sábado, dezembro 24, 2011

Mãos abanando - ILIMAR FRANCO

O GLOBO - 24/12/11


O governo Dilma venceu. Os aposentados e os funcionários públicos vão ficar sem previsão de aumento no Orçamento da União. O deputado Paulo Pereira da Silva (PDT-SP), presidente da Força Sindical, desistiu da obstrução em troca de nada. Como o governo não aceita negociar, nem no futuro, ele decidiu se preservar, pois o Orçamento seria aprovado agora ou em fevereiro, quando o governo teria maioria para aprovar.

PP pede socorro a Jaques Wagner
A direção do PP está tentando preservar o ministro Mário Negromonte (Cidades) na reforma ministerial de janeiro. Eles pediram para o governador Jaques Wagner (PT-BA) entrar em campo para ajudar. Consta que fez isso. O partido reconhece que há uma diferença grande de estilo entre o ministro e a presidente Dilma, e que Negromonte tem deficiências gerenciais, mas a sigla teme pela mudança. O nome preferido da bancada, o deputado Márcio Reinaldo (PP-MG), não é de fácil digestão pelo Planalto. E nem o presidente do PP, senador Francisco Dornelles (RJ), aposta um centavo no retorno do ex-ministro Márcio Fortes.

"No ano que vem vou trabalhar muito. Vou ter mais trabalho ainda” — Aloizio Mercadante, ministro de Ciência e Tecnologia, falando com petistas paulistas sobre sua transferência para o Ministério da Educação

OS BACAMARTES. Durante reunião na Universidade de Brasília, preparatória à Conferência Rio + 20, o senador Cristovam Buarque (PDT-DF) defendeu a criação do Tribunal do Futuro. Sua tarefa seria julgar os governantes mundiais por decisões que possam comprometer o meio ambiente, os recursos naturais da Terra e o bem-estar da população. Esse tribunal, diz Cristovam, seria "constituído por grandes personalidades mundiais".

Terrorismo
Os petistas passaram os últimos dias espalhando que o ex-ministro Ciro Gomes poderia voltar para o governo. Iria para Ciência e Tecnologia, pois Aloizio Mercadante vai para a Educação. Instalou-se o pânico no PSB e no PMDB.

A lista
A tendência do PDT é entregar uma lista com três nomes para a presidente Dilma quando ela chamar o partido para tratar do Ministério do Trabalho. Os nomes: Manoel Dias e os deputados Brizola Neto (RJ) e Vieira da Cunha (RS).

Privataria: o duelo PT x PSDB
O líder do PT, senador Humberto Costa (PE), e o senador Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP), enfrentaram-se por causa do livro "A privataria tucana". O petista tratou da publicação na tribuna do Senado. Aliado do ex-governador José Serra, o tucano advertiu: "Vossa Excelência, que já foi vítima de processos caluniosos, não deveria ser arauto de calúnias." Costa foi demitido do Ministério da Saúde em 2004, por causa da Operação Vampiro, e inocentado pela Justiça em 2010.

Recado
O vice Michel Temer mandou um recado para a cúpula do PMDB: "Não esperem nada da reforma." Isso quer dizer que o PMDB não perderá nada e, principalmente, que ele não ganhará qualquer sonhado ministério de maior importância.

Estabilidade
Aconselhada por líderes aliados, a tendência da presidente Dilma é mexer o mínimo possível. Quer sua base política satisfeita para disputar e ganhar o maior número de prefeituras e de capitais nas eleições de 2012. É o Projeto Reeleição.

PREVISÃO. Um governista, da ala dos insatisfeitos, prevê: "Não vai ser fácil para o governo a volta do recesso. Os deputados vão sentir o bafo dos candidatos a prefeito e a vereador no pescoço."

ELES TÊM A FORÇA! No coquetel de fim de ano, no Planalto, com ministros e líderes do Congresso, presentes os secretários-executivos Beto Vasconcelos (Casa Civil) e Henrique Paim (Educação).

SÓ ALEGRIA. Apesar da crise, o ministro Guido Mantega (Fazenda) brinca: "Meu maior acerto este ano foi torcer pro time certo (Corinthians)."

Nenhum comentário: