Cidades) na reforma ministerial de janeiro. Eles pediram para o governador Jaques Wagner (PT-BA) entrar em campo para ajudar. Consta que fez isso. O partido reconhece que há uma diferença grande de estilo entre o ministro e a presidente Dilma, e que Negromonte tem deficiências gerenciais, mas a sigla teme pela mudança. O nome preferido da bancada, o deputado Márcio Reinaldo (PP-MG), não é de fácil digestão pelo Planalto. E nem o presidente do PP, senador Francisco Dornelles (RJ), aposta um centavo no retorno do ex-ministro Márcio Fortes.

"No ano que vem vou trabalhar muito. Vou ter mais trabalho ainda” — Aloizio Mercadante, ministro de Ciência e Tecnologia, falando com petistas paulistas sobre sua transferência para o Ministério da Educação

OS BACAMARTES. Durante reunião na Universidade de Brasília, preparatória à Conferência Rio + 20, o senador Cristovam Buarque (PDT-DF) defendeu a criação do Tribunal do Futuro. Sua tarefa seria julgar os governantes mundiais por decisões que possam comprometer o meio ambiente, os recursos naturais da Terra e o bem-estar da população. Esse tribunal, diz Cristovam, seria "constituído por grandes personalidades mundiais".

Terrorismo
Os petistas passaram os últimos dias espalhando que o ex-ministro Ciro Gomes poderia voltar para o governo. Iria para Ciência e Tecnologia, pois Aloizio Mercadante vai para a Educação. Instalou-se o pânico no PSB e no PMDB.

A lista
A tendência do PDT é entregar uma lista com três nomes para a presidente Dilma quando ela chamar o partido para tratar do Ministério do Trabalho. Os nomes: Manoel Dias e os deputados Brizola Neto (RJ) e Vieira da Cunha (RS).

Privataria: o duelo PT x PSDB
O líder do PT, senador Humberto Costa (PE), e o senador Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP), enfrentaram-se por causa do livro "A privataria tucana". O petista tratou da publicação na tribuna do Senado. Aliado do ex-governador José Serra, o tucano advertiu: "Vossa Excelência, que já foi vítima de processos caluniosos, não deveria ser arauto de calúnias." Costa foi demitido do Ministério da Saúde em 2004, por causa da Operação Vampiro, e inocentado pela Justiça em 2010.

Recado
O vice Michel Temer mandou um recado para a cúpula do PMDB: "Não esperem nada da reforma." Isso quer dizer que o PMDB não perderá nada e, principalmente, que ele não ganhará qualquer sonhado ministério de maior importância.

Estabilidade
Aconselhada por líderes aliados, a tendência da presidente Dilma é mexer o mínimo possível. Quer sua base política satisfeita para disputar e ganhar o maior número de prefeituras e de capitais nas eleições de 2012. É o Projeto Reeleição.

PREVISÃO. Um governista, da ala dos insatisfeitos, prevê: "Não vai ser fácil para o governo a volta do recesso. Os deputados vão sentir o bafo dos candidatos a prefeito e a vereador no pescoço."

ELES TÊM A FORÇA! No coquetel de fim de ano, no Planalto, com ministros e líderes do Congresso, presentes os secretários-executivos Beto Vasconcelos (Casa Civil) e Henrique Paim (Educação).

SÓ ALEGRIA. Apesar da crise, o ministro Guido Mantega (Fazenda) brinca: "Meu maior acerto este ano foi torcer pro time certo (Corinthians)."
Postado por MURILO às 08:57 Nenhum comentário:
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no TwitterCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest

Fracasso irredutível - HÉLIO SCWARTSMAN


FOLHA DE SP - 24/12/11
SÃO PAULO - Já que Delfim Netto levantou o problema das previsões erradas dos economistas, acho que podemos tratar deste segredinho sujo que afeta em maior ou menor grau todas as ciências sociais.
Quem demonstrou cabalmente a precariedade dos prognósticos de economistas e cientistas políticos foi Philip Tetlock. Ele coletou, ao longo de 20 anos, 28 mil previsões feitas por 284 experts. A conclusão do estudo, publicado em 2005, é que eles se saíram ligeiramente melhores que o acaso. Um macaco lançando uma moeda obteria resultados parecidos.

Como é possível que tanta gente inteligente e estudiosa, que dedicou a vida a um ramo do saber, não consiga superar o macaco? A explicação é de ordem física. Nós nos habituamos a ver a ciência prevendo com enorme precisão fenômenos como eclipses e marés. Só que estes são sistemas não complexos. Aqui, para efeitos práticos, o todo não difere da soma das partes, o que permite montar equações relativamente simples que resultam em predições acuradas. Embora um bom número de fenômenos naturais siga esse padrão, há muitos que não o fazem.

Em sistemas complexos, que incluem quase todas as atividades humanas, o todo é mais que a soma das partes. É como um avião: nenhuma das peças que o compõem é capaz de voar, mas o conjunto, sim.
Prognósticos sobre sistemas complexos, quando possíveis, ficam à mercê de pequenas perturbações que podem alterar de forma dramática os resultados, em especial se o prazo é dilatado. É o efeito borboleta.
Isso significa que devemos desistir dos modelos econométricos? Calma lá. Apesar de suas limitações, eles nos ajudam a entender melhor os fenômenos e, ao menos em teoria, podem ser aperfeiçoados. O que podemos fazer é tentar recalibrar nossas mentes, para interpretar os vaticínios menos como um oráculo e mais como o resultado de um exercício intelectual irredutivelmente falho.
Postado por MURILO às 08:57 Nenhum comentário:
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no TwitterCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest

GOSTOSA


Postado por MURILO às 08:55 Nenhum comentário:
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no TwitterCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest

Chamem o Papai Noel! - DENISE ROTHENBURG

CORREIO BRAZILIENSE - 24/12/11


O Congresso pode ser o bom velhinho para restabelecer o diálogo entre o CNJ, o STF e as associações de magistrados, a fim de buscar um meio-termo que permita as investigações do conselho, sem ferir as corregedorias

O imbróglio do Conselho Nacional de Justiça e a guerra aberta entre as instituições dos magistrados e a corregedora nacional, Eliana Calmon, chegou a um ponto que talvez só mesmo um bom velhinho, calmo, tranquilo e bonachão seja capaz de resolver. Vamos aos fatos: o ministro Marco Aurélio Mello, do Supremo Tribunal Federal, restringe os poderes do CNJ. As associações dos magistrados e seus sindicatos dizem que a corregedora extrapola seus poderes. Eliana Calmon reage num tom exaltado.

Não se pode negar que a corregedora cresceu no conceito do eleitor ao aparecer ao vivo e a cores nos telejornais esbanjando autoridade e se colocando ao lado das investigações, do combate à corrupção. Para usar a palavra que a presidente Dilma Rousseff gosta, malfeitos existem nos Três Poderes, e uma autoridade pública não pode compactuar com eles. Tem que tratar de coibir os ilícitos. Eliana Calmon bateu de tal forma nessa tecla que, se brincar, está como uma popularidade tão alta quanto a da presidente Dilma.

Em conversas reservadas, muitos advogados, juízes e até ministros do próprio Supremo Tribunal Federal afirmam que ela pode estar certa, mas exagera na forma. Gilson Dipp, o ex-corregedor, fazia as mesmas investigações, com menos estardalhaço. O Poder Judiciário prefere um trabalho discreto a fim de preservar a imagem de uma maioria de juízes séria e honesta. Também não deixam de ter suas razões, mas agora é tarde. As mazelas e a sensação de que há algo a esconder dentro dos tribunais está na boca do povo e a tensão entre os próprios juízes está instalada.

Por falar em tensão…

A tendência da Suprema Corte, entretanto, é apoiar a decisão de Marco Aurélio Mello. O ministro sustenta que as corregedorias é que devem cumprir esse papel de investigadores dentro dos tribunais. Ocorre que, na sociedade, esse tema não é tão passível assim como pensam os juízes.

Dentro do Congresso Nacional, por exemplo, o assunto promete esquentar na volta dos trabalhos, em fevereiro. Alguns consideram certo dizer que a tarefa de investigar os juízes de tribunais regionais é das corregedorias de cada instituição, e não do CNJ. Mas, como diz um amigo jornalista, “vamos combinar”: se as corregedorias não exercem seu papel, alguém tem que exercer, certo?

No Senado, Roberto Requião (PMDB-PR) não vê a hora de restituir ao CNJ plenos poderes e inscrevê-los na Constituição. Ao conversar comigo ontem ao telefone, Requião foi direto: “Ou o Supremo Tribunal Federal volta atrás, ou o Congresso reitera o Conselho Nacional de Justiça”.

Requião contou que, em seu mandato anterior no Senado, apresentou uma proposta ainda mais audaciosa para a formação do CNJ. Mas considera que seu projeto acabou diluído. “Quando voltei de uma viagem de observador internacional, tinham criado o CNJ, que eu considerei um pouco corporativo, mas está funcionando e houve um certo equilíbrio. Juiz é um cidadão com concurso público, tem que prestar contas de seus atos”, diz o senador.

Por falar em equilíbrio…

Requião não é assim… um estilo conciliador, capaz de colocar a bola no chão. Está mais para atacante. Diante do que ele deseja e a posição de Marco Aurélio Mello, terá que haver um ponto de equilíbrio. O Congresso pode ser o bom velhinho para restabelecer o diálogo entre o CNJ, o STF e as associações de magistrados, a fim de buscar um meio-termo. Uma proposta em gestação pode seguir no sentido de dar um prazo para as corregedorias. Se não houvesse investigação num período de 30 ou 60 dias, o CNJ assumiria o processo. Do jeito que está é que não dá para ficar. Tomara que o espírito do Natal desarme a todos e seja possível chegar a um consenso em breve.

Feliz Natal a todos!
Postado por MURILO às 08:31 Nenhum comentário:
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no TwitterCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest

Os monstros da Coreia do Norte - ÁLVARO PEREIRA JUNIOR


FOLHA DE SP - 24/12/11

Segundo essa distorção da realidade, povos de todo o planeta admiram a prosperidade de Pyongyang


Se tiver um tempo livre neste Natal, procure no YouTube: Pulgasari. E prepare-se para ver algumas das cenas mais insanas da história do cinema de horror.

"Pulgasari" é o nome de um filme de ficção científica norte-coreano, de 1985, feito sob instruções diretas de Kim Jong-il, na época ainda um aspirante à sucessão do pai, o déspota Kim Il-sung.

Como 100% da produção cinematográfica da Coreia do Norte, o longa enaltece o regime. Pulgasari é um boneco de arroz que, ao entrar em contato com sangue humano, passa a crescer descontroladamente, e a se alimentar de ferro. Antes que o monstro estraçalhe de vez Pyongyang, o Exército entra em ação e acaba com ele.

Segundo especialistas em cinema norte-coreano (sim, eles existem), "Pulgasari" simboliza o caráter monstruoso e insaciável do capitalismo que, não fosse pela brava resistência da dinastia Kim, tomaria conta do mundo.

O enredo não é grande coisa, mas os bastidores são fenomenais. O filme foi dirigido pelo sul-coreano Shin Sang-ok. Kim Jong-il, ditador morto esta semana, era fã de seu trabalho. Tão fã que mandou sequestrá-lo em 1977, quando Shin estava de passagem por Hong Kong.

Em um primeiro momento, Shin passou cinco meses numa pensão na capital, Pyongyang, sem que ninguém explicasse nada. Tentou escapar e foi preso em uma solitária por três meses. Ao tentar fugir de novo, acabou transferido para um campo de prisioneiros políticos, onde vegetou por inacreditáveis quatro anos.

Um dia, do nada, foi convidado para um jantar com o próprio Kim Jong-il. Ao chegar, deparou-se com sua ex-mulher, a atriz Choi Eun-hee, que tinha sido sequestrada um poucos antes dele, e cujo paradeiro era ignorado desde então.
O caso é contado em detalhes no livro "Kim Jong-il: North Korea's Dear Leader", do jornalista americano Michael Breen.

O querido líder julgava-se um esteta, a porto de ter escrito o tratado "Sobre a Arte do Cinema". Trecho: "Vocês, os diretores de cinema, devem revolucionar-se completamente, e lutar devotadamente pelo Partido e pela revolução, pela vitória da causa do socialismo e do comunismo. Essa é a maneira de se mostrarem dignos da consideração do Partido, e da confiança que ele demonstra em vocês".

A versão final para o inglês de "Sobre a Arte do Cinema" foi feita pelo britânico Michael Harrold, que trabalhou nada menos que seis anos, a partir de 1987, como revisor de inglês para o governo de Pyongyang. Na volta, Harrold escreveu um livro revelador: "Comrades and Strangers: Behind the Closed Doors of North Korea".

Foi parar ali de alegre. Tinha acabado de se formar na Universidade de Leeds quando viu um anúncio de "precisa-se de tradutor". Inscreveu-se sem saber nada sobre o regime. Depois de um ano e incontáveis confusões com a burocracia norte-coreana, desembarcou em Pyongyang.

De cara, uma gafe. Quando os dois oficiais que o esperavam no aeroporto perguntaram o que ele conhecia do país, respondeu: "Até outro dia, não sabia nem onde ficava no mapa".

Pela reação negativa dos anfitriões, Harrold aprendeu aí sua primeira e mais importante lição: a dinastia Kim erigiu um universo paralelo em que a Coreia do Norte é o centro do mundo.

Segundo essa distorção da realidade, povos de todo o planeta admiram a prosperidade e a perfeição do sistema político de Pyongyang.

Cada frase emitida por Kim Il-sung ou Kim Jong-il é aguardada ansiosamente em todo o mundo. Os EUA só têm um objetivo: destruir a Coreia do Norte. E a Coreia do Sul é o inferno na Terra.

Como Harrold suportou seis anos nesse esquema, o livro não explica. Mesmo assim, é uma peça valiosa, o relato de um estrangeiro que viveu sob um regime totalitarista, paranoico e mentiroso, talvez o mais opressivo de toda a história contemporânea. Harrold descreve a solidão da vida dos expatriados na capital, as avenidas amplas e desertas, os bares quase vazios, a pequena comunidade de estrangeiros solapados pelo tédio.

Ele não chega a se posicionar politicamente, e não demonstra grande remorso por ter atuado tanto tempo na máquina de propaganda de um regime tão repressor.

Ler o livro desse inglês e assistir a "Pulgasari" são maneiras de entender um pouco mais os monstros que assombram a Coreia do Norte.
Postado por MURILO às 08:28 Nenhum comentário:
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no TwitterCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest

Ueba! Corre que o peru apitou! - JOSÉ SIMÃO

FOLHA DE SP - 24/12/11

E o lema do Natal da encalhada: muitos natais e nenhuma noite feliz! Rarará!

Buemba! Buemba! Macaco Simão Urgente! O Esculhambador Geral da República! "Dilma envia três ministros para incêndio em favela de SP." Pra queimar?! Mas já é pra queimar? Rarará!
E acabo de receber uma foto hilária: sabe aquele chapelucho do Papa? Botaram um M do McDonald's e encheram de batata frita! Rarará!
E adorei essa faixa em Barra do Piraí: "Caro barrense! A beleza da praça é da população! A feiura dos postes é da Light e da Oi". Rarará!
E essa: "Manifestante vestido de Papai Noel é detido pela polícia chilena". Como diz um amigo mineiro: "Por que, Jesus?" Rarará!
É hoje! Que eu tenho que escrever uma coluna sobre o Natal. Sem trocadilho com peru.
O Natal é uma data muito incoerente: matam o peru e fazem missa pro galo. Aí mostram o Papa na janela. Por isso que o Papa vive gripado. Não sai da janela. Rarará!
E o que eu vou fazer nesse Natal? A mesma coisa que faço em todos os natais: vomitar no tapete persa da sogra e fazer xixi no elevador do prédio. E Natal é coisa mais família que existe: o primo corno, a prima ninfomaníaca, e a sogra de joanete e calcanhar rachado. E o vizinho que chega de repente e fica encoxando a cunhada no corredor. Ou seja, uma promiscuidade. Rarará!
E um amigo meu já ganhou um presente de Natal: um despertador do Bradesco. Todo dia, ele acorda com a moça gritando: "Sua conta estourou! Sua conta estourou!".
E o calor? UFA! Trinta e cinco graus. Sensação térmica: quero ir pra praia já! Vou passar o Natal dentro do tanque!
E o grande hit de Natal: sanduíche de patê, ketchup e requeijão, em camadas, que a tia traz coberto com pano de prato úmido, pra não ressecar. E aquela maionese que a tia não acerta o ponto há anos.
E as praias? Diz que as praias já estão tão cheias que tem até fila de espera pra entrar no mar. Tem que pegar senha na prefeitura. Senha 2.079! Aquela de celulite, fio dental e marca de tatame nas costas, pode mergulhar. Pra sempre! Rarará!
E o lema do Natal da encalhada: muitos natais e nenhuma noite feliz! E eu tenho uma amiga que não é chegada numa poronga que diz que nem no Natal ela encara um peru. E tem uma outra que diz que: peru é como bofe: você enche de pinga e depois traça! Rarará! Nóis sofre mas nóis goza!
Que eu vou pingar o meu colirio alucinógeno!
Postado por MURILO às 08:25 Nenhum comentário:
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no TwitterCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest

Hora do troco - RENATA LO PRETE

FOLHA DE SP - 24/12/11
Enquadrada por duas liminares do Supremo e ameaçada por representação de entidades da magistratura, Eliana Calmon poderá receber socorro do Congresso, onde prospera a ideia de uma emenda constitucional que estabeleça de uma vez por todas a "competência concorrente" -ou seja, não "subsidiária" à das corregedorias locais - do CNJ para conduzir investigações.

Por trás do apoio à corregedora está o fato de que os parlamentares jamais engoliram a atuação de associações como Ajufe e AMB no caso da Ficha Limpa. Em 2008, elas tentaram, sem sucesso, emplacar o projeto sem passar pelo Congresso, via resolução do TSE.

Vaticínio Quem testemunhou o estado de espírito de deputados e senadores à época da tentativa de "bypass" das associações de magistrados na tramitação da Ficha Limpa se recorda de um cardeal governista prometendo que, dali por diante, elas passariam "a pão e água" no que dependesse do Congresso.

Fissuras 1 Embora Ajufe, AMB e Anamatra tenham representado juntas contra Eliana Calmon, cresce na terceira entidade, de juízes do trabalho, a oposição ao modo como tem sido conduzido o ataque à corregedora.

Fissuras 2 Segundo dissidentes, aderir à agenda dos tribunais de Justiça, representados pela AMB, é "acender vela para péssimo santo".

Controlar... Em 2010, no final da gestão de Gilmar Mendes no CNJ, houve tentativa de regulamentar o "pagamento de diferenças", agora no centro do debate sobre a abortada inspeção no TJ-SP.

...para quê? Na época, analisava-se um caso do tribunal de Mato Grosso. Mas a iniciativa não prosperou, e a resistência à regulamentação só fez aumentar desde então.

Com louvor
 Recomenda-se ao PMDB esperar sentado por qualquer reprimenda ao petista Jorge Hereda, algoz do partido na Caixa. O presidente do banco está bem na foto com Dilma Rousseff.

Serviço completo A prestação de contas de Duarte Nogueira (PSDB-SP) revela que o líder tucano não só usou motorista pago pela Câmara a serviço de seus filhos como também abasteceu o veículo às custas da Casa.

Ho, ho, ho! Quando lhe perguntam o que pretende fazer para impedir a repetição, no Natal de 2012, da atual muvuca na avenida Paulista, o prefeito Gilberto Kassab (PSD) é taxativo: "Nada. É uma das coisas mais bacanas que aconteceram na cidade. Tem mais é que fechar rua para o pedestre mesmo".

Sabe com quem... Em ofício entregue à Casa Civil, governistas cobram dos secretários de Geraldo Alckmin (PSDB) resposta pessoal aos pleitos de cada deputado em no máximo 20 dias. O texto é assinado por Campos Machado (PTB), que preside o Conselho de Prerrogativas da Assembleia paulista. Ele ameaça convocar integrantes do primeiro escalão que demorarem a atender os parlamentares.

...está falando? Aliados reclamam que o Bandeirantes quase nada fez em resposta ao "escândalo das emendas", limitando-se a responsabilizar deputados por eventuais irregularidades na liberação de recursos. Quem acompanha o cotidiano da Assembleia afirma que, embora o enfrentamento tenha resultado pró-Alckmin, a fatura será cobrada em 2012.

Gabarito Seja como for, o governo festeja a aprovação de todos os 45 projetos que enviou à Casa em 2011.

com LETÍCIA SANDER e FÁBIO ZAMBELI

tiroteio


"Mantega é professor da escola 'me engana que eu gosto' de previsões econômicas. Mesmo tendo errado feio neste ano, já está vendendo ilusões para 2012."

DO LÍDER DO PSDB NO SENADO, ÁLVARO DIAS (PR), sobre a aposta do ministro da Fazenda em 4% ou 5% de crescimento no próximo ano. Ele, que no início de 2011 dizia algo semelhante, agora admite que a taxa não passará de 3%.

contraponto

É hoje só


Ao lado de colegas da Europa e de outros países da América do Sul, os deputados Chico Alencar (PSOL-RJ) e Marina Sant'Anna (PT-GO) participaram de recente missão de paz na Faixa de Gaza. Quando o grupo atravessou a fronteira do Egito, foi dividido em dois ônibus para ir de Rafah até a cidade de Gaza. O que transportou os europeus era bem mais novo, e Alencar brincou:

-Companheiros, aproveitem, em meio à crise, seus últimos momentos de glória primeiro-mundista. Em breve, chegará a hora de vocês virem para este ônibus...
Postado por MURILO às 08:18 Nenhum comentário:
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no TwitterCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest

Papai Noel existe? MARTA SUPLICY

FOLHA DE SP - 24/12/11

Os papais noéis presentes nas lojas nesta época de festas me lembram um filme antigo: a história de um velhinho meio aluado, mas de uma bondade enorme, que reunia as crianças mais pobres para contar-lhes histórias de Natal.

Um dia, ele foi convidado por uma loja em Nova York para ser Papai Noel e a loja ficou cheia de fregueses. As outras grandes lojas da cidade disputaram o velhinho a qualquer preço. E isso foi parar na polícia. O velhinho foi levado a julgamento por pregar verdades que eram falsas: Papai Noel não existia.

Seu advogado, emocionado, queria defendê-lo a qualquer preço e de graça. Para mostrar que Papai Noel existia, foi aos Correios juntar todas as cartas dirigidas ao Papai Noel por centenas de milhares de crianças do país.

E a cena mais engraçada do filme era ver a cara do juiz recebendo sacos enormes, com milhares e milhares de cartas vindas do país inteiro, e que chegavam sem parar. Ele ficou tão apavorado que resolveu dar uma sentença a favor do velhinho, dizendo que Papai Noel existia.

Sim, Papai Noel existe. Mas não nessa existência material da vida cotidiana. Ele existe num nível muito mais profundo da nossa psique. É um dos mitos mais importantes da humanidade. Ele está no inconsciente coletivo como todos os outros grandes mitos: o do herói salvador, a grande mãe, as bruxas e as fadas, entre outros.

Nos primórdios de sua existência, ainda mal separada da mãe, a criança vive num sonho e onipotência. E é esse sonho que a impulsiona. Freud tinha como concepção que as únicas realidades que podiam nos dar uma alegria genuína eram as da realização desses sonhos do período infantil, principalmente quando realizados na vida adulta.

Sim, Papai Noel e os grandes mitos de todos os tempos são os primeiros motores que fazem a nossa psique ter força para buscar o sonho enquanto se enfrenta uma realidade hostil. A humanidade não pode viver sem mitos e são vários os livros explicando o êxito das mesmas histórias em épocas que transcendem séculos. Os temores que são ultrapassados com a valentia dos heróis, a fragilidade transposta pelo êxito da heroína...

Muitos dos nossos sentimentos foram elaborados e superados através dos mitos que tínhamos como companheiros na nossa infância e que sobrevivem com outra roupagem no decorrer da vida adulta. Muitas vezes, eles ainda iluminam a nossa vida.

E é esse espírito que podemos recuperar em alguns momentos, como no Natal. Hora de deixar de lado as crises econômicas, a maldade e tudo mais de agressivo ou triste que faz parte da trama do cotidiano de uma vida adulta.

Feliz Natal! Recupere os seus sonhos.
Postado por MURILO às 08:17 Nenhum comentário:
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no TwitterCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest

GOSTOSA


Postado por MURILO às 08:15 Nenhum comentário:
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no TwitterCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest

Retrato da burocracia - MERVAL PEREIRA


O ESTADÃO - 24/12/11
A cientista política Maria Celina D"Araujo, do Departamento de Sociologia e Política da PUC-RJ, analisando a composição dos altos cargos públicos no Brasil tendo como foco o perfil político, econômico e social dos ocupantes de cargos de Direção e Assessoramento Superiores (DAS) níveis 5 e 6, nos governos Fernando Henrique e Lula, chega à conclusão de que, embora a partidarização tenha sido maior no governo Lula, e a conexão entre serviço público, filiação sindical e partidária reflita-se mais intensamente na nomeação dos dirigentes públicos quando o PT está no poder, em ambos os governos "é alta a qualificação técnica e acadêmica dos dirigentes públicos, bem como sua experiência profissional".

Ela chega à conclusão de que as qualificações acadêmica e técnica desse grupo evidenciam que não se pode reduzir essas nomeações a mero "clientelismo político". A qualificação técnico-acadêmica não é incompatível com preferências partidárias e alto envolvimento com movimentos da sociedade civil, frisa Maria Celina. O estudo mostra que a formação na alta direção pública está cada vez mais se afastando dos "cursos tradicionais", e que novos saberes passam a ocupar maiores espaços na política.

Se Direito é o curso de graduação mais frequentado pelos dirigentes do governo FH, a economia é o mestrado com mais formados. No governo Lula, por sua vez, é marcante o percentual de pessoas formadas em outros cursos.

Em ambos os governos, contudo, surpreende a presença de mestres em Ciências Sociais. No nível de doutorado a concentração em economia continua no governo FH, mas o percentual de doutores em Ciências Sociais fica em segundo lugar em ambos os governos.

Chama a atenção que no governo do tucano a presença de mestres e doutores formados no exterior seja significativamente maior. A exemplo do que aconteceu com as instituições do curso de mestrado, mais uma vez a presença de doutores formados em Brasília aumenta no governo Lula.

O trabalho mostra que a presença de um ou outro partido no governo tem impactos importantes sobre os critérios de escolha dos altos dirigentes públicos.

Várias evidências atestam, segundo o estudo, o maior ativismo social do PT e de seus dirigentes no partido e no governo, em contraposição ao caráter mais parlamentar do PSDB. Outras conclusões da pesquisa mostram que as taxas de associativismo dos dirigentes públicos são mais altas no governo Lula. O PT é o partido mais organizado e o que melhor conhece seus quadros. Por isso, no governo, não só tem controle sobre as nomeações a serem feitas como consegue ter informações cadastrais sobre quem indicar para os cargos disponíveis entre os 22 mil cargos de confiança do Poder Executivo.

O levantamento de Maria Celina mostra que a sindicalização no setor público no Brasil acompanha a de países altamente desenvolvidos e está associada também a mais altas taxas de filiação partidária.

No Brasil, os últimos dados são de 2000, resultado de pesquisa iniciada na gestão de Bresser-Pereira no Ministério da Administração e Reforma do Estado, e indicam percentual de 76%. Não há atualização disponível desses dados, mas tudo indica, segundo Maria Celina, que não deve ter havido mudanças substanciais. O Brasil está pouco abaixo da Escandinávia (até 93%), mas acima de países desenvolvidos como Japão e Alemanha quando se trata da filiação sindical de trabalhadores do setor público.

Os resultados da pesquisa para o governo Lula mostraram que os dirigentes públicos integram um grupo de profissionais, em sua maioria, de carreira no serviço público, formados em boas e tradicionais escolas, com alta titulação, com forte presença técnica em áreas estratégicas do governo e com vasta experiência em cargos da administração pública. Ao mesmo tempo, evidenciaram tratar-se de uma elite altamente politizada, partidarizada, sindicalizada, com altos índices de engajamento social.

A avaliação das experiências anteriores desses profissionais, de sua formação acadêmica e suas capacidades específicas permite, para Maria Celina, a conclusão de que, em geral, mostram competência para ocupar funções públicas, ao contrário de percepção corrente que aponta para as altas taxas de clientelismo na ocupação dos cargos de confiança. De toda forma, ressalta, "os índices de associativismo sindical e partidário chamaram a atenção". No caso do governo Lula, dos 24% filiados a partidos, 77% eram filiados ao PT; dos 41% sindicalizados, 32% eram filiados ao PT; dos 45% pertencentes a movimentos sociais, 39% eram filiados ao PT.

Dados parciais sobre o governo FH indicam que os vínculos com movimento sindical, partidos, associações, conselhos profissionais e movimentos sociais dos dirigentes públicos são menos intensos do que o evidenciado na gestão Lula.

Sobre a proveniência desses dirigentes, identifica-se até o momento que o governo Lula recorreu mais aos funcionários de carreira do que o de FH. O governo do petista teria recorrido mais ao quadro de funcionários de carreira dos órgãos do governo federal, servidor efetivo do órgão ou requisitado da esfera federal.

"Nossa hipótese é que essa presença mais marcante de funcionários públicos federais pode explicar a grande frequência de sindicalizados e de filiados ao PT tendo em vista as altas taxas de filiados ao PT e de sindicalizados entre os servidores públicos", analisa Maria Celina. Segundo estudos, desde 1992 o partido mantém um cadastro nacional dos filiados que ocupam cargos no serviço público e um banco de dados dos eleitos nos planos nacional e estadual. Dessa forma, o nível de controle da informação interna do partido é precioso e funciona como um GPS das chances e das possibilidades de o partido ocupar espaços de poder.

Igualmente importante, frisa a professora, é que todos os parlamentares eleitos precisam ceder ao menos um dos assessores a que têm direito para servir ao partido. Isso equipa o PT com quadros técnicos e instrumentos de gestão e controle que o PSDB, por exemplo, demonstra não ter. Quando o PT se tornou governo, o cadastro de possíveis ocupantes de cargos era fácil de confeccionar, mesmo com a ausência de experiência do partido no governo federal. ( Amanhã: "O partido no poder")
Postado por MURILO às 08:02 Nenhum comentário:
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no TwitterCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest

Olhar no futuro - REGINA ALVAREZ

O GLOBO - 24/12/11


A chegada de 2012 com tantos pontos de interrogação no cenário internacional deixa todos apreensivos e reativos. Os empresários estão retraídos, revendo planos de investimento e gastos futuros. O governo se vale de medidas emergenciais para reativar e proteger setores da economia, tentando contornar problemas estruturais. Mas a crise pode servir para abrir janelas de oportunidade para o país.

O professor Carlos Arruda, da Fundação Dom Cabral, que coordena no Brasil dois importantes estudos internacionais sobre competitividade: do Fórum Econômico Mundial e da escola de administração suíça IMD, lembra que o país teve perda importante no ranking de competitividade em 2011, fator que vai fazer a diferença no enfrentamento das turbulências no ano que vem. Problemas estruturais como a falta de infraestrutura, a burocracia, a carga tributária alta e a corrupção jogaram contra o país.

Aumentar a competitividade é condição indispensável para o Brasil manter-se na disputa internacional e até fazer gols em uma conjuntura de crise. Nesse sentido, o professor Arruda considera que o país tem muito a aprender com os chineses. Eles têm visão de longo prazo, investem fortemente em tecnologia e inovação, em infraestrutura, em formação e qualificação profissional. E vão fundo quando se trata de conhecer um parceiro em potencial. É assim que agem em relação ao Brasil.

— O país deveria olhar a China não como um concorrente, mas como parceiro — recomenda.

O Brasil tem um enorme mercado consumidor, que se tornou objeto do desejo dos países asiáticos, em razão de seus excedentes de produção. A China tem produtos em excesso e capital para investir.

— Por que então não deixar os chineses instalarem aqui suas fábricas e exigir como contrapartida investimentos em infraestrutura, por exemplo? — sugere o economista.

No Brasil, as contrapartidas exigidas pelo governo estão relacionadas à geração de emprego. Na China, à pesquisa e inovação. Mostra que o olhar da China é sempre de longo prazo.

Arruda avalia que a questão da competitividade entrou na agenda do governo, mas as ações são lentas e insuficientes. Um exemplo são os incentivos recentes ao setor têxtil focados apenas no emprego, quando esse segmento da indústria poderia aproveitar a oferta de bens de capital mais baratos para investir em máquinas e equipamento e melhorar a competitividade.

Mesmo barco
Nenhum país ficará imune a um agravamento da crise na zona do euro. Isso vale para o Brasil e para os demais da América Latina, porque a região tem problemas comuns: excessiva dependência das exportações de matérias-primas para a China, falta de infraestrutura, desigualdade, corrupção e baixa escolaridade. Mas, na visão de analistas, o impacto de uma piora no cenário internacional será diferenciado na região, porque alguns países estão mais preparados para enfrentar as turbulências e outros menos.

Atrativo
O economista venezuelano Pedro Palma prevê queda no crescimento e nas exportações, pressões inflacionárias e fuga de capitais da região, se a crise na Europa piorar, mas ressalva: "A sólida posição econômica que se tem hoje em boa parte da América Latina poderia minimizar esses efeitos negativos e, inclusive, ser um atrativo para os investidores europeus que estão em busca de oportunidades em outras economias".

Em alta
Chile, Colômbia e Peru, que fizeram o dever de casa, estão mais fortes para enfrentar as turbulências.

— Os países com grau de investimento e com uma sólida situação fiscal são os mais bem preparados — destaca o economista argentino Fausto Spotorno, da consultoria Orlando Ferreres.

A Colômbia avança nas reformas, o Chile é o mais desenvolvido da América Latina e segue com políticas adequadas.

— Lá a política fiscal tem mecanismos de autoequilíbrio. Em anos de pujança fiscal se faz poupança para usar em anos de crise. Por aqui não temos nada parecido, pelo contrário — destaca o economista Sérgio Vale, da MB Associados.

Em baixa
As economias mais afetadas seriam aquelas pouco diversificadas e mais dependentes das exportações de commodities, como é o caso da Venezuela. A Argentina, o Equador, a Bolívia e a Venezuela tendem a acelerar seus desajustes, na visão do analista. "A discrepância de modelos dentro do continente deve aumentar, com o Brasil ficando no meio do caminho", prevê Sérgio Vale.
Postado por MURILO às 08:00 Nenhum comentário:
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no TwitterCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest

Sobre o Estatuto da Juventude - KÁTIA ABREU

FOLHA DE SP - 24/12/11

Um homem ou mulher até 29 anos merecer proteção especial do Estado é uma ridícula extravagância

O Senado Federal vai examinar no próximo ano o projeto do Estatuto da Juventude, aprovado recentemente pela Câmara dos Deputados. A leitura do projeto deu-me a impressão de que estamos legislando sobre problemas que não existem, enquanto deixamos de discutir e de enfrentar as questões que realmente importam.
A proliferação desses estatutos baseados em identidades e que se destinam a criar direitos privativos a determinadas classes de cidadãos é, em minha opinião, um retrocesso republicano.
A República é um sistema que procura considerar as pessoas numa unidade geral, assegurando a todos o mesmo tratamento. Sempre que se decompõe esse todo em identidades particulares para a atribuição de direitos exclusivos estamos abrindo uma porta que talvez depois não saibamos como fechar.
A única exceção que se impõe é o tratamento especial para os mais pobres. Todas as demais são divisivas e desintegradoras.
Esse projeto em particular contém alguns equívocos. Vou me deter em apenas dois.
Considerar, como o projeto considera, que um homem ou mulher de até 29 anos é ainda um jovem a merecer proteção especial do Estado e da sociedade é uma ridícula extravagância.
Como para nossas redes de proteção os brasileiros a partir de 60 anos já são considerados idosos, apesar de todas as mudanças demográficas que estão em curso, os brasileiros entre 30 e 60 anos podem, com razão, se considerar uma categoria de excluídos.
Quanto mais particularizarmos a distribuição de benefícios legais, menos República seremos. Parece inesgotável nossa capacidade de imaginar e de declarar direitos, mas não podemos nos esquecer de que a vida republicana é um balanço entre direitos e deveres.
Um aspecto claramente equivocado, embora não o único, desse Estatuto é a determinação, por lei federal, do privilégio de meia-entrada para eventos artísticos e esportivos.
Esse assunto só pode ser de competência local, do município onde se der o evento. Se até essas minúcias do cotidiano local passam para a esfera federal, já é hora de abolirmos a ficção de um Estado federal, onde mais nada é da competência de municípios e de Estados.
Além disso, legislar sobre como companhias privadas e indivíduos podem cobrar ingressos sobre performances artísticas ou esportivas é uma invasão totalitária da esfera privada, uma completa confusão entre os domínios do indivíduo e do Estado.
Se desejamos continuar vivendo na liberdade da economia de mercado, não podemos tolerar que o Estado crie privilégios econômicos, sem pagar diretamente por eles.
Um espetáculo teatral ou uma audiência musical são empreendimentos puramente privados, que envolvem riscos privados e são o resultado do trabalho de numerosas pessoas, a maioria das quais trabalhadores de renda média ou baixa, que extraem dessa atividade a renda e o salário para sustentar suas vidas.
Que esse novo jovem de 27 ou 28 anos, geralmente de classe de renda alta, pois pobres não podem chegar a essa idade sem trabalhar, possa desfrutar do trabalho dessa comunidade de trabalhadores da arte e da cultura, pagando apenas a metade, é uma patética injustiça.
Se a cultura, como é dito, é um direito básico e isso justifica a meia-entrada até para essa juventude tardia, o que se fará em relação a outros direitos muito mais básicos, como a alimentação, os medicamentos, o abrigo, a vestimenta e outros mais? Vamos criar o meio-preço também para essas utilidades? E o custo, vai recair sobre industriais e comerciantes?
Nunca devemos nos esquecer de que os êxitos brasileiros na cultura e nos esportes são fruto da iniciativa e do esforço individual de artistas e esportistas, e não o resultado de políticas governamentais decisivas.
Vamos deixar que essas pessoas tão importantes para o país quanto os jovens recolham o benefício do seu talento e do seu trabalho. Se não pudermos fazer alguma coisa por eles, vamos deixá-los em paz, longe das lógicas sinuosas da política.
Postado por MURILO às 07:58 Nenhum comentário:
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no TwitterCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest
Postagens mais recentes Postagens mais antigas Página inicial
Assinar: Postagens (Atom)

GOOGLE

NOTÍCIAS

Seguidores

Arquivo do blog

  • ►  2023 (1)
    • ►  fevereiro 2023 (1)
      • ►  fev. 19 (1)
  • ►  2022 (6)
    • ►  dezembro 2022 (1)
      • ►  dez. 06 (1)
    • ►  outubro 2022 (1)
      • ►  out. 02 (1)
    • ►  agosto 2022 (1)
      • ►  ago. 22 (1)
    • ►  junho 2022 (1)
      • ►  jun. 17 (1)
    • ►  abril 2022 (1)
      • ►  abr. 28 (1)
    • ►  janeiro 2022 (1)
      • ►  jan. 22 (1)
  • ►  2021 (56)
    • ►  dezembro 2021 (1)
      • ►  dez. 12 (1)
    • ►  novembro 2021 (1)
      • ►  nov. 22 (1)
    • ►  setembro 2021 (2)
      • ►  set. 05 (1)
      • ►  set. 02 (1)
    • ►  agosto 2021 (22)
      • ►  ago. 27 (1)
      • ►  ago. 26 (4)
      • ►  ago. 25 (3)
      • ►  ago. 24 (1)
      • ►  ago. 23 (3)
      • ►  ago. 22 (6)
      • ►  ago. 21 (1)
      • ►  ago. 20 (2)
      • ►  ago. 06 (1)
    • ►  julho 2021 (8)
      • ►  jul. 26 (1)
      • ►  jul. 25 (5)
      • ►  jul. 21 (1)
      • ►  jul. 01 (1)
    • ►  junho 2021 (4)
      • ►  jun. 13 (2)
      • ►  jun. 09 (1)
      • ►  jun. 06 (1)
    • ►  maio 2021 (1)
      • ►  mai. 27 (1)
    • ►  abril 2021 (2)
      • ►  abr. 29 (1)
      • ►  abr. 04 (1)
    • ►  março 2021 (12)
      • ►  mar. 28 (1)
      • ►  mar. 19 (1)
      • ►  mar. 17 (1)
      • ►  mar. 16 (2)
      • ►  mar. 14 (5)
      • ►  mar. 10 (1)
      • ►  mar. 07 (1)
    • ►  fevereiro 2021 (1)
      • ►  fev. 20 (1)
    • ►  janeiro 2021 (2)
      • ►  jan. 31 (2)
  • ►  2020 (1161)
    • ►  dezembro 2020 (1)
      • ►  dez. 28 (1)
    • ►  novembro 2020 (10)
      • ►  nov. 25 (1)
      • ►  nov. 22 (4)
      • ►  nov. 19 (2)
      • ►  nov. 14 (1)
      • ►  nov. 01 (2)
    • ►  outubro 2020 (8)
      • ►  out. 30 (1)
      • ►  out. 27 (1)
      • ►  out. 26 (1)
      • ►  out. 25 (4)
      • ►  out. 04 (1)
    • ►  setembro 2020 (3)
      • ►  set. 26 (1)
      • ►  set. 24 (2)
    • ►  agosto 2020 (5)
      • ►  ago. 13 (1)
      • ►  ago. 12 (2)
      • ►  ago. 09 (1)
      • ►  ago. 08 (1)
    • ►  julho 2020 (37)
      • ►  jul. 28 (1)
      • ►  jul. 23 (3)
      • ►  jul. 17 (1)
      • ►  jul. 16 (3)
      • ►  jul. 13 (2)
      • ►  jul. 12 (5)
      • ►  jul. 11 (1)
      • ►  jul. 10 (13)
      • ►  jul. 08 (1)
      • ►  jul. 07 (1)
      • ►  jul. 05 (4)
      • ►  jul. 04 (2)
    • ►  junho 2020 (305)
      • ►  jun. 27 (4)
      • ►  jun. 26 (11)
      • ►  jun. 25 (7)
      • ►  jun. 24 (12)
      • ►  jun. 23 (11)
      • ►  jun. 22 (7)
      • ►  jun. 21 (12)
      • ►  jun. 20 (10)
      • ►  jun. 19 (13)
      • ►  jun. 18 (1)
      • ►  jun. 17 (19)
      • ►  jun. 16 (7)
      • ►  jun. 14 (4)
      • ►  jun. 10 (20)
      • ►  jun. 09 (16)
      • ►  jun. 08 (18)
      • ►  jun. 07 (20)
      • ►  jun. 06 (18)
      • ►  jun. 05 (17)
      • ►  jun. 04 (20)
      • ►  jun. 03 (22)
      • ►  jun. 02 (19)
      • ►  jun. 01 (17)
    • ►  maio 2020 (420)
      • ►  mai. 31 (24)
      • ►  mai. 30 (16)
      • ►  mai. 29 (14)
      • ►  mai. 28 (12)
      • ►  mai. 27 (17)
      • ►  mai. 26 (18)
      • ►  mai. 25 (15)
      • ►  mai. 24 (21)
      • ►  mai. 23 (12)
      • ►  mai. 17 (19)
      • ►  mai. 16 (10)
      • ►  mai. 15 (16)
      • ►  mai. 14 (14)
      • ►  mai. 13 (23)
      • ►  mai. 12 (16)
      • ►  mai. 11 (8)
      • ►  mai. 10 (22)
      • ►  mai. 09 (20)
      • ►  mai. 08 (14)
      • ►  mai. 07 (16)
      • ►  mai. 06 (16)
      • ►  mai. 05 (14)
      • ►  mai. 04 (13)
      • ►  mai. 03 (21)
      • ►  mai. 02 (14)
      • ►  mai. 01 (15)
    • ►  abril 2020 (325)
      • ►  abr. 30 (13)
      • ►  abr. 29 (16)
      • ►  abr. 28 (12)
      • ►  abr. 27 (15)
      • ►  abr. 26 (27)
      • ►  abr. 25 (14)
      • ►  abr. 24 (14)
      • ►  abr. 23 (19)
      • ►  abr. 22 (18)
      • ►  abr. 21 (13)
      • ►  abr. 20 (14)
      • ►  abr. 19 (14)
      • ►  abr. 17 (3)
      • ►  abr. 16 (2)
      • ►  abr. 14 (12)
      • ►  abr. 13 (14)
      • ►  abr. 12 (22)
      • ►  abr. 11 (9)
      • ►  abr. 10 (13)
      • ►  abr. 09 (16)
      • ►  abr. 08 (10)
      • ►  abr. 07 (14)
      • ►  abr. 06 (5)
      • ►  abr. 05 (5)
      • ►  abr. 04 (4)
      • ►  abr. 03 (3)
      • ►  abr. 02 (4)
    • ►  março 2020 (39)
      • ►  mar. 31 (3)
      • ►  mar. 30 (3)
      • ►  mar. 29 (9)
      • ►  mar. 28 (4)
      • ►  mar. 26 (4)
      • ►  mar. 23 (1)
      • ►  mar. 21 (4)
      • ►  mar. 20 (2)
      • ►  mar. 19 (4)
      • ►  mar. 17 (3)
      • ►  mar. 02 (2)
    • ►  fevereiro 2020 (1)
      • ►  fev. 11 (1)
    • ►  janeiro 2020 (7)
      • ►  jan. 27 (1)
      • ►  jan. 26 (2)
      • ►  jan. 24 (1)
      • ►  jan. 20 (1)
      • ►  jan. 13 (1)
      • ►  jan. 11 (1)
  • ►  2019 (1530)
    • ►  dezembro 2019 (3)
      • ►  dez. 26 (1)
      • ►  dez. 17 (1)
      • ►  dez. 02 (1)
    • ►  novembro 2019 (2)
      • ►  nov. 02 (2)
    • ►  outubro 2019 (2)
      • ►  out. 27 (1)
      • ►  out. 11 (1)
    • ►  setembro 2019 (1)
      • ►  set. 19 (1)
    • ►  agosto 2019 (84)
      • ►  ago. 21 (2)
      • ►  ago. 17 (1)
      • ►  ago. 13 (2)
      • ►  ago. 12 (3)
      • ►  ago. 10 (6)
      • ►  ago. 09 (2)
      • ►  ago. 08 (8)
      • ►  ago. 07 (13)
      • ►  ago. 06 (8)
      • ►  ago. 05 (10)
      • ►  ago. 04 (15)
      • ►  ago. 03 (8)
      • ►  ago. 02 (5)
      • ►  ago. 01 (1)
    • ►  julho 2019 (359)
      • ►  jul. 31 (11)
      • ►  jul. 30 (7)
      • ►  jul. 29 (4)
      • ►  jul. 28 (8)
      • ►  jul. 27 (9)
      • ►  jul. 26 (14)
      • ►  jul. 25 (11)
      • ►  jul. 24 (14)
      • ►  jul. 23 (17)
      • ►  jul. 22 (13)
      • ►  jul. 21 (14)
      • ►  jul. 20 (10)
      • ►  jul. 19 (12)
      • ►  jul. 18 (8)
      • ►  jul. 17 (14)
      • ►  jul. 16 (11)
      • ►  jul. 15 (14)
      • ►  jul. 14 (14)
      • ►  jul. 13 (16)
      • ►  jul. 12 (15)
      • ►  jul. 11 (8)
      • ►  jul. 10 (12)
      • ►  jul. 09 (10)
      • ►  jul. 08 (10)
      • ►  jul. 07 (7)
      • ►  jul. 06 (15)
      • ►  jul. 05 (15)
      • ►  jul. 04 (11)
      • ►  jul. 03 (11)
      • ►  jul. 02 (12)
      • ►  jul. 01 (12)
    • ►  junho 2019 (316)
      • ►  jun. 30 (13)
      • ►  jun. 29 (12)
      • ►  jun. 28 (13)
      • ►  jun. 27 (12)
      • ►  jun. 26 (11)
      • ►  jun. 25 (13)
      • ►  jun. 24 (3)
      • ►  jun. 23 (13)
      • ►  jun. 22 (8)
      • ►  jun. 21 (2)
      • ►  jun. 20 (9)
      • ►  jun. 19 (4)
      • ►  jun. 18 (17)
      • ►  jun. 17 (7)
      • ►  jun. 16 (11)
      • ►  jun. 15 (11)
      • ►  jun. 14 (16)
      • ►  jun. 13 (14)
      • ►  jun. 12 (18)
      • ►  jun. 11 (2)
      • ►  jun. 10 (1)
      • ►  jun. 09 (14)
      • ►  jun. 08 (13)
      • ►  jun. 07 (16)
      • ►  jun. 06 (10)
      • ►  jun. 05 (8)
      • ►  jun. 04 (11)
      • ►  jun. 03 (13)
      • ►  jun. 02 (7)
      • ►  jun. 01 (14)
    • ►  maio 2019 (414)
      • ►  mai. 31 (14)
      • ►  mai. 30 (12)
      • ►  mai. 29 (21)
      • ►  mai. 28 (16)
      • ►  mai. 27 (10)
      • ►  mai. 26 (18)
      • ►  mai. 25 (13)
      • ►  mai. 24 (14)
      • ►  mai. 23 (15)
      • ►  mai. 22 (16)
      • ►  mai. 21 (16)
      • ►  mai. 20 (8)
      • ►  mai. 19 (16)
      • ►  mai. 18 (15)
      • ►  mai. 17 (10)
      • ►  mai. 16 (6)
      • ►  mai. 15 (11)
      • ►  mai. 14 (12)
      • ►  mai. 13 (14)
      • ►  mai. 12 (19)
      • ►  mai. 11 (11)
      • ►  mai. 10 (13)
      • ►  mai. 09 (9)
      • ►  mai. 08 (13)
      • ►  mai. 07 (12)
      • ►  mai. 06 (14)
      • ►  mai. 05 (16)
      • ►  mai. 04 (16)
      • ►  mai. 03 (12)
      • ►  mai. 02 (11)
      • ►  mai. 01 (11)
    • ►  abril 2019 (265)
      • ►  abr. 30 (11)
      • ►  abr. 29 (10)
      • ►  abr. 28 (22)
      • ►  abr. 27 (14)
      • ►  abr. 26 (13)
      • ►  abr. 25 (18)
      • ►  abr. 24 (17)
      • ►  abr. 23 (8)
      • ►  abr. 22 (10)
      • ►  abr. 21 (11)
      • ►  abr. 20 (6)
      • ►  abr. 19 (12)
      • ►  abr. 18 (2)
      • ►  abr. 17 (2)
      • ►  abr. 16 (10)
      • ►  abr. 15 (12)
      • ►  abr. 13 (9)
      • ►  abr. 12 (5)
      • ►  abr. 11 (10)
      • ►  abr. 09 (10)
      • ►  abr. 08 (6)
      • ►  abr. 07 (11)
      • ►  abr. 05 (9)
      • ►  abr. 04 (10)
      • ►  abr. 03 (7)
      • ►  abr. 02 (7)
      • ►  abr. 01 (3)
    • ►  março 2019 (83)
      • ►  mar. 31 (10)
      • ►  mar. 30 (7)
      • ►  mar. 29 (13)
      • ►  mar. 28 (8)
      • ►  mar. 27 (10)
      • ►  mar. 26 (10)
      • ►  mar. 25 (8)
      • ►  mar. 24 (9)
      • ►  mar. 23 (8)
    • ►  fevereiro 2019 (1)
      • ►  fev. 24 (1)
  • ►  2018 (901)
    • ►  novembro 2018 (1)
      • ►  nov. 02 (1)
    • ►  outubro 2018 (30)
      • ►  out. 30 (1)
      • ►  out. 29 (3)
      • ►  out. 27 (1)
      • ►  out. 25 (1)
      • ►  out. 23 (2)
      • ►  out. 22 (2)
      • ►  out. 21 (3)
      • ►  out. 19 (1)
      • ►  out. 17 (1)
      • ►  out. 16 (1)
      • ►  out. 15 (3)
      • ►  out. 13 (2)
      • ►  out. 12 (3)
      • ►  out. 04 (2)
      • ►  out. 02 (1)
      • ►  out. 01 (3)
    • ►  setembro 2018 (10)
      • ►  set. 28 (3)
      • ►  set. 27 (1)
      • ►  set. 26 (2)
      • ►  set. 24 (1)
      • ►  set. 21 (1)
      • ►  set. 19 (2)
    • ►  agosto 2018 (13)
      • ►  ago. 22 (4)
      • ►  ago. 21 (3)
      • ►  ago. 19 (2)
      • ►  ago. 13 (1)
      • ►  ago. 10 (3)
    • ►  julho 2018 (10)
      • ►  jul. 23 (1)
      • ►  jul. 20 (1)
      • ►  jul. 17 (1)
      • ►  jul. 11 (3)
      • ►  jul. 10 (3)
      • ►  jul. 08 (1)
    • ►  junho 2018 (34)
      • ►  jun. 30 (2)
      • ►  jun. 11 (2)
      • ►  jun. 10 (4)
      • ►  jun. 07 (6)
      • ►  jun. 05 (8)
      • ►  jun. 04 (5)
      • ►  jun. 03 (7)
    • ►  maio 2018 (25)
      • ►  mai. 20 (1)
      • ►  mai. 16 (2)
      • ►  mai. 15 (10)
      • ►  mai. 14 (3)
      • ►  mai. 13 (9)
    • ►  abril 2018 (101)
      • ►  abr. 27 (1)
      • ►  abr. 25 (7)
      • ►  abr. 23 (2)
      • ►  abr. 22 (7)
      • ►  abr. 20 (8)
      • ►  abr. 19 (13)
      • ►  abr. 18 (3)
      • ►  abr. 17 (8)
      • ►  abr. 16 (6)
      • ►  abr. 15 (10)
      • ►  abr. 14 (1)
      • ►  abr. 12 (8)
      • ►  abr. 11 (3)
      • ►  abr. 10 (2)
      • ►  abr. 08 (4)
      • ►  abr. 07 (5)
      • ►  abr. 05 (1)
      • ►  abr. 04 (1)
      • ►  abr. 03 (11)
    • ►  março 2018 (119)
      • ►  mar. 30 (2)
      • ►  mar. 29 (2)
      • ►  mar. 28 (7)
      • ►  mar. 27 (5)
      • ►  mar. 26 (7)
      • ►  mar. 25 (6)
      • ►  mar. 24 (7)
      • ►  mar. 23 (7)
      • ►  mar. 22 (4)
      • ►  mar. 18 (1)
      • ►  mar. 16 (1)
      • ►  mar. 14 (1)
      • ►  mar. 13 (6)
      • ►  mar. 11 (8)
      • ►  mar. 08 (1)
      • ►  mar. 06 (12)
      • ►  mar. 05 (8)
      • ►  mar. 04 (11)
      • ►  mar. 03 (12)
      • ►  mar. 02 (8)
      • ►  mar. 01 (3)
    • ►  fevereiro 2018 (334)
      • ►  fev. 28 (7)
      • ►  fev. 27 (15)
      • ►  fev. 26 (12)
      • ►  fev. 25 (17)
      • ►  fev. 24 (16)
      • ►  fev. 23 (14)
      • ►  fev. 22 (8)
      • ►  fev. 20 (13)
      • ►  fev. 19 (12)
      • ►  fev. 18 (17)
      • ►  fev. 17 (2)
      • ►  fev. 16 (14)
      • ►  fev. 15 (13)
      • ►  fev. 14 (8)
      • ►  fev. 13 (12)
      • ►  fev. 12 (12)
      • ►  fev. 11 (18)
      • ►  fev. 09 (14)
      • ►  fev. 08 (14)
      • ►  fev. 07 (15)
      • ►  fev. 06 (11)
      • ►  fev. 05 (10)
      • ►  fev. 04 (19)
      • ►  fev. 03 (15)
      • ►  fev. 02 (9)
      • ►  fev. 01 (17)
    • ►  janeiro 2018 (224)
      • ►  jan. 31 (11)
      • ►  jan. 30 (10)
      • ►  jan. 29 (10)
      • ►  jan. 28 (17)
      • ►  jan. 27 (7)
      • ►  jan. 26 (12)
      • ►  jan. 25 (9)
      • ►  jan. 24 (17)
      • ►  jan. 23 (7)
      • ►  jan. 22 (8)
      • ►  jan. 21 (12)
      • ►  jan. 20 (14)
      • ►  jan. 19 (11)
      • ►  jan. 18 (8)
      • ►  jan. 17 (11)
      • ►  jan. 16 (7)
      • ►  jan. 15 (5)
      • ►  jan. 14 (13)
      • ►  jan. 13 (5)
      • ►  jan. 12 (2)
      • ►  jan. 09 (6)
      • ►  jan. 08 (5)
      • ►  jan. 07 (10)
      • ►  jan. 04 (3)
      • ►  jan. 02 (4)
  • ►  2017 (998)
    • ►  dezembro 2017 (40)
      • ►  dez. 31 (2)
      • ►  dez. 27 (9)
      • ►  dez. 26 (9)
      • ►  dez. 25 (8)
      • ►  dez. 24 (9)
      • ►  dez. 20 (1)
      • ►  dez. 19 (1)
      • ►  dez. 18 (1)
    • ►  novembro 2017 (55)
      • ►  nov. 27 (3)
      • ►  nov. 26 (4)
      • ►  nov. 13 (3)
      • ►  nov. 09 (1)
      • ►  nov. 08 (5)
      • ►  nov. 07 (3)
      • ►  nov. 05 (3)
      • ►  nov. 03 (12)
      • ►  nov. 02 (11)
      • ►  nov. 01 (10)
    • ►  outubro 2017 (312)
      • ►  out. 31 (9)
      • ►  out. 30 (3)
      • ►  out. 29 (19)
      • ►  out. 28 (8)
      • ►  out. 27 (10)
      • ►  out. 26 (13)
      • ►  out. 25 (4)
      • ►  out. 24 (10)
      • ►  out. 23 (2)
      • ►  out. 22 (11)
      • ►  out. 21 (7)
      • ►  out. 20 (10)
      • ►  out. 19 (6)
      • ►  out. 18 (13)
      • ►  out. 17 (6)
      • ►  out. 16 (9)
      • ►  out. 15 (12)
      • ►  out. 14 (8)
      • ►  out. 13 (13)
      • ►  out. 12 (15)
      • ►  out. 11 (5)
      • ►  out. 10 (13)
      • ►  out. 09 (11)
      • ►  out. 08 (15)
      • ►  out. 07 (10)
      • ►  out. 06 (12)
      • ►  out. 05 (14)
      • ►  out. 04 (11)
      • ►  out. 03 (9)
      • ►  out. 02 (10)
      • ►  out. 01 (14)
    • ►  setembro 2017 (114)
      • ►  set. 30 (7)
      • ►  set. 29 (6)
      • ►  set. 28 (12)
      • ►  set. 27 (12)
      • ►  set. 26 (2)
      • ►  set. 25 (6)
      • ►  set. 24 (6)
      • ►  set. 23 (7)
      • ►  set. 21 (6)
      • ►  set. 20 (6)
      • ►  set. 19 (5)
      • ►  set. 18 (5)
      • ►  set. 15 (3)
      • ►  set. 14 (2)
      • ►  set. 13 (6)
      • ►  set. 12 (6)
      • ►  set. 11 (5)
      • ►  set. 10 (4)
      • ►  set. 09 (5)
      • ►  set. 06 (1)
      • ►  set. 04 (2)
    • ►  agosto 2017 (53)
      • ►  ago. 21 (1)
      • ►  ago. 10 (10)
      • ►  ago. 09 (8)
      • ►  ago. 07 (5)
      • ►  ago. 06 (20)
      • ►  ago. 05 (4)
      • ►  ago. 04 (4)
      • ►  ago. 03 (1)
    • ►  julho 2017 (39)
      • ►  jul. 31 (6)
      • ►  jul. 30 (20)
      • ►  jul. 29 (1)
      • ►  jul. 26 (1)
      • ►  jul. 12 (10)
      • ►  jul. 03 (1)
    • ►  junho 2017 (81)
      • ►  jun. 28 (2)
      • ►  jun. 21 (1)
      • ►  jun. 20 (5)
      • ►  jun. 19 (3)
      • ►  jun. 16 (1)
      • ►  jun. 15 (1)
      • ►  jun. 12 (5)
      • ►  jun. 10 (3)
      • ►  jun. 07 (8)
      • ►  jun. 06 (6)
      • ►  jun. 05 (8)
      • ►  jun. 04 (17)
      • ►  jun. 03 (2)
      • ►  jun. 02 (10)
      • ►  jun. 01 (9)
    • ►  maio 2017 (227)
      • ►  mai. 31 (6)
      • ►  mai. 30 (1)
      • ►  mai. 29 (9)
      • ►  mai. 28 (20)
      • ►  mai. 27 (5)
      • ►  mai. 26 (6)
      • ►  mai. 25 (6)
      • ►  mai. 24 (8)
      • ►  mai. 23 (11)
      • ►  mai. 22 (3)
      • ►  mai. 21 (9)
      • ►  mai. 20 (6)
      • ►  mai. 19 (6)
      • ►  mai. 18 (6)
      • ►  mai. 17 (14)
      • ►  mai. 16 (11)
      • ►  mai. 15 (11)
      • ►  mai. 14 (14)
      • ►  mai. 13 (10)
      • ►  mai. 12 (9)
      • ►  mai. 11 (4)
      • ►  mai. 10 (10)
      • ►  mai. 09 (9)
      • ►  mai. 08 (4)
      • ►  mai. 07 (7)
      • ►  mai. 06 (9)
      • ►  mai. 05 (3)
      • ►  mai. 04 (6)
      • ►  mai. 01 (4)
    • ►  abril 2017 (8)
      • ►  abr. 29 (8)
    • ►  março 2017 (52)
      • ►  mar. 17 (1)
      • ►  mar. 13 (2)
      • ►  mar. 12 (7)
      • ►  mar. 10 (4)
      • ►  mar. 09 (10)
      • ►  mar. 08 (8)
      • ►  mar. 07 (5)
      • ►  mar. 06 (7)
      • ►  mar. 05 (7)
      • ►  mar. 01 (1)
    • ►  janeiro 2017 (17)
      • ►  jan. 31 (1)
      • ►  jan. 28 (6)
      • ►  jan. 18 (5)
      • ►  jan. 17 (4)
      • ►  jan. 16 (1)
  • ►  2016 (3049)
    • ►  dezembro 2016 (27)
      • ►  dez. 30 (1)
      • ►  dez. 23 (4)
      • ►  dez. 17 (1)
      • ►  dez. 16 (3)
      • ►  dez. 12 (7)
      • ►  dez. 11 (10)
      • ►  dez. 05 (1)
    • ►  novembro 2016 (108)
      • ►  nov. 24 (7)
      • ►  nov. 17 (6)
      • ►  nov. 16 (9)
      • ►  nov. 15 (5)
      • ►  nov. 13 (5)
      • ►  nov. 12 (7)
      • ►  nov. 11 (1)
      • ►  nov. 10 (6)
      • ►  nov. 09 (1)
      • ►  nov. 08 (11)
      • ►  nov. 07 (10)
      • ►  nov. 06 (12)
      • ►  nov. 05 (7)
      • ►  nov. 04 (9)
      • ►  nov. 03 (1)
      • ►  nov. 02 (10)
      • ►  nov. 01 (1)
    • ►  outubro 2016 (239)
      • ►  out. 31 (13)
      • ►  out. 30 (14)
      • ►  out. 29 (10)
      • ►  out. 28 (7)
      • ►  out. 27 (3)
      • ►  out. 25 (5)
      • ►  out. 23 (10)
      • ►  out. 20 (7)
      • ►  out. 19 (11)
      • ►  out. 18 (3)
      • ►  out. 16 (17)
      • ►  out. 15 (6)
      • ►  out. 13 (14)
      • ►  out. 12 (16)
      • ►  out. 11 (12)
      • ►  out. 10 (14)
      • ►  out. 09 (14)
      • ►  out. 08 (9)
      • ►  out. 07 (9)
      • ►  out. 06 (3)
      • ►  out. 05 (17)
      • ►  out. 04 (17)
      • ►  out. 03 (8)
    • ►  setembro 2016 (447)
      • ►  set. 30 (10)
      • ►  set. 29 (16)
      • ►  set. 28 (12)
      • ►  set. 27 (17)
      • ►  set. 26 (1)
      • ►  set. 25 (23)
      • ►  set. 24 (21)
      • ►  set. 23 (8)
      • ►  set. 22 (21)
      • ►  set. 21 (17)
      • ►  set. 20 (15)
      • ►  set. 19 (17)
      • ►  set. 18 (20)
      • ►  set. 17 (6)
      • ►  set. 16 (1)
      • ►  set. 15 (13)
      • ►  set. 14 (15)
      • ►  set. 13 (18)
      • ►  set. 12 (18)
      • ►  set. 11 (21)
      • ►  set. 10 (18)
      • ►  set. 09 (17)
      • ►  set. 08 (12)
      • ►  set. 07 (20)
      • ►  set. 06 (14)
      • ►  set. 05 (15)
      • ►  set. 04 (19)
      • ►  set. 03 (11)
      • ►  set. 02 (12)
      • ►  set. 01 (19)
    • ►  agosto 2016 (465)
      • ►  ago. 31 (17)
      • ►  ago. 30 (13)
      • ►  ago. 29 (10)
      • ►  ago. 28 (25)
      • ►  ago. 27 (15)
      • ►  ago. 26 (13)
      • ►  ago. 25 (17)
      • ►  ago. 24 (17)
      • ►  ago. 23 (13)
      • ►  ago. 22 (9)
      • ►  ago. 21 (15)
      • ►  ago. 20 (16)
      • ►  ago. 19 (12)
      • ►  ago. 18 (17)
      • ►  ago. 17 (15)
      • ►  ago. 16 (15)
      • ►  ago. 15 (10)
      • ►  ago. 14 (12)
      • ►  ago. 13 (10)
      • ►  ago. 12 (21)
      • ►  ago. 11 (21)
      • ►  ago. 10 (19)
      • ►  ago. 09 (21)
      • ►  ago. 08 (12)
      • ►  ago. 07 (24)
      • ►  ago. 06 (15)
      • ►  ago. 05 (13)
      • ►  ago. 04 (9)
      • ►  ago. 03 (17)
      • ►  ago. 02 (10)
      • ►  ago. 01 (12)
    • ►  julho 2016 (507)
      • ►  jul. 31 (19)
      • ►  jul. 30 (14)
      • ►  jul. 29 (20)
      • ►  jul. 28 (15)
      • ►  jul. 27 (17)
      • ►  jul. 26 (18)
      • ►  jul. 25 (14)
      • ►  jul. 24 (16)
      • ►  jul. 23 (18)
      • ►  jul. 22 (17)
      • ►  jul. 21 (11)
      • ►  jul. 20 (13)
      • ►  jul. 19 (14)
      • ►  jul. 18 (21)
      • ►  jul. 17 (18)
      • ►  jul. 16 (18)
      • ►  jul. 15 (13)
      • ►  jul. 14 (15)
      • ►  jul. 13 (19)
      • ►  jul. 12 (12)
      • ►  jul. 11 (16)
      • ►  jul. 10 (16)
      • ►  jul. 09 (18)
      • ►  jul. 08 (11)
      • ►  jul. 07 (18)
      • ►  jul. 06 (20)
      • ►  jul. 05 (13)
      • ►  jul. 04 (15)
      • ►  jul. 03 (23)
      • ►  jul. 02 (18)
      • ►  jul. 01 (17)
    • ►  junho 2016 (225)
      • ►  jun. 30 (18)
      • ►  jun. 29 (17)
      • ►  jun. 28 (19)
      • ►  jun. 27 (11)
      • ►  jun. 26 (20)
      • ►  jun. 25 (14)
      • ►  jun. 24 (16)
      • ►  jun. 23 (7)
      • ►  jun. 22 (13)
      • ►  jun. 21 (15)
      • ►  jun. 20 (20)
      • ►  jun. 17 (11)
      • ►  jun. 15 (17)
      • ►  jun. 14 (12)
      • ►  jun. 13 (15)
    • ►  maio 2016 (277)
      • ►  mai. 31 (9)
      • ►  mai. 30 (4)
      • ►  mai. 29 (13)
      • ►  mai. 28 (1)
      • ►  mai. 26 (4)
      • ►  mai. 23 (4)
      • ►  mai. 22 (4)
      • ►  mai. 21 (10)
      • ►  mai. 20 (10)
      • ►  mai. 19 (12)
      • ►  mai. 18 (6)
      • ►  mai. 16 (11)
      • ►  mai. 15 (21)
      • ►  mai. 14 (12)
      • ►  mai. 13 (15)
      • ►  mai. 12 (10)
      • ►  mai. 11 (18)
      • ►  mai. 10 (1)
      • ►  mai. 09 (14)
      • ►  mai. 08 (20)
      • ►  mai. 07 (17)
      • ►  mai. 06 (17)
      • ►  mai. 05 (10)
      • ►  mai. 04 (13)
      • ►  mai. 03 (13)
      • ►  mai. 02 (4)
      • ►  mai. 01 (4)
    • ►  abril 2016 (210)
      • ►  abr. 30 (12)
      • ►  abr. 29 (7)
      • ►  abr. 27 (12)
      • ►  abr. 26 (10)
      • ►  abr. 25 (5)
      • ►  abr. 24 (13)
      • ►  abr. 23 (8)
      • ►  abr. 21 (8)
      • ►  abr. 20 (12)
      • ►  abr. 19 (10)
      • ►  abr. 18 (11)
      • ►  abr. 17 (11)
      • ►  abr. 16 (8)
      • ►  abr. 13 (13)
      • ►  abr. 12 (4)
      • ►  abr. 11 (11)
      • ►  abr. 10 (9)
      • ►  abr. 09 (11)
      • ►  abr. 08 (10)
      • ►  abr. 07 (8)
      • ►  abr. 05 (11)
      • ►  abr. 04 (5)
      • ►  abr. 02 (1)
    • ►  março 2016 (245)
      • ►  mar. 31 (8)
      • ►  mar. 30 (10)
      • ►  mar. 29 (14)
      • ►  mar. 28 (10)
      • ►  mar. 27 (18)
      • ►  mar. 26 (11)
      • ►  mar. 25 (11)
      • ►  mar. 24 (14)
      • ►  mar. 23 (5)
      • ►  mar. 22 (11)
      • ►  mar. 21 (6)
      • ►  mar. 20 (12)
      • ►  mar. 19 (10)
      • ►  mar. 18 (14)
      • ►  mar. 17 (6)
      • ►  mar. 15 (14)
      • ►  mar. 14 (15)
      • ►  mar. 13 (6)
      • ►  mar. 12 (7)
      • ►  mar. 11 (6)
      • ►  mar. 10 (5)
      • ►  mar. 09 (1)
      • ►  mar. 08 (8)
      • ►  mar. 07 (10)
      • ►  mar. 06 (10)
      • ►  mar. 04 (2)
      • ►  mar. 01 (1)
    • ►  fevereiro 2016 (52)
      • ►  fev. 28 (9)
      • ►  fev. 27 (1)
      • ►  fev. 26 (1)
      • ►  fev. 25 (2)
      • ►  fev. 24 (1)
      • ►  fev. 23 (2)
      • ►  fev. 17 (7)
      • ►  fev. 16 (8)
      • ►  fev. 15 (3)
      • ►  fev. 10 (10)
      • ►  fev. 07 (4)
      • ►  fev. 02 (4)
    • ►  janeiro 2016 (247)
      • ►  jan. 30 (4)
      • ►  jan. 29 (9)
      • ►  jan. 28 (10)
      • ►  jan. 27 (9)
      • ►  jan. 26 (4)
      • ►  jan. 22 (9)
      • ►  jan. 21 (10)
      • ►  jan. 20 (11)
      • ►  jan. 19 (11)
      • ►  jan. 17 (16)
      • ►  jan. 15 (5)
      • ►  jan. 14 (11)
      • ►  jan. 13 (8)
      • ►  jan. 12 (13)
      • ►  jan. 11 (12)
      • ►  jan. 10 (3)
      • ►  jan. 08 (13)
      • ►  jan. 07 (12)
      • ►  jan. 06 (7)
      • ►  jan. 05 (17)
      • ►  jan. 04 (10)
      • ►  jan. 03 (20)
      • ►  jan. 02 (11)
      • ►  jan. 01 (12)
  • ►  2015 (1575)
    • ►  dezembro 2015 (145)
      • ►  dez. 31 (9)
      • ►  dez. 30 (6)
      • ►  dez. 29 (11)
      • ►  dez. 28 (7)
      • ►  dez. 27 (13)
      • ►  dez. 26 (8)
      • ►  dez. 25 (13)
      • ►  dez. 23 (9)
      • ►  dez. 22 (9)
      • ►  dez. 18 (10)
      • ►  dez. 16 (4)
      • ►  dez. 14 (1)
      • ►  dez. 11 (1)
      • ►  dez. 10 (9)
      • ►  dez. 08 (1)
      • ►  dez. 07 (7)
      • ►  dez. 06 (7)
      • ►  dez. 05 (11)
      • ►  dez. 04 (9)
    • ►  novembro 2015 (189)
      • ►  nov. 30 (2)
      • ►  nov. 29 (2)
      • ►  nov. 23 (6)
      • ►  nov. 21 (6)
      • ►  nov. 20 (13)
      • ►  nov. 17 (4)
      • ►  nov. 16 (7)
      • ►  nov. 15 (5)
      • ►  nov. 13 (6)
      • ►  nov. 12 (10)
      • ►  nov. 11 (12)
      • ►  nov. 10 (3)
      • ►  nov. 09 (10)
      • ►  nov. 08 (21)
      • ►  nov. 07 (11)
      • ►  nov. 06 (10)
      • ►  nov. 05 (14)
      • ►  nov. 04 (14)
      • ►  nov. 03 (14)
      • ►  nov. 02 (11)
      • ►  nov. 01 (8)
    • ►  outubro 2015 (354)
      • ►  out. 30 (14)
      • ►  out. 29 (11)
      • ►  out. 28 (15)
      • ►  out. 27 (4)
      • ►  out. 26 (3)
      • ►  out. 25 (10)
      • ►  out. 24 (13)
      • ►  out. 23 (11)
      • ►  out. 22 (13)
      • ►  out. 21 (20)
      • ►  out. 20 (11)
      • ►  out. 19 (11)
      • ►  out. 18 (22)
      • ►  out. 17 (14)
      • ►  out. 16 (14)
      • ►  out. 15 (15)
      • ►  out. 14 (21)
      • ►  out. 13 (15)
      • ►  out. 12 (18)
      • ►  out. 11 (4)
      • ►  out. 10 (15)
      • ►  out. 09 (13)
      • ►  out. 08 (10)
      • ►  out. 07 (15)
      • ►  out. 06 (11)
      • ►  out. 05 (16)
      • ►  out. 04 (5)
      • ►  out. 02 (7)
      • ►  out. 01 (3)
    • ►  setembro 2015 (85)
      • ►  set. 30 (20)
      • ►  set. 29 (7)
      • ►  set. 28 (14)
      • ►  set. 27 (3)
      • ►  set. 21 (2)
      • ►  set. 17 (6)
      • ►  set. 16 (5)
      • ►  set. 15 (6)
      • ►  set. 11 (5)
      • ►  set. 06 (17)
    • ►  agosto 2015 (13)
      • ►  ago. 31 (1)
      • ►  ago. 26 (1)
      • ►  ago. 25 (2)
      • ►  ago. 22 (1)
      • ►  ago. 21 (1)
      • ►  ago. 17 (1)
      • ►  ago. 07 (5)
      • ►  ago. 05 (1)
    • ►  julho 2015 (47)
      • ►  jul. 28 (5)
      • ►  jul. 27 (5)
      • ►  jul. 26 (1)
      • ►  jul. 25 (10)
      • ►  jul. 24 (2)
      • ►  jul. 23 (5)
      • ►  jul. 22 (3)
      • ►  jul. 21 (1)
      • ►  jul. 20 (1)
      • ►  jul. 19 (7)
      • ►  jul. 18 (2)
      • ►  jul. 02 (5)
    • ►  junho 2015 (176)
      • ►  jun. 30 (3)
      • ►  jun. 27 (5)
      • ►  jun. 25 (3)
      • ►  jun. 24 (1)
      • ►  jun. 22 (2)
      • ►  jun. 21 (13)
      • ►  jun. 20 (2)
      • ►  jun. 19 (10)
      • ►  jun. 18 (5)
      • ►  jun. 15 (6)
      • ►  jun. 14 (12)
      • ►  jun. 13 (7)
      • ►  jun. 12 (5)
      • ►  jun. 11 (11)
      • ►  jun. 10 (14)
      • ►  jun. 09 (13)
      • ►  jun. 08 (8)
      • ►  jun. 07 (12)
      • ►  jun. 06 (13)
      • ►  jun. 05 (8)
      • ►  jun. 03 (13)
      • ►  jun. 02 (7)
      • ►  jun. 01 (3)
    • ►  maio 2015 (93)
      • ►  mai. 31 (9)
      • ►  mai. 30 (3)
      • ►  mai. 29 (7)
      • ►  mai. 28 (5)
      • ►  mai. 27 (3)
      • ►  mai. 25 (1)
      • ►  mai. 21 (10)
      • ►  mai. 18 (1)
      • ►  mai. 17 (18)
      • ►  mai. 16 (2)
      • ►  mai. 15 (12)
      • ►  mai. 12 (4)
      • ►  mai. 11 (1)
      • ►  mai. 10 (12)
      • ►  mai. 09 (5)
    • ►  abril 2015 (46)
      • ►  abr. 30 (6)
      • ►  abr. 20 (1)
      • ►  abr. 19 (5)
      • ►  abr. 18 (6)
      • ►  abr. 13 (5)
      • ►  abr. 12 (10)
      • ►  abr. 05 (1)
      • ►  abr. 03 (6)
      • ►  abr. 02 (6)
    • ►  março 2015 (141)
      • ►  mar. 29 (13)
      • ►  mar. 27 (11)
      • ►  mar. 25 (9)
      • ►  mar. 23 (5)
      • ►  mar. 22 (16)
      • ►  mar. 19 (1)
      • ►  mar. 18 (9)
      • ►  mar. 15 (4)
      • ►  mar. 14 (8)
      • ►  mar. 13 (3)
      • ►  mar. 11 (6)
      • ►  mar. 10 (4)
      • ►  mar. 08 (13)
      • ►  mar. 07 (10)
      • ►  mar. 06 (3)
      • ►  mar. 04 (7)
      • ►  mar. 02 (3)
      • ►  mar. 01 (16)
    • ►  fevereiro 2015 (253)
      • ►  fev. 28 (9)
      • ►  fev. 26 (7)
      • ►  fev. 25 (14)
      • ►  fev. 23 (14)
      • ►  fev. 22 (27)
      • ►  fev. 21 (17)
      • ►  fev. 20 (2)
      • ►  fev. 19 (9)
      • ►  fev. 18 (11)
      • ►  fev. 17 (10)
      • ►  fev. 15 (11)
      • ►  fev. 14 (12)
      • ►  fev. 13 (10)
      • ►  fev. 12 (1)
      • ►  fev. 10 (11)
      • ►  fev. 08 (21)
      • ►  fev. 07 (13)
      • ►  fev. 06 (17)
      • ►  fev. 05 (12)
      • ►  fev. 04 (22)
      • ►  fev. 03 (3)
    • ►  janeiro 2015 (33)
      • ►  jan. 25 (2)
      • ►  jan. 17 (1)
      • ►  jan. 16 (15)
      • ►  jan. 15 (9)
      • ►  jan. 04 (6)
  • ►  2014 (5633)
    • ►  dezembro 2014 (124)
      • ►  dez. 29 (8)
      • ►  dez. 28 (6)
      • ►  dez. 27 (4)
      • ►  dez. 26 (1)
      • ►  dez. 21 (21)
      • ►  dez. 19 (8)
      • ►  dez. 18 (7)
      • ►  dez. 17 (1)
      • ►  dez. 16 (2)
      • ►  dez. 15 (2)
      • ►  dez. 14 (19)
      • ►  dez. 13 (12)
      • ►  dez. 11 (2)
      • ►  dez. 10 (1)
      • ►  dez. 09 (3)
      • ►  dez. 07 (6)
      • ►  dez. 06 (20)
      • ►  dez. 01 (1)
    • ►  novembro 2014 (178)
      • ►  nov. 19 (8)
      • ►  nov. 16 (23)
      • ►  nov. 15 (20)
      • ►  nov. 14 (10)
      • ►  nov. 13 (14)
      • ►  nov. 12 (11)
      • ►  nov. 10 (11)
      • ►  nov. 09 (16)
      • ►  nov. 08 (7)
      • ►  nov. 07 (12)
      • ►  nov. 06 (15)
      • ►  nov. 05 (14)
      • ►  nov. 04 (1)
      • ►  nov. 03 (13)
      • ►  nov. 02 (2)
      • ►  nov. 01 (1)
    • ►  outubro 2014 (335)
      • ►  out. 29 (5)
      • ►  out. 28 (19)
      • ►  out. 27 (8)
      • ►  out. 26 (6)
      • ►  out. 25 (16)
      • ►  out. 24 (12)
      • ►  out. 23 (18)
      • ►  out. 22 (10)
      • ►  out. 21 (9)
      • ►  out. 20 (1)
      • ►  out. 19 (20)
      • ►  out. 18 (4)
      • ►  out. 17 (10)
      • ►  out. 16 (10)
      • ►  out. 15 (20)
      • ►  out. 14 (15)
      • ►  out. 13 (16)
      • ►  out. 12 (18)
      • ►  out. 11 (13)
      • ►  out. 10 (19)
      • ►  out. 09 (16)
      • ►  out. 08 (13)
      • ►  out. 07 (12)
      • ►  out. 06 (10)
      • ►  out. 05 (5)
      • ►  out. 04 (11)
      • ►  out. 03 (8)
      • ►  out. 02 (11)
    • ►  setembro 2014 (221)
      • ►  set. 30 (10)
      • ►  set. 28 (11)
      • ►  set. 27 (7)
      • ►  set. 26 (12)
      • ►  set. 25 (1)
      • ►  set. 24 (12)
      • ►  set. 23 (1)
      • ►  set. 21 (22)
      • ►  set. 20 (13)
      • ►  set. 19 (15)
      • ►  set. 18 (3)
      • ►  set. 17 (15)
      • ►  set. 16 (1)
      • ►  set. 14 (19)
      • ►  set. 13 (4)
      • ►  set. 12 (5)
      • ►  set. 11 (9)
      • ►  set. 10 (20)
      • ►  set. 09 (1)
      • ►  set. 08 (9)
      • ►  set. 07 (7)
      • ►  set. 06 (5)
      • ►  set. 05 (16)
      • ►  set. 04 (2)
      • ►  set. 03 (1)
    • ►  agosto 2014 (499)
      • ►  ago. 31 (3)
      • ►  ago. 30 (5)
      • ►  ago. 29 (16)
      • ►  ago. 28 (12)
      • ►  ago. 27 (6)
      • ►  ago. 26 (12)
      • ►  ago. 24 (20)
      • ►  ago. 23 (7)
      • ►  ago. 22 (16)
      • ►  ago. 19 (14)
      • ►  ago. 18 (11)
      • ►  ago. 17 (24)
      • ►  ago. 16 (15)
      • ►  ago. 15 (23)
      • ►  ago. 14 (24)
      • ►  ago. 13 (24)
      • ►  ago. 12 (26)
      • ►  ago. 11 (4)
      • ►  ago. 10 (30)
      • ►  ago. 09 (20)
      • ►  ago. 08 (26)
      • ►  ago. 07 (19)
      • ►  ago. 06 (11)
      • ►  ago. 05 (21)
      • ►  ago. 04 (23)
      • ►  ago. 03 (36)
      • ►  ago. 02 (23)
      • ►  ago. 01 (28)
    • ►  julho 2014 (601)
      • ►  jul. 31 (18)
      • ►  jul. 30 (20)
      • ►  jul. 29 (19)
      • ►  jul. 28 (16)
      • ►  jul. 26 (19)
      • ►  jul. 25 (22)
      • ►  jul. 24 (24)
      • ►  jul. 23 (27)
      • ►  jul. 22 (24)
      • ►  jul. 20 (22)
      • ►  jul. 19 (1)
      • ►  jul. 18 (22)
      • ►  jul. 17 (15)
      • ►  jul. 16 (17)
      • ►  jul. 15 (23)
      • ►  jul. 14 (22)
      • ►  jul. 13 (31)
      • ►  jul. 12 (16)
      • ►  jul. 11 (25)
      • ►  jul. 10 (18)
      • ►  jul. 09 (26)
      • ►  jul. 08 (27)
      • ►  jul. 07 (25)
      • ►  jul. 06 (33)
      • ►  jul. 05 (24)
      • ►  jul. 04 (24)
      • ►  jul. 03 (18)
      • ►  jul. 02 (6)
      • ►  jul. 01 (17)
    • ►  junho 2014 (338)
      • ►  jun. 26 (22)
      • ►  jun. 24 (11)
      • ►  jun. 23 (16)
      • ►  jun. 22 (14)
      • ►  jun. 21 (2)
      • ►  jun. 20 (16)
      • ►  jun. 19 (22)
      • ►  jun. 15 (11)
      • ►  jun. 14 (6)
      • ►  jun. 13 (18)
      • ►  jun. 12 (29)
      • ►  jun. 11 (13)
      • ►  jun. 10 (23)
      • ►  jun. 09 (19)
      • ►  jun. 08 (21)
      • ►  jun. 07 (23)
      • ►  jun. 06 (21)
      • ►  jun. 03 (29)
      • ►  jun. 02 (21)
      • ►  jun. 01 (1)
    • ►  maio 2014 (504)
      • ►  mai. 31 (14)
      • ►  mai. 30 (18)
      • ►  mai. 29 (20)
      • ►  mai. 28 (2)
      • ►  mai. 27 (17)
      • ►  mai. 26 (7)
      • ►  mai. 25 (25)
      • ►  mai. 24 (20)
      • ►  mai. 23 (25)
      • ►  mai. 22 (18)
      • ►  mai. 21 (15)
      • ►  mai. 20 (21)
      • ►  mai. 19 (13)
      • ►  mai. 18 (22)
      • ►  mai. 17 (5)
      • ►  mai. 16 (26)
      • ►  mai. 15 (15)
      • ►  mai. 14 (22)
      • ►  mai. 13 (18)
      • ►  mai. 12 (15)
      • ►  mai. 11 (22)
      • ►  mai. 10 (11)
      • ►  mai. 09 (23)
      • ►  mai. 08 (23)
      • ►  mai. 07 (12)
      • ►  mai. 06 (19)
      • ►  mai. 05 (17)
      • ►  mai. 04 (6)
      • ►  mai. 03 (12)
      • ►  mai. 02 (14)
      • ►  mai. 01 (7)
    • ►  abril 2014 (498)
      • ►  abr. 29 (12)
      • ►  abr. 28 (15)
      • ►  abr. 27 (14)
      • ►  abr. 26 (1)
      • ►  abr. 25 (28)
      • ►  abr. 24 (14)
      • ►  abr. 23 (15)
      • ►  abr. 22 (16)
      • ►  abr. 21 (17)
      • ►  abr. 20 (13)
      • ►  abr. 18 (12)
      • ►  abr. 17 (17)
      • ►  abr. 16 (6)
      • ►  abr. 15 (17)
      • ►  abr. 14 (20)
      • ►  abr. 13 (25)
      • ►  abr. 12 (1)
      • ►  abr. 11 (25)
      • ►  abr. 10 (23)
      • ►  abr. 09 (27)
      • ►  abr. 08 (31)
      • ►  abr. 07 (13)
      • ►  abr. 06 (25)
      • ►  abr. 05 (13)
      • ►  abr. 04 (21)
      • ►  abr. 03 (24)
      • ►  abr. 02 (29)
      • ►  abr. 01 (24)
    • ►  março 2014 (557)
      • ►  mar. 31 (19)
      • ►  mar. 27 (21)
      • ►  mar. 26 (20)
      • ►  mar. 25 (13)
      • ►  mar. 24 (16)
      • ►  mar. 23 (20)
      • ►  mar. 22 (26)
      • ►  mar. 21 (21)
      • ►  mar. 19 (1)
      • ►  mar. 17 (16)
      • ►  mar. 16 (13)
      • ►  mar. 15 (22)
      • ►  mar. 14 (29)
      • ►  mar. 13 (16)
      • ►  mar. 12 (12)
      • ►  mar. 11 (29)
      • ►  mar. 10 (29)
      • ►  mar. 09 (36)
      • ►  mar. 08 (28)
      • ►  mar. 07 (36)
      • ►  mar. 06 (30)
      • ►  mar. 05 (26)
      • ►  mar. 04 (11)
      • ►  mar. 03 (23)
      • ►  mar. 02 (17)
      • ►  mar. 01 (27)
    • ►  fevereiro 2014 (865)
      • ►  fev. 28 (24)
      • ►  fev. 27 (11)
      • ►  fev. 26 (30)
      • ►  fev. 25 (6)
      • ►  fev. 24 (30)
      • ►  fev. 23 (28)
      • ►  fev. 22 (28)
      • ►  fev. 21 (20)
      • ►  fev. 20 (31)
      • ►  fev. 19 (33)
      • ►  fev. 18 (38)
      • ►  fev. 17 (30)
      • ►  fev. 16 (42)
      • ►  fev. 15 (37)
      • ►  fev. 14 (24)
      • ►  fev. 13 (31)
      • ►  fev. 12 (32)
      • ►  fev. 11 (21)
      • ►  fev. 10 (28)
      • ►  fev. 09 (54)
      • ►  fev. 08 (32)
      • ►  fev. 07 (36)
      • ►  fev. 06 (37)
      • ►  fev. 05 (37)
      • ►  fev. 04 (37)
      • ►  fev. 03 (32)
      • ►  fev. 02 (48)
      • ►  fev. 01 (28)
    • ►  janeiro 2014 (913)
      • ►  jan. 31 (26)
      • ►  jan. 30 (16)
      • ►  jan. 29 (27)
      • ►  jan. 28 (31)
      • ►  jan. 27 (32)
      • ►  jan. 26 (40)
      • ►  jan. 25 (1)
      • ►  jan. 24 (19)
      • ►  jan. 23 (22)
      • ►  jan. 22 (22)
      • ►  jan. 21 (32)
      • ►  jan. 20 (33)
      • ►  jan. 19 (48)
      • ►  jan. 18 (23)
      • ►  jan. 17 (40)
      • ►  jan. 16 (35)
      • ►  jan. 15 (34)
      • ►  jan. 14 (30)
      • ►  jan. 13 (30)
      • ►  jan. 12 (46)
      • ►  jan. 11 (39)
      • ►  jan. 10 (18)
      • ►  jan. 09 (35)
      • ►  jan. 08 (35)
      • ►  jan. 07 (36)
      • ►  jan. 06 (22)
      • ►  jan. 05 (28)
      • ►  jan. 04 (23)
      • ►  jan. 03 (38)
      • ►  jan. 02 (37)
      • ►  jan. 01 (15)
  • ►  2013 (12488)
    • ►  dezembro 2013 (1044)
      • ►  dez. 31 (22)
      • ►  dez. 30 (26)
      • ►  dez. 29 (51)
      • ►  dez. 28 (38)
      • ►  dez. 27 (37)
      • ►  dez. 26 (33)
      • ►  dez. 25 (25)
      • ►  dez. 24 (32)
      • ►  dez. 23 (33)
      • ►  dez. 22 (47)
      • ►  dez. 21 (32)
      • ►  dez. 20 (36)
      • ►  dez. 19 (31)
      • ►  dez. 18 (38)
      • ►  dez. 17 (38)
      • ►  dez. 16 (19)
      • ►  dez. 15 (37)
      • ►  dez. 14 (34)
      • ►  dez. 13 (36)
      • ►  dez. 12 (31)
      • ►  dez. 11 (22)
      • ►  dez. 10 (33)
      • ►  dez. 09 (28)
      • ►  dez. 08 (41)
      • ►  dez. 07 (36)
      • ►  dez. 06 (36)
      • ►  dez. 05 (34)
      • ►  dez. 04 (38)
      • ►  dez. 03 (35)
      • ►  dez. 02 (22)
      • ►  dez. 01 (43)
    • ►  novembro 2013 (1170)
      • ►  nov. 30 (38)
      • ►  nov. 29 (38)
      • ►  nov. 28 (15)
      • ►  nov. 27 (36)
      • ►  nov. 26 (37)
      • ►  nov. 25 (32)
      • ►  nov. 24 (58)
      • ►  nov. 23 (44)
      • ►  nov. 22 (41)
      • ►  nov. 21 (34)
      • ►  nov. 20 (35)
      • ►  nov. 19 (37)
      • ►  nov. 18 (40)
      • ►  nov. 17 (44)
      • ►  nov. 16 (46)
      • ►  nov. 15 (46)
      • ►  nov. 14 (20)
      • ►  nov. 13 (39)
      • ►  nov. 12 (36)
      • ►  nov. 11 (35)
      • ►  nov. 10 (51)
      • ►  nov. 09 (38)
      • ►  nov. 08 (43)
      • ►  nov. 07 (42)
      • ►  nov. 06 (36)
      • ►  nov. 05 (39)
      • ►  nov. 04 (36)
      • ►  nov. 03 (49)
      • ►  nov. 02 (38)
      • ►  nov. 01 (47)
    • ►  outubro 2013 (1022)
      • ►  out. 31 (35)
      • ►  out. 30 (35)
      • ►  out. 29 (37)
      • ►  out. 28 (27)
      • ►  out. 27 (35)
      • ►  out. 26 (40)
      • ►  out. 25 (40)
      • ►  out. 24 (17)
      • ►  out. 23 (37)
      • ►  out. 22 (17)
      • ►  out. 21 (32)
      • ►  out. 20 (17)
      • ►  out. 19 (36)
      • ►  out. 18 (38)
      • ►  out. 17 (28)
      • ►  out. 16 (37)
      • ►  out. 15 (30)
      • ►  out. 14 (22)
      • ►  out. 13 (42)
      • ►  out. 12 (33)
      • ►  out. 11 (14)
      • ►  out. 10 (34)
      • ►  out. 09 (44)
      • ►  out. 08 (31)
      • ►  out. 07 (36)
      • ►  out. 06 (47)
      • ►  out. 05 (39)
      • ►  out. 04 (42)
      • ►  out. 03 (32)
      • ►  out. 02 (35)
      • ►  out. 01 (33)
    • ►  setembro 2013 (1054)
      • ►  set. 30 (32)
      • ►  set. 29 (52)
      • ►  set. 28 (28)
      • ►  set. 27 (41)
      • ►  set. 26 (12)
      • ►  set. 25 (40)
      • ►  set. 24 (19)
      • ►  set. 23 (30)
      • ►  set. 22 (42)
      • ►  set. 21 (38)
      • ►  set. 20 (34)
      • ►  set. 19 (21)
      • ►  set. 18 (38)
      • ►  set. 17 (35)
      • ►  set. 16 (36)
      • ►  set. 15 (51)
      • ►  set. 14 (39)
      • ►  set. 13 (35)
      • ►  set. 12 (33)
      • ►  set. 11 (40)
      • ►  set. 10 (37)
      • ►  set. 09 (30)
      • ►  set. 08 (45)
      • ►  set. 07 (32)
      • ►  set. 06 (36)
      • ►  set. 05 (41)
      • ►  set. 04 (41)
      • ►  set. 03 (25)
      • ►  set. 02 (28)
      • ►  set. 01 (43)
    • ►  agosto 2013 (1018)
      • ►  ago. 31 (31)
      • ►  ago. 30 (28)
      • ►  ago. 29 (30)
      • ►  ago. 28 (41)
      • ►  ago. 27 (20)
      • ►  ago. 26 (23)
      • ►  ago. 25 (49)
      • ►  ago. 24 (33)
      • ►  ago. 23 (29)
      • ►  ago. 22 (12)
      • ►  ago. 21 (42)
      • ►  ago. 20 (36)
      • ►  ago. 19 (26)
      • ►  ago. 18 (44)
      • ►  ago. 17 (38)
      • ►  ago. 16 (35)
      • ►  ago. 15 (34)
      • ►  ago. 14 (26)
      • ►  ago. 13 (30)
      • ►  ago. 12 (32)
      • ►  ago. 11 (44)
      • ►  ago. 10 (32)
      • ►  ago. 09 (42)
      • ►  ago. 08 (35)
      • ►  ago. 07 (26)
      • ►  ago. 06 (25)
      • ►  ago. 05 (33)
      • ►  ago. 04 (46)
      • ►  ago. 03 (23)
      • ►  ago. 02 (37)
      • ►  ago. 01 (36)
    • ►  julho 2013 (1133)
      • ►  jul. 31 (33)
      • ►  jul. 30 (38)
      • ►  jul. 29 (21)
      • ►  jul. 28 (48)
      • ►  jul. 27 (35)
      • ►  jul. 26 (42)
      • ►  jul. 25 (25)
      • ►  jul. 24 (36)
      • ►  jul. 23 (33)
      • ►  jul. 22 (35)
      • ►  jul. 21 (46)
      • ►  jul. 20 (36)
      • ►  jul. 19 (38)
      • ►  jul. 18 (35)
      • ►  jul. 17 (34)
      • ►  jul. 16 (42)
      • ►  jul. 15 (33)
      • ►  jul. 14 (50)
      • ►  jul. 13 (40)
      • ►  jul. 12 (39)
      • ►  jul. 11 (37)
      • ►  jul. 10 (37)
      • ►  jul. 09 (36)
      • ►  jul. 08 (38)
      • ►  jul. 07 (41)
      • ►  jul. 06 (32)
      • ►  jul. 05 (37)
      • ►  jul. 04 (39)
      • ►  jul. 03 (35)
      • ►  jul. 02 (30)
      • ►  jul. 01 (32)
    • ►  junho 2013 (1032)
      • ►  jun. 30 (41)
      • ►  jun. 29 (35)
      • ►  jun. 28 (38)
      • ►  jun. 27 (38)
      • ►  jun. 26 (27)
      • ►  jun. 25 (41)
      • ►  jun. 24 (34)
      • ►  jun. 23 (46)
      • ►  jun. 22 (43)
      • ►  jun. 21 (40)
      • ►  jun. 20 (44)
      • ►  jun. 19 (38)
      • ►  jun. 18 (39)
      • ►  jun. 17 (28)
      • ►  jun. 16 (42)
      • ►  jun. 15 (25)
      • ►  jun. 14 (36)
      • ►  jun. 13 (30)
      • ►  jun. 12 (35)
      • ►  jun. 11 (34)
      • ►  jun. 10 (29)
      • ►  jun. 09 (34)
      • ►  jun. 08 (21)
      • ►  jun. 07 (34)
      • ►  jun. 06 (33)
      • ►  jun. 05 (25)
      • ►  jun. 04 (33)
      • ►  jun. 03 (15)
      • ►  jun. 02 (37)
      • ►  jun. 01 (37)
    • ►  maio 2013 (876)
      • ►  mai. 31 (21)
      • ►  mai. 30 (32)
      • ►  mai. 29 (35)
      • ►  mai. 28 (30)
      • ►  mai. 27 (29)
      • ►  mai. 26 (38)
      • ►  mai. 25 (30)
      • ►  mai. 24 (26)
      • ►  mai. 23 (27)
      • ►  mai. 22 (4)
      • ►  mai. 21 (21)
      • ►  mai. 20 (28)
      • ►  mai. 19 (38)
      • ►  mai. 18 (16)
      • ►  mai. 17 (34)
      • ►  mai. 16 (28)
      • ►  mai. 15 (32)
      • ►  mai. 14 (31)
      • ►  mai. 13 (19)
      • ►  mai. 12 (38)
      • ►  mai. 11 (12)
      • ►  mai. 10 (35)
      • ►  mai. 09 (29)
      • ►  mai. 08 (34)
      • ►  mai. 07 (32)
      • ►  mai. 06 (24)
      • ►  mai. 05 (41)
      • ►  mai. 04 (23)
      • ►  mai. 03 (26)
      • ►  mai. 02 (33)
      • ►  mai. 01 (30)
    • ►  abril 2013 (1041)
      • ►  abr. 30 (30)
      • ►  abr. 29 (29)
      • ►  abr. 28 (35)
      • ►  abr. 27 (27)
      • ►  abr. 26 (34)
      • ►  abr. 25 (32)
      • ►  abr. 24 (36)
      • ►  abr. 23 (35)
      • ►  abr. 22 (34)
      • ►  abr. 21 (39)
      • ►  abr. 20 (28)
      • ►  abr. 19 (38)
      • ►  abr. 18 (33)
      • ►  abr. 17 (41)
      • ►  abr. 16 (34)
      • ►  abr. 15 (35)
      • ►  abr. 14 (36)
      • ►  abr. 13 (27)
      • ►  abr. 12 (32)
      • ►  abr. 11 (33)
      • ►  abr. 10 (39)
      • ►  abr. 09 (39)
      • ►  abr. 08 (35)
      • ►  abr. 07 (41)
      • ►  abr. 06 (35)
      • ►  abr. 05 (40)
      • ►  abr. 04 (39)
      • ►  abr. 03 (36)
      • ►  abr. 02 (39)
      • ►  abr. 01 (30)
    • ►  março 2013 (1133)
      • ►  mar. 31 (44)
      • ►  mar. 30 (38)
      • ►  mar. 29 (33)
      • ►  mar. 28 (34)
      • ►  mar. 27 (36)
      • ►  mar. 26 (32)
      • ►  mar. 25 (35)
      • ►  mar. 24 (42)
      • ►  mar. 23 (38)
      • ►  mar. 22 (37)
      • ►  mar. 21 (36)
      • ►  mar. 20 (40)
      • ►  mar. 19 (38)
      • ►  mar. 18 (36)
      • ►  mar. 17 (46)
      • ►  mar. 16 (35)
      • ►  mar. 15 (36)
      • ►  mar. 14 (31)
      • ►  mar. 13 (38)
      • ►  mar. 12 (42)
      • ►  mar. 11 (31)
      • ►  mar. 10 (47)
      • ►  mar. 09 (34)
      • ►  mar. 08 (39)
      • ►  mar. 07 (35)
      • ►  mar. 06 (39)
      • ►  mar. 05 (37)
      • ►  mar. 04 (30)
      • ►  mar. 03 (43)
      • ►  mar. 02 (30)
      • ►  mar. 01 (21)
    • ►  fevereiro 2013 (904)
      • ►  fev. 28 (33)
      • ►  fev. 27 (36)
      • ►  fev. 26 (34)
      • ►  fev. 25 (32)
      • ►  fev. 24 (41)
      • ►  fev. 23 (30)
      • ►  fev. 22 (34)
      • ►  fev. 21 (34)
      • ►  fev. 20 (36)
      • ►  fev. 19 (35)
      • ►  fev. 18 (33)
      • ►  fev. 17 (41)
      • ►  fev. 16 (30)
      • ►  fev. 15 (33)
      • ►  fev. 14 (29)
      • ►  fev. 13 (36)
      • ►  fev. 12 (25)
      • ►  fev. 11 (19)
      • ►  fev. 10 (36)
      • ►  fev. 09 (20)
      • ►  fev. 08 (29)
      • ►  fev. 07 (30)
      • ►  fev. 06 (38)
      • ►  fev. 05 (33)
      • ►  fev. 04 (18)
      • ►  fev. 03 (40)
      • ►  fev. 02 (33)
      • ►  fev. 01 (36)
    • ►  janeiro 2013 (1061)
      • ►  jan. 31 (34)
      • ►  jan. 30 (34)
      • ►  jan. 29 (32)
      • ►  jan. 28 (26)
      • ►  jan. 27 (53)
      • ►  jan. 26 (32)
      • ►  jan. 25 (40)
      • ►  jan. 24 (39)
      • ►  jan. 23 (36)
      • ►  jan. 22 (32)
      • ►  jan. 21 (28)
      • ►  jan. 20 (48)
      • ►  jan. 19 (39)
      • ►  jan. 18 (37)
      • ►  jan. 17 (35)
      • ►  jan. 16 (39)
      • ►  jan. 15 (34)
      • ►  jan. 14 (37)
      • ►  jan. 13 (39)
      • ►  jan. 12 (37)
      • ►  jan. 11 (33)
      • ►  jan. 10 (39)
      • ►  jan. 09 (35)
      • ►  jan. 08 (33)
      • ►  jan. 07 (28)
      • ►  jan. 06 (38)
      • ►  jan. 05 (31)
      • ►  jan. 04 (26)
      • ►  jan. 03 (23)
      • ►  jan. 02 (26)
      • ►  jan. 01 (18)
  • ►  2012 (11618)
    • ►  dezembro 2012 (1089)
      • ►  dez. 31 (21)
      • ►  dez. 30 (33)
      • ►  dez. 29 (30)
      • ►  dez. 28 (31)
      • ►  dez. 27 (33)
      • ►  dez. 26 (28)
      • ►  dez. 25 (20)
      • ►  dez. 24 (32)
      • ►  dez. 23 (41)
      • ►  dez. 22 (30)
      • ►  dez. 21 (33)
      • ►  dez. 20 (27)
      • ►  dez. 19 (35)
      • ►  dez. 18 (44)
      • ►  dez. 17 (39)
      • ►  dez. 16 (46)
      • ►  dez. 15 (26)
      • ►  dez. 14 (34)
      • ►  dez. 13 (33)
      • ►  dez. 12 (35)
      • ►  dez. 11 (38)
      • ►  dez. 10 (39)
      • ►  dez. 09 (49)
      • ►  dez. 08 (37)
      • ►  dez. 07 (42)
      • ►  dez. 06 (40)
      • ►  dez. 05 (39)
      • ►  dez. 04 (36)
      • ►  dez. 03 (33)
      • ►  dez. 02 (46)
      • ►  dez. 01 (39)
    • ►  novembro 2012 (1126)
      • ►  nov. 30 (44)
      • ►  nov. 29 (38)
      • ►  nov. 28 (40)
      • ►  nov. 27 (41)
      • ►  nov. 26 (25)
      • ►  nov. 25 (44)
      • ►  nov. 24 (41)
      • ►  nov. 23 (33)
      • ►  nov. 22 (34)
      • ►  nov. 21 (41)
      • ►  nov. 20 (33)
      • ►  nov. 19 (30)
      • ►  nov. 18 (16)
      • ►  nov. 17 (39)
      • ►  nov. 16 (33)
      • ►  nov. 15 (33)
      • ►  nov. 14 (41)
      • ►  nov. 13 (43)
      • ►  nov. 12 (43)
      • ►  nov. 11 (48)
      • ►  nov. 10 (32)
      • ►  nov. 09 (41)
      • ►  nov. 08 (39)
      • ►  nov. 07 (37)
      • ►  nov. 06 (42)
      • ►  nov. 05 (39)
      • ►  nov. 04 (43)
      • ►  nov. 03 (40)
      • ►  nov. 02 (36)
      • ►  nov. 01 (37)
    • ►  outubro 2012 (1009)
      • ►  out. 31 (39)
      • ►  out. 30 (40)
      • ►  out. 29 (28)
      • ►  out. 28 (42)
      • ►  out. 27 (36)
      • ►  out. 26 (33)
      • ►  out. 25 (38)
      • ►  out. 24 (37)
      • ►  out. 23 (39)
      • ►  out. 22 (31)
      • ►  out. 21 (42)
      • ►  out. 20 (20)
      • ►  out. 19 (35)
      • ►  out. 18 (40)
      • ►  out. 17 (37)
      • ►  out. 16 (29)
      • ►  out. 15 (36)
      • ►  out. 14 (45)
      • ►  out. 13 (36)
      • ►  out. 12 (31)
      • ►  out. 11 (36)
      • ►  out. 10 (35)
      • ►  out. 09 (33)
      • ►  out. 08 (1)
      • ►  out. 07 (13)
      • ►  out. 06 (24)
      • ►  out. 05 (18)
      • ►  out. 04 (35)
      • ►  out. 03 (33)
      • ►  out. 02 (35)
      • ►  out. 01 (32)
    • ►  setembro 2012 (993)
      • ►  set. 30 (38)
      • ►  set. 29 (33)
      • ►  set. 28 (33)
      • ►  set. 27 (31)
      • ►  set. 26 (35)
      • ►  set. 25 (33)
      • ►  set. 24 (23)
      • ►  set. 23 (36)
      • ►  set. 22 (25)
      • ►  set. 21 (29)
      • ►  set. 20 (36)
      • ►  set. 19 (31)
      • ►  set. 18 (38)
      • ►  set. 17 (30)
      • ►  set. 16 (51)
      • ►  set. 15 (29)
      • ►  set. 14 (31)
      • ►  set. 13 (32)
      • ►  set. 12 (33)
      • ►  set. 11 (36)
      • ►  set. 10 (34)
      • ►  set. 09 (39)
      • ►  set. 08 (28)
      • ►  set. 07 (22)
      • ►  set. 06 (38)
      • ►  set. 05 (31)
      • ►  set. 04 (35)
      • ►  set. 03 (23)
      • ►  set. 02 (51)
      • ►  set. 01 (29)
    • ►  agosto 2012 (949)
      • ►  ago. 31 (36)
      • ►  ago. 30 (35)
      • ►  ago. 29 (35)
      • ►  ago. 28 (35)
      • ►  ago. 27 (33)
      • ►  ago. 26 (44)
      • ►  ago. 25 (21)
      • ►  ago. 24 (35)
      • ►  ago. 23 (39)
      • ►  ago. 22 (30)
      • ►  ago. 21 (34)
      • ►  ago. 20 (32)
      • ►  ago. 19 (44)
      • ►  ago. 18 (30)
      • ►  ago. 17 (33)
      • ►  ago. 16 (30)
      • ►  ago. 15 (35)
      • ►  ago. 14 (19)
      • ►  ago. 13 (35)
      • ►  ago. 12 (28)
      • ►  ago. 09 (20)
      • ►  ago. 08 (32)
      • ►  ago. 07 (37)
      • ►  ago. 06 (33)
      • ►  ago. 05 (42)
      • ►  ago. 04 (36)
      • ►  ago. 03 (32)
      • ►  ago. 02 (27)
      • ►  ago. 01 (27)
    • ►  julho 2012 (810)
      • ►  jul. 31 (29)
      • ►  jul. 30 (24)
      • ►  jul. 29 (31)
      • ►  jul. 28 (1)
      • ►  jul. 27 (30)
      • ►  jul. 26 (16)
      • ►  jul. 25 (10)
      • ►  jul. 24 (25)
      • ►  jul. 23 (20)
      • ►  jul. 22 (29)
      • ►  jul. 21 (21)
      • ►  jul. 20 (20)
      • ►  jul. 19 (25)
      • ►  jul. 18 (22)
      • ►  jul. 17 (34)
      • ►  jul. 16 (19)
      • ►  jul. 15 (42)
      • ►  jul. 14 (31)
      • ►  jul. 13 (26)
      • ►  jul. 12 (25)
      • ►  jul. 11 (31)
      • ►  jul. 10 (29)
      • ►  jul. 09 (28)
      • ►  jul. 08 (34)
      • ►  jul. 07 (22)
      • ►  jul. 06 (31)
      • ►  jul. 05 (33)
      • ►  jul. 04 (35)
      • ►  jul. 03 (31)
      • ►  jul. 02 (30)
      • ►  jul. 01 (26)
    • ►  junho 2012 (961)
      • ►  jun. 30 (22)
      • ►  jun. 29 (37)
      • ►  jun. 28 (16)
      • ►  jun. 27 (33)
      • ►  jun. 26 (35)
      • ►  jun. 25 (41)
      • ►  jun. 24 (45)
      • ►  jun. 23 (30)
      • ►  jun. 22 (35)
      • ►  jun. 21 (32)
      • ►  jun. 20 (10)
      • ►  jun. 19 (30)
      • ►  jun. 18 (41)
      • ►  jun. 17 (40)
      • ►  jun. 16 (37)
      • ►  jun. 15 (33)
      • ►  jun. 14 (37)
      • ►  jun. 13 (32)
      • ►  jun. 12 (16)
      • ►  jun. 11 (23)
      • ►  jun. 10 (44)
      • ►  jun. 09 (24)
      • ►  jun. 08 (40)
      • ►  jun. 07 (31)
      • ►  jun. 06 (30)
      • ►  jun. 05 (29)
      • ►  jun. 04 (36)
      • ►  jun. 03 (39)
      • ►  jun. 02 (38)
      • ►  jun. 01 (25)
    • ►  maio 2012 (844)
      • ►  mai. 31 (30)
      • ►  mai. 30 (33)
      • ►  mai. 29 (25)
      • ►  mai. 26 (1)
      • ►  mai. 23 (39)
      • ►  mai. 22 (35)
      • ►  mai. 21 (41)
      • ►  mai. 20 (39)
      • ►  mai. 19 (36)
      • ►  mai. 18 (34)
      • ►  mai. 17 (33)
      • ►  mai. 16 (33)
      • ►  mai. 15 (31)
      • ►  mai. 14 (31)
      • ►  mai. 13 (40)
      • ►  mai. 12 (27)
      • ►  mai. 11 (34)
      • ►  mai. 10 (31)
      • ►  mai. 09 (35)
      • ►  mai. 08 (36)
      • ►  mai. 07 (35)
      • ►  mai. 06 (43)
      • ►  mai. 05 (22)
      • ►  mai. 04 (35)
      • ►  mai. 03 (26)
      • ►  mai. 02 (9)
      • ►  mai. 01 (30)
    • ►  abril 2012 (887)
      • ►  abr. 30 (21)
      • ►  abr. 29 (37)
      • ►  abr. 28 (15)
      • ►  abr. 27 (31)
      • ►  abr. 26 (26)
      • ►  abr. 25 (33)
      • ►  abr. 24 (20)
      • ►  abr. 23 (24)
      • ►  abr. 22 (33)
      • ►  abr. 21 (26)
      • ►  abr. 20 (27)
      • ►  abr. 19 (26)
      • ►  abr. 18 (30)
      • ►  abr. 17 (19)
      • ►  abr. 16 (29)
      • ►  abr. 15 (38)
      • ►  abr. 14 (19)
      • ►  abr. 13 (31)
      • ►  abr. 12 (31)
      • ►  abr. 11 (35)
      • ►  abr. 10 (41)
      • ►  abr. 09 (30)
      • ►  abr. 08 (37)
      • ►  abr. 07 (27)
      • ►  abr. 06 (23)
      • ►  abr. 05 (33)
      • ►  abr. 04 (40)
      • ►  abr. 03 (33)
      • ►  abr. 02 (37)
      • ►  abr. 01 (35)
    • ►  março 2012 (1067)
      • ►  mar. 31 (25)
      • ►  mar. 30 (35)
      • ►  mar. 29 (34)
      • ►  mar. 28 (38)
      • ►  mar. 27 (40)
      • ►  mar. 26 (36)
      • ►  mar. 25 (46)
      • ►  mar. 24 (24)
      • ►  mar. 23 (39)
      • ►  mar. 22 (38)
      • ►  mar. 21 (41)
      • ►  mar. 20 (36)
      • ►  mar. 19 (29)
      • ►  mar. 18 (41)
      • ►  mar. 17 (27)
      • ►  mar. 16 (35)
      • ►  mar. 15 (35)
      • ►  mar. 14 (31)
      • ►  mar. 13 (29)
      • ►  mar. 12 (32)
      • ►  mar. 11 (49)
      • ►  mar. 10 (32)
      • ►  mar. 09 (36)
      • ►  mar. 08 (34)
      • ►  mar. 07 (38)
      • ►  mar. 06 (36)
      • ►  mar. 05 (32)
      • ►  mar. 04 (37)
      • ►  mar. 03 (21)
      • ►  mar. 02 (29)
      • ►  mar. 01 (32)
    • ►  fevereiro 2012 (853)
      • ►  fev. 29 (27)
      • ►  fev. 28 (37)
      • ►  fev. 27 (34)
      • ►  fev. 26 (49)
      • ►  fev. 25 (30)
      • ►  fev. 24 (33)
      • ►  fev. 23 (35)
      • ►  fev. 22 (41)
      • ►  fev. 21 (26)
      • ►  fev. 20 (28)
      • ►  fev. 19 (30)
      • ►  fev. 18 (12)
      • ►  fev. 17 (32)
      • ►  fev. 16 (28)
      • ►  fev. 15 (35)
      • ►  fev. 14 (26)
      • ►  fev. 13 (25)
      • ►  fev. 12 (33)
      • ►  fev. 11 (7)
      • ►  fev. 10 (32)
      • ►  fev. 09 (30)
      • ►  fev. 08 (27)
      • ►  fev. 07 (23)
      • ►  fev. 06 (35)
      • ►  fev. 05 (34)
      • ►  fev. 04 (25)
      • ►  fev. 03 (16)
      • ►  fev. 02 (27)
      • ►  fev. 01 (36)
    • ►  janeiro 2012 (1030)
      • ►  jan. 31 (36)
      • ►  jan. 30 (23)
      • ►  jan. 29 (45)
      • ►  jan. 28 (30)
      • ►  jan. 27 (30)
      • ►  jan. 26 (27)
      • ►  jan. 25 (27)
      • ►  jan. 24 (34)
      • ►  jan. 23 (27)
      • ►  jan. 22 (44)
      • ►  jan. 21 (28)
      • ►  jan. 20 (39)
      • ►  jan. 19 (36)
      • ►  jan. 18 (32)
      • ►  jan. 17 (27)
      • ►  jan. 16 (22)
      • ►  jan. 15 (42)
      • ►  jan. 14 (28)
      • ►  jan. 13 (33)
      • ►  jan. 12 (24)
      • ►  jan. 11 (41)
      • ►  jan. 10 (36)
      • ►  jan. 09 (41)
      • ►  jan. 08 (51)
      • ►  jan. 07 (33)
      • ►  jan. 06 (36)
      • ►  jan. 05 (32)
      • ►  jan. 04 (38)
      • ►  jan. 03 (25)
      • ►  jan. 02 (27)
      • ►  jan. 01 (36)
  • ▼  2011 (12099)
    • ▼  dezembro 2011 (1038)
      • ►  dez. 31 (30)
      • ►  dez. 30 (27)
      • ►  dez. 29 (33)
      • ►  dez. 28 (34)
      • ►  dez. 27 (30)
      • ►  dez. 26 (31)
      • ►  dez. 25 (14)
      • ▼  dez. 24 (25)
        • Nascidos em dezembro - IVAN ANGELO
        • Onde está Pimentel? - GUILHERME FIUZA
        • Presentes invisíveis - IVAN MARTINS
        • 10 razões para se indignar - RUTH DE AQUINO
        • Encharcado de emoções - SÉRGIO TELLES
        • Mãos abanando - ILIMAR FRANCO
        • Fracasso irredutível - HÉLIO SCWARTSMAN
        • GOSTOSA
        • Chamem o Papai Noel! - DENISE ROTHENBURG
        • Os monstros da Coreia do Norte - ÁLVARO PEREIRA JU...
        • Ueba! Corre que o peru apitou! - JOSÉ SIMÃO
        • Hora do troco - RENATA LO PRETE
        • Papai Noel existe? MARTA SUPLICY
        • GOSTOSA
        • Retrato da burocracia - MERVAL PEREIRA
        • Olhar no futuro - REGINA ALVAREZ
        • Sobre o Estatuto da Juventude - KÁTIA ABREU
        • LINHA CRUZADA - MÔNICA BERGAMO
        • Biografias em risco - EDITORIAL FOLHA DE SP
        • Justiça e suas contorções - WALTER CENEVIVA
        • Fazer escolhas - CELSO MING
        • Milícias partidárias na favela nacional - SANDRA C...
        • A inexorável perda do poder - FERNANDO RODRIGUES
        • CLAUDIO HUMBERTO
        • SÁBADO NOS JORNAIS
      • ►  dez. 23 (39)
      • ►  dez. 22 (37)
      • ►  dez. 21 (42)
      • ►  dez. 20 (32)
      • ►  dez. 19 (29)
      • ►  dez. 18 (41)
      • ►  dez. 17 (33)
      • ►  dez. 16 (37)
      • ►  dez. 15 (36)
      • ►  dez. 14 (40)
      • ►  dez. 13 (35)
      • ►  dez. 12 (35)
      • ►  dez. 11 (45)
      • ►  dez. 10 (28)
      • ►  dez. 09 (34)
      • ►  dez. 08 (29)
      • ►  dez. 07 (38)
      • ►  dez. 06 (32)
      • ►  dez. 05 (28)
      • ►  dez. 04 (36)
      • ►  dez. 03 (28)
      • ►  dez. 02 (39)
      • ►  dez. 01 (41)
    • ►  novembro 2011 (1026)
      • ►  nov. 30 (37)
      • ►  nov. 29 (39)
      • ►  nov. 28 (35)
      • ►  nov. 27 (49)
      • ►  nov. 26 (36)
      • ►  nov. 25 (35)
      • ►  nov. 24 (31)
      • ►  nov. 23 (37)
      • ►  nov. 22 (33)
      • ►  nov. 21 (32)
      • ►  nov. 20 (44)
      • ►  nov. 19 (34)
      • ►  nov. 18 (32)
      • ►  nov. 17 (30)
      • ►  nov. 16 (39)
      • ►  nov. 15 (30)
      • ►  nov. 14 (22)
      • ►  nov. 13 (49)
      • ►  nov. 12 (31)
      • ►  nov. 11 (31)
      • ►  nov. 10 (25)
      • ►  nov. 09 (32)
      • ►  nov. 08 (33)
      • ►  nov. 07 (31)
      • ►  nov. 06 (42)
      • ►  nov. 05 (34)
      • ►  nov. 04 (28)
      • ►  nov. 03 (29)
      • ►  nov. 02 (35)
      • ►  nov. 01 (31)
    • ►  outubro 2011 (1078)
      • ►  out. 31 (39)
      • ►  out. 30 (35)
      • ►  out. 29 (29)
      • ►  out. 28 (37)
      • ►  out. 27 (29)
      • ►  out. 26 (32)
      • ►  out. 25 (29)
      • ►  out. 24 (27)
      • ►  out. 23 (44)
      • ►  out. 22 (27)
      • ►  out. 21 (40)
      • ►  out. 20 (38)
      • ►  out. 19 (37)
      • ►  out. 18 (40)
      • ►  out. 17 (38)
      • ►  out. 16 (44)
      • ►  out. 15 (33)
      • ►  out. 14 (31)
      • ►  out. 13 (25)
      • ►  out. 12 (30)
      • ►  out. 11 (28)
      • ►  out. 10 (28)
      • ►  out. 09 (41)
      • ►  out. 08 (31)
      • ►  out. 07 (39)
      • ►  out. 06 (34)
      • ►  out. 05 (38)
      • ►  out. 04 (37)
      • ►  out. 03 (39)
      • ►  out. 02 (50)
      • ►  out. 01 (29)
    • ►  setembro 2011 (1123)
      • ►  set. 30 (41)
      • ►  set. 29 (40)
      • ►  set. 28 (32)
      • ►  set. 27 (36)
      • ►  set. 26 (27)
      • ►  set. 25 (41)
      • ►  set. 24 (29)
      • ►  set. 23 (44)
      • ►  set. 22 (34)
      • ►  set. 21 (32)
      • ►  set. 20 (33)
      • ►  set. 19 (37)
      • ►  set. 18 (41)
      • ►  set. 17 (38)
      • ►  set. 16 (43)
      • ►  set. 15 (39)
      • ►  set. 14 (33)
      • ►  set. 13 (38)
      • ►  set. 12 (39)
      • ►  set. 11 (50)
      • ►  set. 10 (39)
      • ►  set. 09 (35)
      • ►  set. 08 (33)
      • ►  set. 07 (40)
      • ►  set. 06 (33)
      • ►  set. 05 (30)
      • ►  set. 04 (54)
      • ►  set. 03 (32)
      • ►  set. 02 (36)
      • ►  set. 01 (44)
    • ►  agosto 2011 (1093)
      • ►  ago. 31 (38)
      • ►  ago. 30 (29)
      • ►  ago. 29 (40)
      • ►  ago. 28 (42)
      • ►  ago. 27 (37)
      • ►  ago. 26 (39)
      • ►  ago. 25 (36)
      • ►  ago. 24 (40)
      • ►  ago. 23 (38)
      • ►  ago. 22 (37)
      • ►  ago. 21 (55)
      • ►  ago. 20 (31)
      • ►  ago. 19 (44)
      • ►  ago. 18 (40)
      • ►  ago. 17 (34)
      • ►  ago. 16 (35)
      • ►  ago. 15 (34)
      • ►  ago. 14 (43)
      • ►  ago. 13 (39)
      • ►  ago. 12 (30)
      • ►  ago. 11 (31)
      • ►  ago. 10 (25)
      • ►  ago. 09 (34)
      • ►  ago. 08 (25)
      • ►  ago. 07 (39)
      • ►  ago. 06 (35)
      • ►  ago. 05 (38)
      • ►  ago. 04 (30)
      • ►  ago. 03 (30)
      • ►  ago. 02 (26)
      • ►  ago. 01 (19)
    • ►  julho 2011 (765)
      • ►  jul. 31 (40)
      • ►  jul. 30 (30)
      • ►  jul. 29 (8)
      • ►  jul. 28 (23)
      • ►  jul. 27 (32)
      • ►  jul. 26 (10)
      • ►  jul. 25 (23)
      • ►  jul. 24 (6)
      • ►  jul. 23 (14)
      • ►  jul. 22 (21)
      • ►  jul. 21 (4)
      • ►  jul. 20 (12)
      • ►  jul. 19 (32)
      • ►  jul. 18 (20)
      • ►  jul. 17 (42)
      • ►  jul. 16 (21)
      • ►  jul. 15 (28)
      • ►  jul. 14 (29)
      • ►  jul. 13 (31)
      • ►  jul. 12 (35)
      • ►  jul. 11 (25)
      • ►  jul. 10 (40)
      • ►  jul. 09 (17)
      • ►  jul. 08 (31)
      • ►  jul. 07 (28)
      • ►  jul. 06 (35)
      • ►  jul. 05 (24)
      • ►  jul. 04 (17)
      • ►  jul. 03 (26)
      • ►  jul. 02 (34)
      • ►  jul. 01 (27)
    • ►  junho 2011 (760)
      • ►  jun. 30 (27)
      • ►  jun. 29 (33)
      • ►  jun. 28 (13)
      • ►  jun. 27 (17)
      • ►  jun. 26 (33)
      • ►  jun. 25 (25)
      • ►  jun. 24 (18)
      • ►  jun. 23 (23)
      • ►  jun. 22 (24)
      • ►  jun. 21 (23)
      • ►  jun. 20 (23)
      • ►  jun. 19 (29)
      • ►  jun. 18 (31)
      • ►  jun. 17 (25)
      • ►  jun. 16 (7)
      • ►  jun. 15 (35)
      • ►  jun. 14 (24)
      • ►  jun. 13 (25)
      • ►  jun. 12 (37)
      • ►  jun. 11 (6)
      • ►  jun. 10 (38)
      • ►  jun. 09 (20)
      • ►  jun. 08 (30)
      • ►  jun. 07 (21)
      • ►  jun. 06 (33)
      • ►  jun. 05 (43)
      • ►  jun. 04 (15)
      • ►  jun. 03 (42)
      • ►  jun. 02 (20)
      • ►  jun. 01 (20)
    • ►  maio 2011 (1066)
      • ►  mai. 31 (16)
      • ►  mai. 30 (41)
      • ►  mai. 29 (35)
      • ►  mai. 28 (31)
      • ►  mai. 27 (39)
      • ►  mai. 26 (31)
      • ►  mai. 25 (37)
      • ►  mai. 24 (44)
      • ►  mai. 23 (31)
      • ►  mai. 22 (42)
      • ►  mai. 21 (46)
      • ►  mai. 20 (47)
      • ►  mai. 19 (19)
      • ►  mai. 18 (31)
      • ►  mai. 17 (41)
      • ►  mai. 16 (31)
      • ►  mai. 15 (43)
      • ►  mai. 14 (35)
      • ►  mai. 13 (26)
      • ►  mai. 12 (1)
      • ►  mai. 11 (46)
      • ►  mai. 10 (24)
      • ►  mai. 09 (19)
      • ►  mai. 08 (44)
      • ►  mai. 07 (41)
      • ►  mai. 06 (33)
      • ►  mai. 05 (37)
      • ►  mai. 04 (43)
      • ►  mai. 03 (38)
      • ►  mai. 02 (32)
      • ►  mai. 01 (42)
    • ►  abril 2011 (1131)
      • ►  abr. 30 (43)
      • ►  abr. 29 (40)
      • ►  abr. 28 (33)
      • ►  abr. 27 (36)
      • ►  abr. 26 (30)
      • ►  abr. 25 (31)
      • ►  abr. 24 (35)
      • ►  abr. 23 (17)
      • ►  abr. 22 (31)
      • ►  abr. 21 (21)
      • ►  abr. 20 (30)
      • ►  abr. 19 (33)
      • ►  abr. 18 (34)
      • ►  abr. 17 (48)
      • ►  abr. 16 (41)
      • ►  abr. 15 (43)
      • ►  abr. 14 (36)
      • ►  abr. 13 (39)
      • ►  abr. 12 (39)
      • ►  abr. 11 (31)
      • ►  abr. 10 (48)
      • ►  abr. 09 (46)
      • ►  abr. 08 (44)
      • ►  abr. 07 (41)
      • ►  abr. 06 (37)
      • ►  abr. 05 (46)
      • ►  abr. 04 (38)
      • ►  abr. 03 (56)
      • ►  abr. 02 (42)
      • ►  abr. 01 (42)
    • ►  março 2011 (1078)
      • ►  mar. 31 (37)
      • ►  mar. 30 (42)
      • ►  mar. 29 (46)
      • ►  mar. 28 (23)
      • ►  mar. 27 (46)
      • ►  mar. 26 (42)
      • ►  mar. 25 (43)
      • ►  mar. 24 (40)
      • ►  mar. 23 (38)
      • ►  mar. 22 (15)
      • ►  mar. 21 (35)
      • ►  mar. 20 (48)
      • ►  mar. 19 (11)
      • ►  mar. 18 (40)
      • ►  mar. 17 (41)
      • ►  mar. 16 (40)
      • ►  mar. 15 (38)
      • ►  mar. 14 (37)
      • ►  mar. 13 (40)
      • ►  mar. 12 (35)
      • ►  mar. 11 (38)
      • ►  mar. 10 (24)
      • ►  mar. 09 (22)
      • ►  mar. 08 (34)
      • ►  mar. 07 (31)
      • ►  mar. 06 (26)
      • ►  mar. 05 (25)
      • ►  mar. 04 (41)
      • ►  mar. 03 (34)
      • ►  mar. 02 (31)
      • ►  mar. 01 (35)
    • ►  fevereiro 2011 (969)
      • ►  fev. 28 (27)
      • ►  fev. 27 (48)
      • ►  fev. 26 (36)
      • ►  fev. 25 (42)
      • ►  fev. 24 (36)
      • ►  fev. 23 (38)
      • ►  fev. 22 (36)
      • ►  fev. 21 (32)
      • ►  fev. 20 (47)
      • ►  fev. 19 (37)
      • ►  fev. 18 (36)
      • ►  fev. 17 (32)
      • ►  fev. 16 (31)
      • ►  fev. 15 (36)
      • ►  fev. 14 (32)
      • ►  fev. 13 (42)
      • ►  fev. 12 (32)
      • ►  fev. 11 (35)
      • ►  fev. 10 (39)
      • ►  fev. 09 (31)
      • ►  fev. 08 (17)
      • ►  fev. 07 (26)
      • ►  fev. 06 (32)
      • ►  fev. 05 (32)
      • ►  fev. 04 (30)
      • ►  fev. 03 (34)
      • ►  fev. 02 (35)
      • ►  fev. 01 (38)
    • ►  janeiro 2011 (972)
      • ►  jan. 31 (25)
      • ►  jan. 30 (40)
      • ►  jan. 29 (35)
      • ►  jan. 28 (41)
      • ►  jan. 27 (33)
      • ►  jan. 26 (33)
      • ►  jan. 25 (29)
      • ►  jan. 24 (32)
      • ►  jan. 23 (39)
      • ►  jan. 22 (38)
      • ►  jan. 21 (37)
      • ►  jan. 20 (35)
      • ►  jan. 19 (32)
      • ►  jan. 18 (33)
      • ►  jan. 17 (28)
      • ►  jan. 16 (41)
      • ►  jan. 15 (31)
      • ►  jan. 14 (28)
      • ►  jan. 13 (34)
      • ►  jan. 12 (33)
      • ►  jan. 11